A gestão do conhecimento e a segurança no trabalho: análise em uma montadora

Autores

  • Jorge Muniz Jr. Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Marcelo Miguel Cruz unesp
  • Mariana Oliveira Alves da Fontes unesp
  • Guilherme Braga Aguiar De Maria Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Graziela Paiva Cunha unesp

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n1.6727

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento. Montadora. Segurança.

Resumo

Neste trabalho, analisa-se a relação entre compartilhamento do conhecimento, segurança e clima organizacional por meio da aplicação de escala de pesquisa em 30 operários de logística de uma empresa montadora automotiva. Normalmente, a multidisciplinaridade traz dificuldades no estabelecimento de relações de causa e efeito e, por isso, apresenta-se como uma oportunidade de pesquisa a ser aplicada nas organizações. A amostra de respondentes foi composta por operários da equipe de logística (mão de obra direta), pois apesar de prestarem um serviço de apoio à produção, se comportam de maneira semelhante à mão de obra direta alocada na linha de montagem. A confiabilidade do questionário foi validada por meio do cálculo do alfa de Cronbach. Evidenciou-se que mais da metade dos respondentes não avaliaram o clima organizacional atual da empresa como positivo, mas valorizaram compartilhamento do conhecimento e segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Muniz Jr., Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico (CNPq DT-2), Coordenador do curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da UNESP (Universidade Estadual Paulista), Editor Chefe do Production Journal, pesquisador do Departamento de Produção no campus de Guaratinguetá. Livre-docente em Gestão da Produção pela UNESP (2015), Doutor em Engenharia pela UNESP (2007) tendo Tese premiada pela ABEPRO, Mestre em Engenharia de Produção pela USP (1995) com distinção, e graduação em Engenharia Mecânica pela UNESP (1990). Exerceu atividades na indústria automotiva, onde trabalhou como engenheiro e executivo, no cargo de Gerente de Qualidade da FORD. Trabalha com os seguintes temas: Gestão do Conhecimento em Sistemas Produtivos, Gestão da Produção e Qualidade, Pensamento Enxuto. Obteve Prêmio de Incentivo à Inovação, Trabalho e Educação Corporativa - Categoria Inovação do Trabalho no Mundo Contemporâneo pela Associação Nacional de Inovação, Trabalho e Educação Corporativa (2010).

Marcelo Miguel Cruz, unesp

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV/RJ - Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência nas áreas de Engenharia de Produção, Gestão Industrial, Supply Chain, Projetos de Embalagens Industriais e Gestão de Projetos.

Mariana Oliveira Alves da Fontes, unesp

Mestranda em Engenharia de Produçao pela UNESP Guaratinguetá. Especialista em Logística Empresarial (2012) e Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008). Atuou como professora da Associaçäo Educacional Dom Bosco e do SENAC RJ. Atualmente é Engenheira de Logística na empresa Nissan do Brasil. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Logística, Pesquisa Operacional e Simulação.

Guilherme Braga Aguiar De Maria, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

ossui graduação em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário da FEI (2006). Atualmente é Coordenador de Logística na fábrica da Nissan em Resende, na qual liderou o escopo de logística no projeto de construção da fábrica. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, com ênfase na aplicação de modelagem matemática em problemas reais durante toda experiência profissional.

Graziela Paiva Cunha, unesp

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Mecânica.

Downloads

Publicado

27.03.2017

Como Citar

Muniz Jr., J., Cruz, M. M., Fontes, M. O. A. da, Maria, G. B. A. D., & Cunha, G. P. (2017). A gestão do conhecimento e a segurança no trabalho: análise em uma montadora. Exacta, 15(1), 125–136. https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n1.6727

Edição

Seção

Artigos