A linguagem da matemática
DOI:
https://doi.org/10.5585/exacta.v1i0.525Palavras-chave:
atividades, processos, métodos, programa, experimentação.Resumo
O pensamento de que um programa educacional não pode ser levado a efeito sem o material apropriado de instrução é comumente aceito nos dias atuais. Sabemos que é necessário o aluno ter, inicialmente, um fundo de idéias, de pensamentos quantitativos, para receber, depois, os símbolos abstratos que os representam. Iniciar o aluno no trabalho matemático abstratamente tem sido a origem de muita frustração, desgosto, perda de autoconfiança. Mais que isso, perdemos a oportunidade de ajudar, guiar, levar o aluno a pensar. Decorando as regras de matemática, ele não tem necessidade de pensar, mas descobrindo e verificando essas regras, cria o hábito da observação, do cuidado meticuloso, do pensamento real. Neste artigo, exploramos o tema, sugerindo alguns métodos e técnicas para o aprendizado da Matemática. Outras técnicas poderão ser criadas de acordo com as necessidades dos alunos e os objetivos a serem atingidos.Downloads
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Publicado
22.12.2003
Como Citar
Mendes, J. R. (2003). A linguagem da matemática. Exacta, 1, 123–128. https://doi.org/10.5585/exacta.v1i0.525
Edição
Seção
Artigos