Modelos matemáticos para programação do sistema cross docking com múltiplas docas
DOI:
https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.19561Palavras-chave:
Cross docking, Flow shop híbrido, Sequenciamento de caminhões, Programação linear inteira mista.Resumo
Este trabalho foi motivado pela necessidade de contribuir com a distribuição eficiente de produtos ao longo da cadeia de suprimentos e propor uma ferramenta de gestão capaz de reduzir o elevado tempo de fluxo dos veículos nos centros de distribuição das empresas. Portanto, esse artigo se propõe principalmente a criar modelos que sequenciem de forma eficiente a entrada e saída de veículos do centro cross docking, consolidando as principais restrições não consideradas de forma conjunta anteriormente e minimizando o resultado de um dos principais indicadores nas organizações logísticas: o tempo de permanência dos veículos. Com o intuito de melhorar a eficiência computacional dos modelos propostos, realiza-se de forma complementar o estudo das variáveis e parâmetros envolvidos na programação linear inteira mista propondo opções para a redução do tempo de execução. Os modelos apresentados são baseados em variáveis de alocação considerando restrições de múltiplas docas. A experimentação computacional foi realizada por meio de um conjunto de 160 problemas-testes e os resultados evidenciaram que a diferença entre os veículos de carga e descarga alocados no dia consegue melhor explicar a variação dos resultados do que as atribuições de variáveis isoladas.
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