Relacionamento cliente-fornecedor: evidências de estudos sobre a indústria automobilística

Rosangela Maria Vanalle

Resumo


Novas práticas de relacionamento entre clientes e fornecedores têm sido utilizadas por empresas em busca de melhorias em suas cadeias de suprimentos, principalmente devido às mudanças no ambiente competitivo global. Mais especificamente, a indústria automobilística vem passando por importantes transformações no relacionamento entre as empresas que operam na cadeia para obtenção de insumos, componentes, conjuntos, módulos e sistemas necessários para fabricação do veículo. Este artigo consiste em uma pesquisa teórica, baseada em revisão da literatura e tem como objetivo estudar os modelos das relações entre cliente-fornecedor e apresentar estudos de casos sobre essas relações das indústrias automobilísticas japonesa, europeia, americana e brasileira. O trabalho contribui para o desenvolvimento teórico sobre a caracterização dos modelos de relação entre montadoras e fornecedores.

Palavras-chave


modelos de relação cliente-fornecedor, indústria automobilística, cadeia de suprimentos.

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DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.v9n1.2187

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Exacta – Engenharia de Produção

e-ISSN: 1983-9308
ISSN: 1678-5428
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