Métodos de avaliação de empreendimentos em tecnologia de informação e inovação: uma análise financeira em condições de incerteza

Autores

  • Charle Ulises De Montreuil Carmona Univerisade Federal de Pernambuco
  • Marcos Felipe Falcão Sobral Univerdidade Federal Rural de Pernambuco
  • Almir Silveira Menelau UFRPE
  • André Marques Cavalcanti Filho UFPE
  • Romilson Marques Cabral Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n1.5384

Palavras-chave:

Avaliação financeira de projetos. Inovação. Simulação Monte Carlo.

Resumo

Neste estudo, analisou-se a melhor forma de avaliar empreendimentos de tecnologia de informação e inovação, considerando que estes são realizados em ambientes de elevada incerteza financeira com resultados difíceis de projetar. Utilizou-se a teoria das opções reais, mais recomendada porque permite capturar as alternativas de flexibilidade do negócio e incorporar o impacto da volatilidade, cujos efeitos não podem ser mensurados pelos métodos de avaliação clássicos. Avaliaram-se as informações sobre a situação financeira das cinco principais empresas globais do setor mencionado, como representantes típicos da área de inovação que realizam projetos e empreendimentos em condições de alto risco negocial, cujo estudo, contudo, pode ser estendido a outros negócios. Analisou-se a evolução dos preços das ações, que definem o valor de mercado dessas empresas, utilizando a simulação de Monte Carlo, comparando com as trajetórias teóricas de preços e suas principais distorções. Finalmente, examinaram-se as principais alternativas flexíveis que favorecem a metodologia proposta e as principais limitações do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charle Ulises De Montreuil Carmona, Univerisade Federal de Pernambuco

Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências Administrativas, do Programa de Pós-graduação em Administração (PROPAD) e do Mestrado Profissional em Gestão Pública (MGP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Realizou estudos de Pós-Doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign, USA. Possui Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção, com ênfase em Finanças e Análise de Investimentos, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); e graduação em Engenharia Industrial pela Universidade de Lima, Perú. É vice-coordenador do Mestrado Profissional em Gestão Pública (MGP/UFPE), também coordena o Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos (NEFI/UFPE) e integra o grupo de pesquisa Complexidade & Organizações (UFPB). Tem realizado supervisões a nível pós-doutoral. Experiência na área de Finanças, com ênfase principalmente nos seguintes temas: Gerenciamento de Risco, Microfinanças e Mercado de Capitais.

Marcos Felipe Falcão Sobral, Univerdidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Engenharia de Produção, pela UFPE (2012), mestre Engenharia de Produção também pela UFPE (2008) e especialista em Gestão da Capacidade Humana nas Organizações, pela Universidade de Pernambuco/FCAP (2004). Foi funcionário efetivo do Sistema Petrobrás, onde exerceu cargos gerenciais de quarto nível (Supervisor Administrativo) e, interinamente, de terceiro nível (Gerente de Centro Operativo). Atualmente é Professor Adjunto da UFRPE (Departamento de Administração). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Logística, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Estratégia Empresarial.

Almir Silveira Menelau, UFRPE

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1972), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1977) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993). Atualmente é professor da UFRPE Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da produção;Mercado de Produtos Agricolas; Política do Governo, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado, comunicação cientifica, ação do estado, competitividade e produtividade agricola. É representante da Revista de Política Agrícola (RPA), publicação da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, em Pernambuco.

André Marques Cavalcanti Filho, UFPE

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, deficientes visuais, arranjos produtivos, inteligência corporativa e tecnologia da informação, desenvolvimento dirigido por modelos, interação humano computador e gestão de sistemas de transportes. Os atuais trabalhos estão dedicados a pequisa da acessibilidade e mobilidade de pessoas com deficiência no transporte público.

Romilson Marques Cabral, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia - Núcleo de Pós-graduação em Administração (2007). Mestrado em Administração e Comunicação Rural. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), e Atualmente é professor Adjunto IV pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em empreendedorismo e inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: intenções empreendedoras, capacitação,e aprendizagem em empresas Difusão, Adoção da Inovação; Inovações Sociais e empreendedorismo em áreas de aglomeração industrial e em atividades agroindustriais. Atualmente, além das atividades acadêmicas, exerce a função de Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Downloads

Publicado

23.09.2015

Como Citar

Carmona, C. U. D. M., Falcão Sobral, M. F., Silveira Menelau, A., Cavalcanti Filho, A. M., & Marques Cabral, R. (2015). Métodos de avaliação de empreendimentos em tecnologia de informação e inovação: uma análise financeira em condições de incerteza. Exacta, 13(1), 132–141. https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n1.5384

Edição

Seção

Artigos