Análise ergonômica dos níveis de iluminamento em salas de aulas de uma instituição de ensino superior do semiárido
DOI:
https://doi.org/10.5585/exactaep.2022.20519Palavras-chave:
Aspectos Ergonômicos, Ambiente Escolar, Conforto Lumínico.Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi analisar os níveis de iluminamento de salas de aula de uma instituição de ensino superior. Realizou-se um estudo de caso utilizando-se luxímetro digital para coleta de dados e comparou-se os resultados com os parâmetros da Norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013. Em cada ambiente realizou-se leituras em 7 pontos nos 3 turnos e para a análise dos dados foram considerados aspectos como a área das salas, o turno de coleta e a alocação da edificação. Os resultados apontam que algumas áreas das salas de aula, dependendo do turno e da incidência da iluminação natural, não atendem os requisitos mínimos exigidos pela norma, podendo gerar prejuízos no desempenho das atividades acadêmicas. Portanto, é necessário que ocorra manutenção periódica nos sistemas de iluminação das salas de aula para que essas se adequem às recomendações da norma atendendo assim os requisitos ergonômicos.
Downloads
Referências
Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2013). NBR ISO/CIE 8995-1 - Iluminação de ambientes de trabalho, Parte 1: Interior. 1-54.
Athanázio-Heliodoro, J. C., Zaruma, D. G., Pupo, C. H., & Fenner, P. T. (2017). Análise de iluminância no ambiente de trabalho. Revista Ciência do Trabalho, 7(1), 109-120.
Bortolan, G. M. Z., Ferreira, M. G. G., & Tezza, R. (2020). Elaboração de um instrumento de avaliação para medir desconforto visual subjetivo de funcionários de lojas de moda. Revista Design & Tecnologia, 10(20), 22–33. https://doi.org/10.23972/det2020iss20pp22-3
Cuttle, C. (2010). Towards the third stage of the lighting profession. Lighting Research and Technology, 42(1), 73–93. https://doi.org/10.1177/1477153509104013
Dianat, I., Sedghi, A., Bagherzade, J., Jafarabadi, M. A., & Stedmon, A. W. (2013). Objective and subjective assessments of lighting in a hospital setting: Implications for health, safety and performance. Ergonomics, 56(10), 1535–1545. https://doi.org/10.1080/00140139.2013.820845
Escola Nacional da Inspeção do Trabalho - ENIT. Norma Regulamentadora NR – 17. (2018). Portaria MTb n. 3214, de 08 de junho de 1978 alterada pela Portaria MTb n. 876, de 24 de outubro de 2018.
Hsieh, M. C., Hong, L. Y., Wang, E. M. Y., Chao, W. C., Yang, C. C., & Su, L. C. (2020). Effect of correlated colour temperature and illuminance levels on user’s visual perception under LED lighting in Taiwan. Ergonomics, 63(2), 175–190. https://doi.org/10.1080/00140139.2019.1699964
Hybiner, J. M. B. M. (2015). Análise da iluminação em salas de aulas de escolas da rede de ensino pública das superintendências regionais de ensino de juiz de fora, Ponte Nova e Ubá, MG. Universidade Federal de Viçosa.
Juslén, H. T., Wouters, M. C. H. M., & Tenner, A. D. (2007). Lighting level and productivity: A field study in the electronics industry. Ergonomics, 50(4), 615–624. https://doi.org/10.1080/00140130601155001
Kowaltowski, D. K. (2011). Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. Oficina de Textos.
Kroemer, K. H. E., & Grandjean, E. (2005). Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem (5th ed.). Bookman.
Losekan, I., Franz, L. A. dos S., Pereira, A. S., & Bolzan, L. M. (2021). Condicionantes ergonômicos na organização do trabalho docente: uma revisão sistemática da literatura. Exacta, 19(4). https://doi.org/https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.18252
Magalhães, E. N., & Vieira, E. M. (2017). Análise do conforto ambiental e ergonômico em uma instituição de ensino. Revista Sustinere, 5(2), 317–337. https://doi.org/10.12957/sustinere.2017.30168
Mascarenhas, S. (2012). Metodologia Científica (1st ed.). Pearson Education do Brasil.
Mendes, L. H. D., & Bergiante, N. C. R. (2018). Promoção da qualidade de vida no trabalho em bibliotecas universitárias através da aplicação da ergonomia. Brazilian Journal of Development, 4(6), 2774–2793.
Moraes, L. N., & Claro, A. (2013). Estudo comparativo de sistemas de iluminação artificial considerando luz natural e consumo de energia. Ambiente Construído, 13(4), 59–74. https://doi.org/10.1590/s1678-86212013000400005
Nazzal, A. A. (2005). A new evaluation method for daylight discomfort glare. International Journal of Industrial Ergonomics, 35(4), 295–306. https://doi.org/10.1016/j.ergon.2004.08.010
Niskier, J., & Macintyre, A. J. (2013). Instalações elétricas (6th ed.). LTC.
Robert, L. de F. O. de J., Pinto, J. M. B., Almeida, B. L. de, Tavares, J. F. C. M., & Mendes, J. M. (2020). Análise do nível de iluminamento em um Instituto de Ensino Federal, em Belém-PA. Tecno-Lógica, 24(Especial), 324–333. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v2i0.15756
Rodrigues, A. M., Zeviani, C. H., Rebelato, M. G., & Borges, L. (2015). Avaliação de desempenho ambiental industrial: elaboração de um referencial metodológico. Revista Produção Online, 15(1), 101. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i1.1719
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.