Gestão de risco de projetos de inovação: Recortes teórico-empíricos

Autores

  • Charle Ulises De Montreuil Carmona Univerisade Federal de Pernambuco
  • Thiago Galvão da Silva UFPE
  • Simone Pires da Silva UFPE
  • Carolina de Vasconcelos Soares UFPE
  • Leide Laura Cruz Conceição UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v12n3.5201

Palavras-chave:

Gestão de risco. Métodos dinâmicos. Projetos de inovação.

Resumo

Objetivou-se neste trabalho identificar em que nível teórico-empírico encontra-se a gestão de risco de projetos de inovação. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório, por meio da pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam a evolução dos métodos dinâmicos do gerenciamento de risco em projetos de inovação. Assim, avaliaram-se os tipos de projetos de inovação e de riscos mais importantes nos referidos projetos e as estratégias para a redução/mitigação do risco mediante utilização de métodos dinâmicos. Examinou-se a aplicação dos métodos Boehm, Riskit e Serim, em contraposição com a metodologia-padrão estabelecida pela utilização da Simulação Monte Carlo para projetos em condições de risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charle Ulises De Montreuil Carmona, Univerisade Federal de Pernambuco

Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências Administrativas, do Programa de Pós-graduação em Administração (PROPAD) e do Mestrado Profissional em Gestão Pública (MGP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Realizou estudos de Pós-Doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign, USA. Possui Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção, com ênfase em Finanças e Análise de Investimentos, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); e graduação em Engenharia Industrial pela Universidade de Lima, Perú. É vice-coordenador do Mestrado Profissional em Gestão Pública (MGP/UFPE), também coordena o Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos (NEFI/UFPE) e integra o grupo de pesquisa Complexidade & Organizações (UFPB). Tem realizado supervisões a nível pós-doutoral. Experiência na área de Finanças, com ênfase principalmente nos seguintes temas: Gerenciamento de Risco, Microfinanças e Mercado de Capitais.

Thiago Galvão da Silva, UFPE

Possui graduação em Gastronomia pela Faculdade Maurício de Nassau (2009). Tem experiência na área de Sociologia Ambiental, Sociologia Rural, Infoinclusão e Agroecologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia, Inclusão Digital, Ciências Humanas; Sociologia; Sociologia Rural e Sociologia ambiental.

Simone Pires da Silva, UFPE

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009 e 2007). MBA em Marketing e Publicidade UNINASSAU (2014). Pós Graduação em Gestão da Inovação e Difusão Tecnológica UFPE (2014). Consultora credenciada do SEBRAE em Inovação. Atuante como Agente Local de Inovação - ALI, programa do SEBRAE em parceria com o CNPQ assessorando e coordenando a inovação em mais de 50 empresas de Pequeno Porte EPP do Recife e Região Metropolitana no período de 2012-2014, onde escreveu dois artigos para o portal saber do SEBRAE: Inovação no relacionamento com o cliente em empresas de pequeno porte do setor automotivo do Recife e Relacionamento como ação inovadora em pequenas empresas do setor automotivo no Grande Recife/PE.

Carolina de Vasconcelos Soares, UFPE

Carolina de Vasconcelos soaress Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2010.2). Cursando MBA de Gestão de Projetos pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Possui interesse em temas sobre políticas públicas, gestão de projetos, inovação tecnológica, desenvolvimento, capacitação e gestão de pessoas.

Leide Laura Cruz Conceição, UFPE

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional. Trabalhou na Associação Pestalozzi de Maceió no período de 04/01/2010 a 30/11/2011, no setor de neuropediatria, e na Associação de Equoterapia de Alagoas, de 08/05/2010 a 27/10/2011, no setor ambulatorial e de equoterapia.

Downloads

Publicado

06.02.2015

Como Citar

Carmona, C. U. D. M., Galvão da Silva, T., Pires da Silva, S., Soares, C. de V., & Cruz Conceição, L. L. (2015). Gestão de risco de projetos de inovação: Recortes teórico-empíricos. Exacta, 12(3), 257–267. https://doi.org/10.5585/exactaep.v12n3.5201

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)