Análise da qualidade do ar interno sob a abordagem da manutenção preditiva e da inovação

Autores

  • André Marques Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco
  • André Marques Cavalcanti filho UFPE PROPAD
  • Gustavo Passos Fortes SEBRAE ALI
  • Janaína Karla de Souza Neto SEBRAE ALI
  • Leydiana de Sousa Pereira UFPE DCA

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n1.5259

Palavras-chave:

Climatização. Inovação. Qualidade do ar interior. Manutenção preditiva.

Resumo

A qualidade do ar em interiores tem influência direta no bem-estar das pessoas que ocupam ou transitam nesses locais. A climatização surge da necessidade em oferecer condições de conforto para seus ocupantes, bem como dispor de sistemas que os protejam de impurezas contidas no ar. Em alguns ambientes com climatização artificial, os ocupantes podem desenvolver enfermidades, como: fadiga, infecções, irritação nos olhos e mucosas, náuseas, tonturas etc. Estes sintomas caracterizam, segundo a OMS, a “Síndrome do Edifício Doente”. Este artigo, por uma metodologia descritiva e exploratória, trata da avaliação da qualidade do ar interior, indicando a manutenção preditiva e seus aspectos de inovação como minimizadores dos agentes causadores de enfermidades que podem desenvolver-se nesses ambientes. Para tal, analisaram-se dez clientes de uma empresa especializada em climatização. Como resultado, encontraram-se inconformidades em alguns aspectos analisados, possibilitando a confecção de um plano de ação para adequação aos parâmetros legais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Marques Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

É Professor do Departamento de Ciências Administrativas da UFPE, possui doutorado em Eng. Elétrica pela UFPE. Suas áreas de pesquisa estão associadas a pesquisa operacional, manutenção, processos decisórios. Trabalhou por vários anos em empresa multinacional em atividades de planejamento e projetos de soluções de telecomunicações

André Marques Cavalcanti filho, UFPE PROPAD

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, deficientes visuais, arranjos produtivos, inteligência corporativa e tecnologia da informação, programação paralela, programação de sistemas em C/C++ e mecânica computacional.

Gustavo Passos Fortes, SEBRAE ALI

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Tem experiência na área de Administração, no setor Comercial e Financeiro, empreendedorismo e Inovação. Foi membro efetivo da Empresa Junior de Administração de Sergipe durante toda a graduação, atuando como Diretor Presidente na gestão de 2008. Posteriormente atuou por 2 anos no mercado imobiliário no setor comercial e financeiro de uma construtora. Recentemente atuou em campo como Agente Local de Inovação, como bolsista CNPq no Programa ALI do SEBRAE-PE. Interesse em pesquisa no tema Empreendedorismo e Estrategias empresariais.

Janaína Karla de Souza Neto, SEBRAE ALI

Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2010). Especialista em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2013). Desenvolve atividades junto ao SEBRAE como Agente de Inovação.

Leydiana de Sousa Pereira, UFPE DCA

l Aluna do curso de graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua diretamente na área de Administração e planejamento de sistemas de produção, gestão da informação e no dimensionamento da qualidade no segmento dos serviços.

Downloads

Publicado

25.08.2015

Como Citar

Cavalcanti, A. M., Cavalcanti filho, A. M., Passos Fortes, G., de Souza Neto, J. K., & de Sousa Pereira, L. (2015). Análise da qualidade do ar interno sob a abordagem da manutenção preditiva e da inovação. Exacta, 13(1), 45–54. https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n1.5259

Edição

Seção

Artigos