Análise do fluxo do conhecimento em setor de projetos em uma instituição de ensino superior pública
DOI:
https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n4.6977Palavras-chave:
gGestão do Conhecimento. Mapeamento de Processo. Manual de Procedimentos.Resumo
A pesquisa objetiva apresentar uma análise do processo de implantação da Gestão do Conhecimento em setor administrativo de uma Instituição de Ensino Superior Pública, culminando na proposição de procedimentos e ferramentas aplicáveis pela Gestão do Conhecimento que possam criar valor e promover melhorias nos processos de desenvolvimento de projetos. A metodologia adotada consistiu tanto de uma pesquisa bibliográfica no portal de periódicos, para identificação de referências para embasar o desenvolvimento, direcionamento e vínculos da pesquisa, quanto da aplicação de um survey para levantar a experiência real do cotidiano e identificação de parâmetros que direcionam a construção de manuais de procedimentos relacionados ao desenvolvimento de projetos em arquitetura. Como resultado, verificou-se que as mudanças propostas contribuem com a melhoria dos fluxos dos processos, e as práticas identificadas e adotadas colaboram para o início da gestão do conhecimento no setor estudado.