Outsourcing nas atividades de desenvolvimento de novos produtos: o caso da Volkswagen do Brasil

Autores

  • Rogério Alves Pereira Centro Universitário da FEI
  • Gabriela Scur Centro Universitário da FEI
  • Flavia Consoni Mello Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n2.6872

Palavras-chave:

Custos de transação desenvolvimento de novos produtos. Subcontratação. Visão baseada em recursos. Volkswagen.

Resumo

Neste artigo, objetivou-se compreender as razões pelas quais uma subsidiária brasileira da indústria automobilística subcontrata suas atividades de desenvolvimento de novos produtos e descrever os fatores que afetam esta decisão. As análises foram conduzidas à luz da resource-based view e da teoria dos custos de transação. Realizou-se um estudo de caso qualitativo na empresa Volkswagen do Brasil, com entrevistas presenciais. Verificou-se que há dois tipos de subcontratação: serviços de engenharia e desenvolvimento de produto. O primeiro ocorre quando a montadora fica responsável pelo equipamento, risco e retrabalho; e o segundo, quando um conjunto de tarefas é subcontratado. Assim, o fornecedor é responsável pelo equipamento, além dos riscos financeiros e de retrabalho. As razões para a subcontratação são decorrentes da ausência, tanto de recursos, que são estratégicos, quanto de capacidade técnica para desempenhar determinadas atividades, além de busca por redução de custos e mão de obra. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Alves Pereira, Centro Universitário da FEI

Mestre em Eng. Mecânica (ênfase em eng. de produção) pela FEI. Gerente de estamparia na Volkswagen do Brasil (planta Anchieta)

Gabriela Scur, Centro Universitário da FEI

Professora e pesquisadora do programa de pós-graduação em engenharia mecânica (ênfase em eng. de produção) do Centro Universitário da FEI.

Flavia Consoni Mello, Unicamp

Professora e pesquisadora do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Downloads

Publicado

13.07.2017

Como Citar

Pereira, R. A., Scur, G., & Mello, F. C. (2017). Outsourcing nas atividades de desenvolvimento de novos produtos: o caso da Volkswagen do Brasil. Exacta, 15(2), 287–302. https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n2.6872

Edição

Seção

Artigos