Identificação de práticas de responsabilidade socioambiental em duas empresas: uma análise baseada no modelo de gestão do prêmio nacional da qualidade

Autores

  • Manoela Theodorovitz dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Lucila Maria de Souza Campos Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Paulo A. Cauchick Miguel Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v12n1.4716

Palavras-chave:

Prêmio da Qualidade. Responsabilidade Socioambiental. Excelência Organizacional. Melhoria Contínua

Resumo

A responsabilidade socioambiental envolve práticas que requerem atitude efetiva de envolvimento da empresa com as questões sociais e ambientais, visando a alcançar uma melhoria contínua. Nesse contexto, os objetivos deste trabalho foram verificar como a questão da responsabilidade socioambiental é vista por importantes prêmios da qualidade no mundo, bem como analisar práticas de gestão socioambiental em duas empresas que operam no Brasil, consideradas como referência organizacional. O trabalho é fundamentado em um referencial teórico que abrange três partes específicas: (i) prêmios da qualidade no mundo; (ii) gestão socioambiental e, (iii) comparação entre os prêmios no critério “sociedade”. É realizada uma análise de dados secundários publicados pelas duas empresas selecionadas, uma na região sul e outra na região sudeste, onde foram identificadas prá¬ticas organizacionais relacionadas à responsabilidade socioambiental. Foi dada ênfase em quatro práticas organizacionais consideradas relevantes. Por fim, discute-se os resultados sob os aspectos relativos as empresas aderentes ao modelo de excelência do prêmio nacional da qualidade (PNQ), pois são candidatas em potencial a apresentarem práticas de gestão socioambiental. Esta discussão permitiu capturar diferentes características das organizações aderentes ao modelo de gestão do prêmio, no que diz respeito principalmente ao fundamento “geração de valor”. Conclusivamente, constata-se que empresas apresentam potencial para terem sucesso na gestão socioambiental, uma vez que a aderência ao modelo de gestão do prêmio nacional da qualidade permite com que os elementos característicos ao processo de gestão socioambiental sejam “praticados” de forma sistêmica no cotidiano organizacional ditado pelo referido modelo.

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Publicado

08.08.2014

Como Citar

Santos, M. T. dos, Campos, L. M. de S., & Cauchick Miguel, P. A. (2014). Identificação de práticas de responsabilidade socioambiental em duas empresas: uma análise baseada no modelo de gestão do prêmio nacional da qualidade. Exacta, 12(1), 13–32. https://doi.org/10.5585/exactaep.v12n1.4716

Edição

Seção

Artigos