Financiamento do ciclo operacional no setor de distribuição de gás natural canalizado do nordeste brasileiro

Autores

  • George Wandermont Almeida dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Carlos André de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Lieda Amaral de Souza Universidade do Minho
  • Walid Abbas El-Aouar Universidade Potiguar
  • Laís Karla da Silva Barreto Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n3.6363

Palavras-chave:

Capital de giro. Ciclo operacional e financeiro. Desempenho operacional. Modelo de Fleuriet. Empresas de gás natural.

Resumo

 

Atualmente, o monitoramento endógeno das atividades operacionais parece imprescindível para a rentabilidade das entidades. O setor de distribuição de gás natural canalizado – caracterizado pelo alto giro dos ativos – necessita de vultosos desembolsos em seu processo de distribuição, o que pode comprometer o seu desempenho e a sua capacidade de expansão. Assim, neste estudo, objetivou-se verificar como as empresas desse setor do nordeste brasileiro financiam suas atividades operacionais. Para isso, foi realizada pesquisa exploratória multicaso em três Estados da região estudada. Os resultados mostraram que, dentre as entidades estudadas, uma financia praticamente todas as suas atividades a partir de fontes de recursos operacionais – desempenho dado como ideal; as demais, apesar de, posteriormente, em uma análise complementar, também se mostrarem com situação financeira sólida, realizaram aportes para uso operacional com recursos de outras fontes (passivo não cíclico e/ou errático) denominadas pelo modelo dinâmico de Fleuriet, que norteou este trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Wandermont Almeida dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Potiguar; Auditor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Reitoria. Rua Doutor Nilo Bezerra Ramalho - 1692, Tirol, 59015-300 – Natal, Rio Grande do Norte, Brasil; Fone: (84) 4005-9840.

Carlos André de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Potiguar; Economista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Reitoria. Rua Doutor Nilo Bezerra Ramalho - 1692, Tirol, 59015-300 – Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Lieda Amaral de Souza, Universidade do Minho

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Doutoranda em Tecnologia e Sistemas de Informações pela Universidade do Minho – Portugal; Pesquisadora e Professora do Programa do Mestrado em Administração da Universidade Potiguar. Endereço: Av. Engenheiro Roberto Freire – 1684, Capim Macio, 59.082-902 – Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Walid Abbas El-Aouar, Universidade Potiguar

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Professor titular e Coordenador do Programa do Mestrado em Administração da Universidade Potiguar. Endereço: Av. Engenheiro Roberto Freire – 1684, Capim Macio, 59.082-902 – Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Laís Karla da Silva Barreto, Universidade Potiguar

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Professora do Programa do Mestrado em Administração da Universidade Potiguar. Endereço: Av. Engenheiro Roberto Freire – 1684, Capim Macio, 59.082-902 – Natal, Rio Grande do Norte, Brasil; Fone: (84) 3216-8616.

Downloads

Publicado

30.09.2016

Como Citar

Almeida dos Santos, G. W., de Oliveira, C. A., de Souza, L. A., El-Aouar, W. A., & da Silva Barreto, L. K. (2016). Financiamento do ciclo operacional no setor de distribuição de gás natural canalizado do nordeste brasileiro. Exacta, 14(3), 367–384. https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n3.6363

Edição

Seção

Artigos