Análise ergonômica dos níveis de iluminamento em salas de aulas de uma instituição de ensino superior do semiárido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2022.20519

Palavras-chave:

Aspectos Ergonômicos, Ambiente Escolar, Conforto Lumínico.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi analisar os níveis de iluminamento de salas de aula de uma instituição de ensino superior. Realizou-se um estudo de caso utilizando-se luxímetro digital para coleta de dados e comparou-se os resultados com os parâmetros da Norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013. Em cada ambiente realizou-se leituras em 7 pontos nos 3 turnos e para a análise dos dados foram considerados aspectos como a área das salas, o turno de coleta e a alocação da edificação. Os resultados apontam que algumas áreas das salas de aula, dependendo do turno e da incidência da iluminação natural, não atendem os requisitos mínimos exigidos pela norma, podendo gerar prejuízos no desempenho das atividades acadêmicas. Portanto, é necessário que ocorra manutenção periódica nos sistemas de iluminação das salas de aula para que essas se adequem às recomendações da norma atendendo assim os requisitos ergonômicos.

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Biografia do Autor

Laura Beatriz Nogueira Gomes, Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA / Mossoró, Rio Grande do Norte

Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil; e em Educação Especial Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, pela Faculdade Acesita. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Tiradentes. Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-árido e graduanda em Engenharia Civil pela mesma Instituição de ensino

André Duarte Lucena, Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA / Mossoró, Rio Grande do Norte

Doutor em Segurança e Saúde Ocupacionais. Professor de Engenharia de Produção do Departamento de Engenharia e Ciências Ambientais da Universidade Federal Rural do Semi-árido. Atua principalmente nas áreas de ergonomia, segurança e engenharia do trabalho.

Fabrícia Nascimento de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA / Mossoró, Rio Grande do Norte

Doutora em Fitotecnia. Professora de Engenharia de Produção do Departamento de Engenharia e Ciências Ambientais da Universidade Federal Rural do Semi-árido. Atua principalmente nas áreas de segurança do trabalho, higiene ocupacional e ergonomia.

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Publicado

06.01.2022

Como Citar

Gomes, L. B. N., Lucena, A. D., & de Oliveira, F. N. (2022). Análise ergonômica dos níveis de iluminamento em salas de aulas de uma instituição de ensino superior do semiárido. Exacta, 21(4), 905–925. https://doi.org/10.5585/exactaep.2022.20519

Edição

Seção

Artigos