Relacionamento cliente-fornecedor: evidências de estudos sobre a indústria automobilística

Autores

  • Rosangela Maria Vanalle Uninove, SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v9n1.2187

Palavras-chave:

modelos de relação cliente-fornecedor, indústria automobilística, cadeia de suprimentos.

Resumo

Novas práticas de relacionamento entre clientes e fornecedores têm sido utilizadas por empresas em busca de melhorias em suas cadeias de suprimentos, principalmente devido às mudanças no ambiente competitivo global. Mais especificamente, a indústria automobilística vem passando por importantes transformações no relacionamento entre as empresas que operam na cadeia para obtenção de insumos, componentes, conjuntos, módulos e sistemas necessários para fabricação do veículo. Este artigo consiste em uma pesquisa teórica, baseada em revisão da literatura e tem como objetivo estudar os modelos das relações entre cliente-fornecedor e apresentar estudos de casos sobre essas relações das indústrias automobilísticas japonesa, europeia, americana e brasileira. O trabalho contribui para o desenvolvimento teórico sobre a caracterização dos modelos de relação entre montadoras e fornecedores.

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Biografia do Autor

Rosangela Maria Vanalle, Uninove, SP

Pós-Doutorado pela Universidade Complutense de Madri, UCM, Espanha, Doutorado em Engenharia Mecânica /Eesc pela Universidade de São Paulo, USP e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

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Publicado

01.06.2011

Como Citar

Vanalle, R. M. (2011). Relacionamento cliente-fornecedor: evidências de estudos sobre a indústria automobilística. Exacta, 9(1), 13–28. https://doi.org/10.5585/exactaep.v9n1.2187

Edição

Seção

Artigos