A influência da gestão da diversidade na produtividade em organizações do ramo da construção civil

Autores

  • Pablo Marlon Medeiros da Silva Universidade Potiguar
  • Manoel Pereira da Rocha Neto Universidade Potiguar
  • Lydia Maria Pinto Brito Universidade Potiguar
  • Laís Karla da Silva Barreto Universidade Potiguar
  • Fernanda Fernandes Gurgel UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n1.6196

Palavras-chave:

Diversidade, organizações, construção civil

Resumo

Esse artigo tem como objetivo investigar a gestão da diversidade em organizações da construção civil na cidade de Mossoró (RN). Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando o instrumento de coleta de dados composto por dois roteiros de entrevistas semiestruturadas aplicada a seis gerentes de RH e doze profissionais da área operacional em seis organizações da construção civil, sendo submetida à análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a presença de diversidades étnico-raciais, religiosas, de gênero, pessoas mais jovens e relacionadas também à experiência profissional, escolaridade, e profissionais contratados de outras localidades estavam no quadro funcional de todas as organizações pesquisadas. A diversidade trouxe efeitos positivos, como o aprendizado, a criatividade, o compartilhamento de experiências e a inovação, mas também revelou seus desafios, como conflitos referentes à idade, orientação sexual, religião, experiência profissional, gênero e origem geográfica; desrespeito, isolamento, resistência à mudança, absenteísmo e insatisfação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Marlon Medeiros da Silva, Universidade Potiguar

Mestre em Administração pela Universidade Potiguar

Manoel Pereira da Rocha Neto, Universidade Potiguar

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar.

Lydia Maria Pinto Brito, Universidade Potiguar

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora dos Mestrados Profissionais em Administração e Psicologia Organizacional e do Trabalho da Universidade Potiguar.

Laís Karla da Silva Barreto, Universidade Potiguar

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar.

Fernanda Fernandes Gurgel, UFRN

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA/UFRN) e pesquisadora associada do grupo de pesquisa Inter-ação Pessoa-Ambiente (UFRN).

Downloads

Publicado

10.05.2016

Como Citar

Medeiros da Silva, P. M., da Rocha Neto, M. P., Pinto Brito, L. M., da Silva Barreto, L. K., & Gurgel, F. F. (2016). A influência da gestão da diversidade na produtividade em organizações do ramo da construção civil. Exacta, 14(1), 109–126. https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n1.6196

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)