Pandemia e consequências na mobilidade urbana e emissão veicular

uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Helene Sabbag Haddad Universidade de São Paulo
  • Rodrigo Nicolosi Universidade de São Paulo
  • Romulo Alves Rissardi Ferreira Pós-graduado em Gestão de Projetos pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (Poli - USP). Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Fundação Armando Álvares Penteado (2014) e graduação em Tecnologia Mecânica, com ênfase em Processos de Produção pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2012). Tem experiências profissionais em Gestão de Projetos, em Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica.
  • Amanda Carvalho Miranda Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste da UFPE - Caruaru, PE https://orcid.org/0000-0002-8801-0822
  • Fernando Tobal Berssaneti Universidade de São Paulo (USP) / São Paulo, SP https://orcid.org/0000-0002-8604-1887

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2022.21374

Palavras-chave:

emissão de poluentes, Covid-19, mobilidade urbana, sustentabilidade

Resumo

Durante a pandemia, em consequência do período severo de bloqueios, que causou restrições de atividades por empresas e circulação de pessoas, houve mudanças radicais na mobilidade urbana, e consequente mudanças nos padrões de emissões de poluentes atmosféricos. O presente artigo tem como objetivo analisar a literatura existente sobre os níveis de poluição do ar relacionados com mobilidade e veículos, e a influência da pandemia, por meio da bibliometria. Em sua metodologia, as bases norteadoras da bibliometria foram:Web Of Science e Scopus, com o recorte temporal de publicações de 2020 a 2021, utilizando as palavras-chave: “pandemic" and "vehicles emission" and "*mobility*" and “quality”, chegou-se ao resultado inicial de 153 artigos, depois refinados para 97. Os resultados apresentados pelo software Voz Viewer (Vos) comprovaram que há correlação entre os autores mais citados com estas palavras-chave,  e apontou que estas publicações ocorrem em periódicos cuja temática seja meio ambiente e sustentabilidade, dentre os periódicos, o que mais se destacou com cerca de 55 publicações neste tema foi o “Science of the Total Environment”. Portanto este trabalho consolidou as abordagens encontradas na literatura em um único estudo que sirva de base para pesquisas futuras, além de observar como a comunidade científica de diversos países estiveram atentas e interessadas neste tema.

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Biografia do Autor

Helene Sabbag Haddad, Universidade de São Paulo

Cursou Engenharia de Alimentos na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) ?USP, e está cursando mestrado em Gerenciamento de Projetos na Escola Politécnica (POLI-SUP). Desenvolveu estágios e iniciação científica no Departamento de Ciências Básicas (FZEA - USP). Atuou em empresas na área de Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos, e atualmente atua na área de Planejamento Estratégico, como agente de mudanças, colaborando para agregar valor à empresa, com implementação de metodologias de Gerenciamento de Projetos de Novos Produtos, centralização de informações estratégicas, gestão de cronogramas, evolução com status diários de projetos, conclusão dos mesmos, mensuração dos resultados obtidos e apresentação dos resultados.

Rodrigo Nicolosi, Universidade de São Paulo

Engenheiro de Produção formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018) e especialista em Gestão e Engenharia de Qualidade pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2020). Atualmente atua como analista de inteligência de mercado desenvolvendo estudos, pesquisas e previsões estatísticas para auxiliar em decisões estratégicas da empresa.

 

Amanda Carvalho Miranda, Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste da UFPE - Caruaru, PE

Graduada em Farmácia (2007) e Engenharia de Produção (2022) pela Universidade Nove de Julho, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (2022) pela Faculdade Serra Geral, Especialista em Gestão Industrial Farmacêutica pela Faculdade Oswaldo Cruz (2011), Mestre (2013) e Doutora (2018) em Engenharia de Produção pela Universidade Nove de Julho, com perído de extensão realizado no Politécnico de Bari-Itália (2016) (ênfase em estudos avançado em Indústria 4.0), Pós Doutora em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP-2022). Atualmente é professora substituta nos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Núcleo de Tecnologia - Centro Acadêmico do Agreste-Caruaru. Atuei como Professora Colaboradora III - Contratada na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) - departamento de Engenharia de Produção (via PART - Programa de Atração e Retenção de Talentos (Edital 2021/2022), atuei como Professora Colaboradora nos cursos de Pós Graduação da Universidade de São Paulo (USP) (ensino á distancia) (2022), atuei como Professora na Universidade Nove de Julho, no departamento de Farmácia e Bioqímica. Possuo experiência docente em aulas teóricas e práticas nas modalidades ensino presencial, ensino à distância/aulas remotas, com aplicação das TICs, uso de plataformas virtuais de ensino, além de conhecer e aplicar metodologias ativas de ensino diversas: PBL (Problem based learning), TBL (Team Based Learning), Gamificação e PI (Peer Instruction). Atuei por 12 anos em Indústrias Farmacêuticas Nacionais e Multinacionais nas áreas de Qualidade (Controle de Qualidade, Estudos de Estabilidade, Validação de Processos,Garantia da Qualidade, Farmacotécnica e Excelência Operacional). Áreas de Interesse: Qualidade (gestão da qualidade, controle de qualidade, SGI), Administração, Empreendedorismo, Estratégia de Produção, Gestão da Produção, Projetos de Fábrica, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Ergonomia e Segurança do Trabalho,Organização do Trabalho, Inovação e Portifólio, Excelência Operacional e Indústria 4.0.

Fernando Tobal Berssaneti, Universidade de São Paulo (USP) / São Paulo, SP

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, mestrado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2011). É Professor Doutor MS-3.1, em regime RTC, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e membro do Conselho Curador da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Atua como consultor de empresas e ministra disciplinas em cursos de Especialização da Escola Politécnica da USP desde 2004. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase Engenharia Econômica, Matemática Financeira, Gerência do Projeto e do Produto e Gestão da Qualidade e Produtividade.

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Publicado

23.05.2022

Como Citar

Haddad, H. S., Nicolosi, R., Ferreira, R. A. R., Carvalho Miranda, A., & Tobal Berssaneti, F. (2022). Pandemia e consequências na mobilidade urbana e emissão veicular: uma revisão sistemática de literatura. Exacta, 22(1), 238–252. https://doi.org/10.5585/exactaep.2022.21374

Edição

Seção

Artigos