Caracterização de um sistema produto-serviço com base no seu ciclo de vida: análise em um purificador de água disponível no Brasil

Autores

  • Fernanda Hänsch Beuren UFSC
  • Claiton Emilio do Amaral UFSC
  • Paulo Augusto Cauchick Miguel

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v10n1.3592

Palavras-chave:

Sistema produto-serviço, ciclo de vida, PSS, sustentabilidade.

Resumo

A literatura sobre sistemas produto-serviço levanta a necessidade de trabalhos empíricos a fim de contribuir para o desenvolvimento sobre o tema e buscar soluções operacionais na sua adoção. Nesse sentido, este trabalho apresenta os resultados de uma análise de um exemplo de um PSS introduzido no país. Objetiva-se avaliar o exemplo empírico disponível no Brasil relacionando-o com a literatura vigente. Para tanto, um modelo conceitual para o ciclo de vida de um PSS é utilizado. O modelo apresenta as etapas de um PSS, tendo sido construído com base na literatura. Também serviu como base para a coleta e análise dos dados, realizada por meio de entrevistas com responsáveis pelo exemplo empírico, caracterizado como um importante modelo de negócio da empresa. O trabalho destaca aspectos do ciclo de vida do PSS analisado e, apesar dos pontos positivos identificados para o PSS, constata-se que este apresenta ainda oportunidades de melhoria.

Downloads

Downloads

Publicado

20.06.2012

Como Citar

Hänsch Beuren, F., Amaral, C. E. do, & Cauchick Miguel, P. A. (2012). Caracterização de um sistema produto-serviço com base no seu ciclo de vida: análise em um purificador de água disponível no Brasil. Exacta, 10(1), 11–26. https://doi.org/10.5585/exacta.v10n1.3592

Edição

Seção

Artigos
Crossref
2
Scopus
0
Alex Alves Vinhas, Larisse Loise dos Santos (2022)
Marca coletiva: um estudo sobre a influência da marca “Região do Queijo da Canastra” na geração de valor para os produtores de queijo canastra. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 75.
10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/influencia-da-marca
Felipe dos Reis Valério, Ezequiel Santos de Almeida, José Carlos Alves Roberto, Meg Rocha da Cunha Serra, Nelânia Ferreira Lopes (2021)
Orientação da formação de preços de vendas as microempresas de varejo alimentício. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 138.
10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/contabilidade/formacao-de-precos
Visualizações
  • Resumo 274
  • PDF 404