A relação da escola estratégica de aprendizado e da escola cultural com processos de produção de software ágil

Autores

  • Camilo César Perucci UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - UNIMEP / PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - PPGEP
  • Fernando Celso de Campos UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n3.6728

Palavras-chave:

Aprendizado organizacional. Cultura organizacional. Escola Estratégica do Aprendizado. Escola Estratégica Cultural. Processo de desenvolvimento de software.

Resumo

Produção de software é uma atividade complexa que necessita de um método adequado. A evolução de métodos e a adoção de novas práticas são constantes em disciplinas relacionadas à engenharia de software. Os métodos ágeis são utilizados em projetos desenvolvidos para tornar a produção mais eficiente, econômica e de qualidade. As características coletivas e colaborativas dos métodos ágeis indicam uma relação com a escola estratégica de aprendizado e a cultural. Para identificar outras relações e contribuições dessas escolas estratégicas para o aprimoramento do paradigma ágil, nesta pesquisa, apresenta-se uma revisão sistemática de literatura e analisam-se trabalhos que relacionam os temas. Evidenciou-se que o tema é atual e discutido mundialmente, destacando-se a importância de gestão de conhecimento como apoio ao processo de implantação de métodos ágeis. Identificaram-se também outras relações com a escola estratégica de aprendizado e a cultural, como as características incremental e evolutiva, adaptação a mudanças e integração da equipe de projeto. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilo César Perucci, UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - UNIMEP / PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - PPGEP

Analista de Sistemas de Informação, Especialista em Gestão de Projetos e Engenharia de Software, docente ensino superior e discente do programa de Mestrado em Engenharia de Produção - UNIMEP.

Fernando Celso de Campos, UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - UNIMEP

Doutor em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). Mestre em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (ICMSC-USP). Mestre em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP.

Downloads

Publicado

29.09.2017

Como Citar

Perucci, C. C., & Campos, F. C. de. (2017). A relação da escola estratégica de aprendizado e da escola cultural com processos de produção de software ágil. Exacta, 15(3), 394–406. https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n3.6728

Edição

Seção

Artigos