Impacto econômico para atender a legislação ambiental em indústrias químicas

Autores

  • Margareth Aparecida Moraes Universidade Feevale
  • Vanessa Theis Universidade Feevale
  • Dusan Schreiber Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n2.6601

Palavras-chave:

Custos ambientais. Gestão Ambiental. Indústrias químicas.

Resumo

Neste trabalho, tem-se por objetivo mensurar e avaliar os impactos econômicos de três organizações industriais do setor químico, localizadas na Região Metropolitana de Porto Alegre, RS, em decorrência da sua adequação às normas ambientais vigentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, com os gestores das unidades de análise, a fim de entender a percepção destes sobre o universo organizacional.Com base nas vertentes teóricas que serviram de embasamento para as análises realizadas, contatou-se que tanto os ativos como os passivos ambientais estão incorporados no dia a dia da organização, podendo levá-la ao sucesso ou à perda de sua credibilidade no mercado atuante. Contudo, entre os entrevistados, constatou-se que persiste, nas empresas nas quais atuam, a ideia de que os investimentos ambientais não trazem retorno financeiro às firmas. Assim, é relevante disseminar o conhecimento de que as ações ambientais das empresas são incorporadas a sua imagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margareth Aparecida Moraes, Universidade Feevale

Mestre em Qualidade Ambiental, Pós-Graduada em Auditoria e Perícia e Bacharel em Ciências Contábeis, todos pela Universidade FEEVALE. Atualmente atua como docente na mesma instituição de ensino.

Vanessa Theis, Universidade Feevale

Doutoranda do PPG em Qualidade Ambiental na Universidade Feevale.

Dusan Schreiber, Universidade Feevale

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Qualidade Ambiental e graduação em Administração da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

13.07.2017

Como Citar

Moraes, M. A., Theis, V., & Schreiber, D. (2017). Impacto econômico para atender a legislação ambiental em indústrias químicas. Exacta, 15(2), 171–186. https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n2.6601

Edição

Seção

Artigos