Caracterização de um sistema produto-serviço com base no seu ciclo de vida: análise em um purificador de água disponível no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/exacta.v10n1.3592Palavras-chave:
Sistema produto-serviço, ciclo de vida, PSS, sustentabilidade.Resumo
A literatura sobre sistemas produto-serviço levanta a necessidade de trabalhos empíricos a fim de contribuir para o desenvolvimento sobre o tema e buscar soluções operacionais na sua adoção. Nesse sentido, este trabalho apresenta os resultados de uma análise de um exemplo de um PSS introduzido no país. Objetiva-se avaliar o exemplo empírico disponível no Brasil relacionando-o com a literatura vigente. Para tanto, um modelo conceitual para o ciclo de vida de um PSS é utilizado. O modelo apresenta as etapas de um PSS, tendo sido construído com base na literatura. Também serviu como base para a coleta e análise dos dados, realizada por meio de entrevistas com responsáveis pelo exemplo empírico, caracterizado como um importante modelo de negócio da empresa. O trabalho destaca aspectos do ciclo de vida do PSS analisado e, apesar dos pontos positivos identificados para o PSS, constata-se que este apresenta ainda oportunidades de melhoria.Downloads
Downloads
Publicado
20.06.2012
Como Citar
Hänsch Beuren, F., Amaral, C. E. do, & Cauchick Miguel, P. A. (2012). Caracterização de um sistema produto-serviço com base no seu ciclo de vida: análise em um purificador de água disponível no Brasil. Exacta, 10(1), 11–26. https://doi.org/10.5585/exacta.v10n1.3592
Edição
Seção
Artigos
Alex Alves Vinhas, Larisse Loise dos Santos (2022)
Marca coletiva: um estudo sobre a influência da marca “Região do Queijo da Canastra” na geração de valor para os produtores de queijo canastra. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 75.10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/influencia-da-marca
Felipe dos Reis Valério, Ezequiel Santos de Almeida, José Carlos Alves Roberto, Meg Rocha da Cunha Serra, Nelânia Ferreira Lopes (2021)
Orientação da formação de preços de vendas as microempresas de varejo alimentício. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 138.10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/contabilidade/formacao-de-precos
Visualizações
- Resumo 274
- PDF 404