Relacionamento cliente-fornecedor: evidências de estudos sobre a indústria automobilística
DOI:
https://doi.org/10.5585/exactaep.v9n1.2187Palavras-chave:
modelos de relação cliente-fornecedor, indústria automobilística, cadeia de suprimentos.Resumo
Novas práticas de relacionamento entre clientes e fornecedores têm sido utilizadas por empresas em busca de melhorias em suas cadeias de suprimentos, principalmente devido às mudanças no ambiente competitivo global. Mais especificamente, a indústria automobilística vem passando por importantes transformações no relacionamento entre as empresas que operam na cadeia para obtenção de insumos, componentes, conjuntos, módulos e sistemas necessários para fabricação do veículo. Este artigo consiste em uma pesquisa teórica, baseada em revisão da literatura e tem como objetivo estudar os modelos das relações entre cliente-fornecedor e apresentar estudos de casos sobre essas relações das indústrias automobilísticas japonesa, europeia, americana e brasileira. O trabalho contribui para o desenvolvimento teórico sobre a caracterização dos modelos de relação entre montadoras e fornecedores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01.06.2011
Como Citar
Vanalle, R. M. (2011). Relacionamento cliente-fornecedor: evidências de estudos sobre a indústria automobilística. Exacta, 9(1), 13–28. https://doi.org/10.5585/exactaep.v9n1.2187
Edição
Seção
Artigos
Visualizações
- Resumo 214
- PDF 364