Análise das estratégias de ganho de margem bruta em uma distribuidora de medicamentos
DOI:
https://doi.org/10.5585/exactaep.v16n2.7361Palavras-chave:
Margem Bruta. Margem de Contribuição. Distribuidora de Medicamentos.Resumo
Esta pesquisa objetivou apresentar quais meios uma empresa do ramo de distribuição de medicamentos adota para melhorar o desempenho da Margem de Contribuição (MC) ou Bruta (MB) de suas vendas. A metodologia foi dividida em quatro partes, qual parte da contextualização seguida da coleta e análise dos dados, em meio ao aprofundamento do conhecimento das estratégias adotadas, sejam estas de marketing, distribuição ou financeiras até a visualização da projeção de ganhos e vantagens e desvantagens da adoção. A pesquisa concluiu que as estratégias que a empresa adotou foram Cesta de Produtos e Sugestão de Mix, ambas com o foco em gerar ganhos de MB impulsionando as vendas dos produtos que tem um perfil de alta margem. De forma conjunta, com variações positivas de até 1,5%, a empresa está garantindo seus ganhos principais de margem e ainda conseguindo obter ganhos em faturamento de até 12%.
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