UTILIZAÇÃO DO SERVQUAL PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS NAS UBS

Camila Pereira Rodrigues da Cruz, Fagner José Coutinho de Melo, Eryka Fernanda Miranda Sobral

Resumo


Este artigo tem por objetivo avaliar a qualidade dos serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de em Salgueiro – Pernambuco, utilizando o modelo SERVQUAL atrelado a Teoria dos conjuntos Fuzzy. Foram avaliados 22 atributos da qualidade ligados as dimensões tangibilidade, confiabilidade, empatia, segurança e presteza. No período de outubro de 2020 e maio de 2021 foram coletados 105 questionários. Os dados mostraram que as dimensões destacadas com prioridade crítica que merecem mais atenção foram tangibilidade (atributo 4: ambiente atraente e bem localizado), confiabilidade (atributo 8: atendimento concluído no tempo prometido e atributo 9 informações confiáveis e seguras) e presteza (atributo 18: atenciosidade e resolução de problemas, atributo 19: funcionamento em bom horário e atributo 22: necessidades dos clientes atendidas), configurando as dimensões que precisam de mais investimentos a fim de mitigar os problemas presentes nas Unidades Básicas de Saúde. Os resultados demonstram que as UBSs não possuem uma boa estrutura física para atendimento, além de não passarem confiança e agilidade na execução dos serviços. Além disso, os responsáveis não estão comprometidos com a excelência no atendimento e não possuem preocupação com as necessidades de quem procurou as unidades. A partir das análises foi possível identificar os atributos essenciais na avaliação do consumidor quanto aos serviços e o delineamento dos fatores mais relevantes para eles, o que permite concentração dos esforços e enfoque maior dos gestores dessas unidades nas necessidades reais do objeto do seu atendimento.


Palavras-chave


Gestão da Qualidade. Centros de Saúde. UBS. Lógica Fuzzy. SERVQUAL.

Texto completo:

PDF

Referências


Andrade, L. A. F. D., Salazar, P. E. L., Leopoldino, K. D. M., & Montenegro, C. B. (2019). Avaliação da qualidade da atenção primária à saúde segundo o nível de satisfação dos idosos. Revista Gaúcha de Enfermagem, 40(e20180389), 1-10. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180389

Babbie, E. (1999). Métodos de pesquisas de survey. Vol. 1 Belo Horizonte: Ed. da UFMG.

Batista, D. A., & Medeiros, D.D. (2014). Assessment of quality services through linguistic variables, Benchmarking: An International Journal, 21(1), 28-45. https://doi.org/10.1108/BIJ-12-2011-0089

BRASIL. Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 128, n. 182, 20 set.1990. Seção 1, p.18055.

BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de atenção básica. Disponível em: http://aps.saude.gov.br/smp/smpoquee . Acesso em: 17 mai. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 4279, de 30 de dezembro de 2010. Brasília, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Disponível em:http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf. Acesso em: 21 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema Único de Saúde (SUS): Estrutura, princípios e como funciona. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z-1/s/sistema-unico-de-saude-sus-estrutura-principios-e-como-funciona. Acesso em: 12 abr. 2021.

Campos, A. C. B., Miguel, M. C., & de CARVALHO, S. M. S. (2018). Aplicação do modelo Servqual na bienal do livro da Zona da Mata: o olhar dos interagentes abrindo novas páginas para melhoria da qualidade. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, 23(52), 84-94. https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v23n52p84

Chou, C.C., Liu, L.J., Huang, S.F., Yih, J.M., & Han, T.C. (2011). An evaluation of airline service quality using the fuzzy weighted SERVQUAL method. Applied Soft Computing, 11(2), 2117-2128. https://doi.org/10.1016/j.asoc.2010.07.010.

Donnelly, M., Kerr, N.J., Rimmer, R., & Shiu, E.M. (2006). Assessing the quality of police services using SERVQUAL. Policing: An International Journal, 29(1), 92-105. https://doi.org/10.1108/13639510610648502.

Falcão, L.M.A, Barros J.T., Melo, F.J.C., Aquino, J.T., & Medeiros, D.D. (2017). Using the SERVQUAL model to assessmall service quality and customer satisfaction. Brazilian Journal of Operations & Production Management, 14(1), 82–88. https://doi.org/10.14488/BJOPM.2017.v14.n1.a9.

Fernandes, A. M., Remussi, R., Camargo, M. E., Malafaia, G. C., & da Motta, M. E. V. (2017). Qualidade em serviços: percepção discente baseada no modelo SERVQUAL. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, 8(2), 2005-2020. https://doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v8n2p2005-2020.

Ferreira, G. S. G.; Xavier, L. A.; Melo, C. C.; Melo, F. J. C.; & Medeiros, D. D. (2019). Avaliação da qualidade de serviço de telefonia móvel por meio da aplicação do modelo SERVQUAL. In: XXVI Simpósio de Engenharia de Produção – SIMPEP, Bauru/SP, 2019.

Ferreira, M. E. J.; Xavier, L. A.; Batista, D. A.; Melo, F. J. C.; & Medeiros, D. D. (2019). Avaliação da qualidade em uma empresa de bilhetagem eletrônica com aplicação do SERVQUAL. In: XXXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, Santos/SP, 2019.

Gama, E. S.; Jesus, L. G.; Santos, I. S.; Pontes, A. S., & Lima, J. G. P. (2019). A satisfação dos usuários quanto aos serviços prestados em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Marabá-PA através da ferramenta SERVQUAL. In: XXXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, São Paulo/SP, 2019.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas.

Gressler, L. A. (2004). Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. 3 ed. São Paulo: Edições Loyola.

