Análise do transporte rodoviário de produtos perigosos Classe 1 - explosivos: estudo de caso utilizando o Método Fuzzy AHP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2024.27182

Palavras-chave:

transporte rodoviário, produtos perigosos, explosivos, Processo Hierárquico Analítico – AHP, FUZZY AHP

Resumo

O transporte rodoviário é responsável por 61,1% do transporte de mercadorias no Brasil, com uma rede de 1.721.342 km. A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) regula o transporte terrestre de bens, incluindo produtos perigosos, conforme a legislação. Setores como mineração, petróleo, gás, indústria bélica e segurança pública utilizam produtos explosivos, classificados como classe 1 de produtos perigosos pela ONU (Organização das Nações Unidas). Uma revisão da literatura identificou a falta de pesquisas específicas sobre o transporte de explosivos. Esta pesquisa destaca o transporte rodoviário desses produtos, visando identificar, categorizar e hierarquizar fatores de risco, além de estabelecer conexões entre os fatores mais relevantes usando uma análise de decisão multicritério. O método Delphi é utilizado para identificar critérios relevantes, enquanto o FUZZY AHP (FAHP) oferece uma abordagem flexível e abrangente para lidar com a incerteza dos seis fatores de risco com maior importância utilizados no modelo, Condições das Rodovias, Comportamento do Motorista, Condições do Veículo, Falta de Segurança, Furto e Perfil do Motorista. A pesquisa preenche uma lacuna na literatura sobre gestão de riscos no transporte de explosivos e contribui para a indústria, reguladores e partes interessadas na melhoria das políticas de segurança.

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Biografia do Autor

Winston Andrade, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Formado em Matemática e Engenharia de Produção, com pós-graduação lato sensu em Matemática, Mestrado em Administração de Empresas e Doutorado em Informática e Gestão do Conhecimento. Professor titular na FATEC desde 2015, lecionando disciplinas como Modelagem de Processos, Matemática Aplicada a Informática e Simulação em Logística, desde 01/02/2024 atuo como coordenador do curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma na FATEC Zona Sul. Experiência de mais de vinte anos em sistemas elétricos, automação industrial, planejamento logístico, controle de estoques e cadeia de suprimentos. Atualmente, trabalho em pesquisas sobre estratégias empresariais e sistemas de produção, unindo teoria e prática

André Librantz, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Formado em Física Bacharelado pelo Instituto de Física da USP - IFUSP (1997). Possui mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP (2000) e doutorado em Tecnologia Nuclear em Materiais pela Universidade de São Paulo - USP (2004). Possui Pós-Doutorado pela USP (2006) em Modelagem e Simulação Computacional e em Engenharia, com ênfase em Pesquisa Operacional, também pela USP (2015). Foi diretor do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Uninove (PPGEP) de 2009 a 2015. Atualmente é diretor do Mestrado e Doutorado em Informática e Gestão do Conhecimento (PPGI) e docente do PPGEP da mesma Instituição, onde atua em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Modelagem e Simulação Computacional e em métodos multicritério de apoio à decisão aplicados no planejamento, otimização e no controle de processos.

Geraldo Cardoso de Oliveira Neto, Universidade Federal do ABC

Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ) nível 2, consultor Ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Pós-doutorado pela Universidade de Aveiro - Portugal em Gestão e Engenharia Industrial (2018 e 2022), Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar) em Engenharia de Produção (2015), Doutorado em Engenharia da Produção (2012) com reconhecimento de título na Universidade de Aveiro em Portugal, Doutorado em Administração de Empresas (2013), Mestrado em Engenharia de Produção (2008), Especialização em Gestão da Qualidade e Produtividade (2006), Especialização em Gestão de Pessoas (2006) e Graduação em Administração de Empresas (2004). Atualmente é professor e pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia da Produção da Universidade Federal do ABC (UFABC) na Linha de Pesquisa Manufatura Avançada e Gerência de Produção com experiência didática e científica em: (i) Big Data Analytics e Técnicas de Machine Learning para tomada de decisão em operações com uso de Python, possibilitando desenvolver avaliação exploratória com uso de estatística descritiva, bivariada e multivariada e determinar a técnica apropriada de Machine Learning para os problemas em operações; (ii) Avaliação da ecoeficiência, sustentabilidade e circularidade resultantes da adoção de Tecnologias da Indústria 4.0 em diferentes setores industriais, verificando o grau de maturidade da Indústria 4.0; (iii) Gestão de Operações, considerando a gestão da cadeia de suprimentos, logística, planejamento e controle da produção, qualidade, transporte e manutenção preventiva; (iv) Ecoeficiência em Operações, que visa avaliar a vantagem econômica e ambiental com uso de Mass Intensity Factor no: produto por meio de Design For Environment e Avaliação do ciclo de vida, processo produtivo com uso de Produção Mais Limpa e rede de suprimentos com a adoção de Logística Reversa, Cadeia de Suprimentos verde e Ecologia industrial; (v) Sustentabilidade em Operações, para a mensuração do desempenho sustentável e dos níveis de sustentabilidade (fraco, moderado e forte); (vi) Economia Circular, para avaliação da circularidade da implantação das ferramentas da ecoeficiência em operações, bem como, investigar o seu relacionamento com tecnologias da indústria 4.0; e (vii) Revisão Bibliométrica e Sistemática da Literatura. Também é Guest editor da Sustainability (A2 Qualis-Capes) e participou de atividades consultivas em gestão de operações com foco em planejamento e controle da produção, logística, ciência de dados, gestão da qualidade, gestão da cadeia de suprimentos, planejamento e controle da produção, produção mais limpa, logística reversa, gestão de resíduos, economia circular e indústria 4.0.

Carlos Alberto Lopes, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professor de Ensino Superior. Mestre em Engenharia de Produção - (UNINOVE - 2017 / 2019). Conhecimento e Experiência em Metodologias Ativas. Conteudista de Disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Curso de Altos Estudos Militares - Categoria I (EsIE-RJ / 2019), Curso Avançado de Inteligência - (EsIMEx-DF / 2008), MBA em Estratégia Empresarial (UNINOVE / 2008). Curso de Estudos de Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - São Paulo (ADESG-SP / 2007), Bacharel em Administração (UNIFEG-MG / 2004). Bacharel em Teologia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID/2024). Capitão Veterano do Exército Brasileiro, Assessor Técnico do Comando da 2 Região Militar - Chefe do Posto de Apresentação da Comissão de Seleção Permanente das Forças Armadas de SÃO PAULO-SP.

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Publicado

20.09.2024

Como Citar

Andrade, W., Librantz, A. F. H., Oliveira Neto, G. C. de, & Lopes, C. A. (2024). Análise do transporte rodoviário de produtos perigosos Classe 1 - explosivos: estudo de caso utilizando o Método Fuzzy AHP. Exacta, e27182. https://doi.org/10.5585/2024.27182

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