Um roteiro para facilitar o ensino e o aprendizado na elaboração de projetos conceituais de bancos de dados

Autores

  • José Ferreira Prata UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v4i1.660

Palavras-chave:

Banco de dados. Ensino. Modelagem. Projeto. Roteiro-padrão.

Resumo

Este artigo propõe o estabelecimento de um roteiro-padrão para elaboração de modelos conceituais de bancos de dados orientados a objetos ou relacionais. Este roteiro pode ser aplicado tanto no meio profissional, para o desenvolvimento de projetos de bancos de dados, quanto no meio acadêmico, para o ensino desses projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ferreira Prata, UNINOVE, São Paulo

Mestre em Engenharia de Computação – Mackenzie; Professor na graduação – FSL-SP/Uninove/Unisa.

Downloads

Publicado

12.03.2008

Como Citar

Prata, J. F. (2008). Um roteiro para facilitar o ensino e o aprendizado na elaboração de projetos conceituais de bancos de dados. Exacta, 4(1), 113–122. https://doi.org/10.5585/exacta.v4i1.660

Edição

Seção

Artigos