IBGE, 2020. PNS 2019: Quem mais utiliza o SUS avaliou mais positivamente a qualidade dos serviços de Atenção Primária de Saúde. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/29203-pns-2019-quem-mais-utiliza-o-sus-avaliou-mais-positivamente-a-qualidade-dos-servicos-de-atencao-primaria-a-saude. Acesso em: 16 fev. 2021.

Junior, A. J. B., Callefi, M. H. B. M., & de Genaro Chiroli, D. M. (2018). Avaliação da qualidade do atendimento em uma Unidade Básica de Saúde em Maringá/PR. Latin American Journal of Business Management, 9(1), 28-44.

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

Medeiros, M. N., Gonçalves, A. T. P., da Silva, L. J. D., Mota, W. M., & de Moura, H. G. (2020). Aplicação do modelo SERVQUAL na avaliação da qualidade do serviço prestado por uma empresa de segurança em uma Instituição de Ensino Superior. Gepros: Gestão da Produção, Operações e Sistemas, 15(2), 1-22. https://doi.org/10.15675/gepros.v15i2.2267.

Miguel, M. C. (2017). Múltiplos olhares em pró da qualidade de serviços biblioteconômicos: SERVQUAL e o processo de desenvolvimento de serviços em uma biblioteca acadêmica no século XXI. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, 22(2), 192-207. https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n2.37131.

Miguel, P. A. C., & Salomi, G. E. (2004). Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços. Production, 14(1), 12-30. https://doi.org/10.1590/S0103-65132004000100003.

Monteiro, N.J., Amorim, L.T.L., Nogueira, L.M.V., Rodrigues, I.L.A., & André, S.R. (2019). Avaliação do serviço de coleta para exame colpocitológico pela escala SERVQUAL. Revista brasileira de enfermagem, 72(1), 125-132. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0331.

Oliveira, E. B. B., Lima, C. W. D. S., Sant'Anna, C. H. M., Melo, F. J. C., & Júnior, D. S. G. (2019). Avaliação da Qualidade dos Serviços Logísticos Prestados por Websites Utilizando o SERVQUAL. Gepros: Gestão da Produção, Operações e Sistemas, 14(3), 135-150. https://doi.org/10.15675/gepros.v14i3.2612.

Parasuraman, A., Zeithaml, V.A., & Berry, L.L. (1985). A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of marketing, 49(4), 41-50.

Parasuraman, A., Zeithaml, V.A., & Berry, L.L. (1988). SERVQUAL: A multi-item scale to measure consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, 64(1), 12-40.

PASQUINELLI, G. F. C.; COELHO, W. D. P. Avaliação da qualidade de serviços de uma escola pública: um estudo de caso utilizando o método SERVQUAL combinado com AHP. In: ENEGEP. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2019, Santos/SP - Brasil, 2019.

Peitzika, E., Chatzi, S., & Kissa, D. (2020). Peitzika, E., Chatzi, S., & Kissa, D. (2020). Service quality expectations in the fitness center context: A validation of the expectations component of the SERVQUAL scale in Greece. Services Marketing Quarterly, 41(2), 89-104. https://doi.org/10.1080/15332969.2020.1742977.

Purcărea, V.L., Gheorghe, I.R., & Petrescu, C.M. (2013). The Assessment of Perceived Service Quality of Public Health Care Services in Romania Using the SERVQUAL Scale. Procedia Economics and Finance, 6, 573-585. https://doi.org/10.1016/S2212-5671(13)00175-5.

Rezaei, J., Kothadiya, O., Tavasszy, L., & Kroesen, M. (2018). Quality assessment of airline baggage handling systems using SERVQUAL and BWM. Tourism Management, 66, 85-93. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2017.11.009.

Salomi, G. G. E., Miguel, P. A. C., & Abackerli, A. J. (2005). SERVQUAL x SERVPERF: comparação entre instrumentos para avaliação da qualidade de serviços internos. Gestão & Produção, 12(2), 279-293. https://doi.org/10.1590/S0104-530X2005000200011.

Smith, M.H; Smith, D. (2018). Directing Improvements in Primary Care Patient Experience through Analysis of Service Quality. Health Services Reserch, 53 (6), 4647-4666. https://doi.org/10.1111/1475-6773.12985.

Souza, A. R., Ramos, D. J. S., Andrade, E. C. T., Oliveira, J. J. S., & Melo, F. J. C. Avaliação da qualidade dos serviços prestados por unidades básicas de saúde utilizando o SERVQUAL. In: XXVII Simpósio de Engenharia de Produção Economia – SIMPEP, Bauru/SP, 2020.

Souza, V. D.; Costa, M. A. R.; Christinelli, H. C. B.; Teston, E. F. (2018). Percepções e expectativas de usuários sobre a qualidade dos serviços na atenção primária de saúde. Revista UNINGÁ, 55(4), 148-157.

Zadeh, L.A., Klir, G.J., & Yuan, B. (1996). Fuzzy Sets, Fuzzy Logic, and Fuzzy Systems: Selected Papers. World Scientific, 6, 394-432.

Zafiropoulos, C., & Vrana, V. (2008). Service quality assessment in a Greek Higher Education Institute. Journal of business economics and management, 9(1), 33-45. https://doi.org/10.3846/1611-1699.2008.9.33-45.




DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.2022.21871

Direitos autorais 2022 Exacta

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Tempo médio entre a submissão e primeira resposta de avaliação: 120 dias

Exacta – Engenharia de Produção

e-ISSN: 1983-9308
ISSN: 1678-5428
www.revistaexacta.org.br

Exacta  ©2022 Todos os direitos reservados.

Este obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional