A aprendizagem organizacional em tempos de pandemia:

estudo de caso do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco – CEFOSPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.19471

Palavras-chave:

Aprendizagem organizacional, Desenvolvimento de Pessoas, Pandemia COVID-19, Escola de Governo, Inovação

Resumo

O advento da pandemia da COVID-19 trouxe desafios que vão além dos problemas de saúde. O centro de formação de servidores do estado de Pernambuco (CEFOSPE), uma das escolas corporativas do estado, precisou se reinventar para continuar exercendo sua missão organizacional diante dessa nova situação. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é entender como ocorreu o processo de aprendizagem organizacional na escola de governo CEFOSPE durante a pandemia da COVID-19, analisando quais foram as ferramentas aplicadas. A metodologia adotada foi um estudo de caso do CEFOSPE, realizado por meio de entrevista não estruturada. Os resultados apontam a formação à distância, por meio de recursos da tecnologia da informação, como alternativa eficaz para a indisponibilidade de encontros presenciais, bem como a integração de locais distintos em um ambiente comum. Logo, o desafio do gerenciamento foi ampliado, mas foi comprovado por meio dos relatórios posteriores que os resultados almejados foram alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Lapenda Lins, Universidade de Pernambuco (UPE)

Gestora Governamental da Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco

Discente do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da UPE

Carolina Rodriguez Romeira, Universidade de Pernambuco (UPE)

Gestora Governamental da Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco

Discente do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da UPE

 

Filipe de França Monteiro Vasconcelos, Universidade de Pernambuco (UPE)

Discente do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da UPE

Fagner José Coutinho de Melo, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutor em Engenharia de Produção e Professor Adjunto do campus Salgueiro da Universidade de Pernambuco

Docente Permanente do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da UPE

Ademir Macedo Nascimento, Professor Adjunto na Universidade de Pernambuco

Doutor em Adminsitração (UFPE) e professor adjunto da Universidade de Pernambuco

Referências

BRASIL (1998). Senado Federal. Emenda Constitucional nº 19 de 1998. Brasília.

CASA CIVIL, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (2020). "Medidas adotadas pelo Governo Federal no combate ao coronavírus". Disponível em: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2020/abril/medidas-adotadas-pelo-governo-federal-no-combate-ao-coronavirus-9-de-abril. Acesso em: 27 de outubro de 2020.

CEFOSPE (2011). Apresentação. Disponível em: http://www.cefospe.pe.gov.br/web/cefospe/apresentacao. Acesso em: 21/10/2020.

CHIAVENATO, Idalberto (2014). Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.ed. Barueri, SP: Manole.

DECRETO Nº 35.408, DE 09 DE AGOSTO DE 2010. Institui o Programa de Educação Corporativa, no âmbito do Poder Executivo Estadual, e dá outras providências. Disponível em: http://www.cefospe.pe.gov.br/web/cefospe/legislacoes?p_p_id=110_INSTANCE_9uzU&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-2&p_p_col_pos=1&p_p_col_count=2&_110_INSTANCE_9uzU_struts_action=%2Fdocument_library_display%2Fview&_110_INSTANCE_9uzU_folderId=226056. Acesso em: 12 de novembro de 2020.

EBOLI, M (2002). O desenvolvimento das pessoas e a educação corporativa. In: FLEURY, M. T. As pessoas na organização. São Paulo: Gente.

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. "Decretos por Data". 2020. Disponível em: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/. Acesso em: 27 de novembro de 2020.

GUIMARÃES, Juliana. LAPENDA, Renata. (2018) Apostila de Curso EAD Noções de Gestão de Pessoas no Serviço Público – CEFOSPE. Recife.

HIGGINS, M. (1995) Innovate or evaporate – Test & improve your organizations I.Q. Its Innovation Quotient. New York: New Management Publishing Company.

MADRUGA, Roberto. (2019). Treinamento e Desenvolvimento com foco em Educação Corporativa. São Paulo: Saraiva Uni.

MAYORGA, EP, Bekerman JG, Palis AG. (2014). Software de webinar: uma ferramenta para o desenvolvimento de palestras mais eficazes (online ou presencial). Middle East Afr J Ophthalmol.

MEISTER, J. C. (1999). Educação corporativa: a gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. São Paulo: Makron Books.

NONAKA, I.; RYOKO, T. (2003). The knowledge-creating theory revisited: knowledge creation as a synthesizing process. Knowledge Management Research & Practice, 1(1).

PECI, A. A. (2020). Resposta da Administração Pública Brasileira aos Desafios da Pandemia. Revista de Administração Pública, v. 54, n. 4, p. 1-3, 2020.

PERNAMBUCO. Pernambuco contra a COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/. Acesso em: 05 de novembro de 2020.

RANZINI, M. S.; BRYAN, N. A. P. (2017). Capacitação e Formação para o Setor Público e os Modelos de Escola de Governo no Brasil. Revista do Serviço Público, 68 (2).

RIBEIRO, Antônio de Lima. (2018). Gestão do Treinamento de Pessoas. São Paulo: Saraiva Uni.

SARQUIS, A. B.; MONKEN, S. F.; TONDOLO, V. A. G.; TONDOLO, R. R. P.; ZACARIAS, G. M. (2016). Gestão da aprendizagem organizacional: um estudo no corpo de bombeiros militar de Santa Catarina. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, 9 (5).

SAKATE, Marcelo. (2020). Febre das lives: empresas deverão informar conteúdo previamente. Mercados: Revista Exame, São Paulo-SP.Disponível em: https://exame.com/mercados/febre-das-lives-empresas-deverao-informar-conteudo-previamente/. Acesso em: 14 de novembro de 2020.

SENGE, Peter. (2013). A quinta disciplina: Arte e prática da organização que aprende. São Paulo: Best Seller.

SILVA, Mara Michela da. (2016). A Gestão do Conhecimento e a Aprendizagem Organizacional: contribuições para o processo de mudança e expansão em uma Instituição de Ensino Superior do Paraná. Mara Michela da Silva. Maringá-Pr: UNICESUMAR. 130 p. Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações Orientador: Profª. Drª. Siderly do Carmo Dahle de Almeida

YIN, R. K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman.

Downloads

Publicado

22.09.2023

Como Citar

Lins, R. L., Romeira, C. R., Vasconcelos, F. de F. M., Melo, F. J. C. de, & Nascimento, A. M. (2023). A aprendizagem organizacional em tempos de pandemia: : estudo de caso do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco – CEFOSPE. Exacta, 21(3), 652–668. https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.19471

Edição

Seção

Artigos