Modelos matemáticos para programação do sistema cross docking com múltiplas docas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.19561

Palavras-chave:

Cross docking, Flow shop híbrido, Sequenciamento de caminhões, Programação linear inteira mista.

Resumo

Este trabalho foi motivado pela necessidade de contribuir com a distribuição eficiente de produtos ao longo da cadeia de suprimentos e propor uma ferramenta de gestão capaz de reduzir o elevado tempo de fluxo dos veículos nos centros de distribuição das empresas. Portanto, esse artigo se propõe principalmente a criar modelos que sequenciem de forma eficiente a entrada e saída de veículos do centro cross docking, consolidando as principais restrições não consideradas de forma conjunta anteriormente e minimizando o resultado de um dos principais indicadores nas organizações logísticas: o tempo de permanência dos veículos. Com o intuito de melhorar a eficiência computacional dos modelos propostos, realiza-se de forma complementar o estudo das variáveis e parâmetros envolvidos na programação linear inteira mista propondo opções para a redução do tempo de execução. Os modelos apresentados são baseados em variáveis de alocação considerando restrições de múltiplas docas. A experimentação computacional foi realizada por meio de um conjunto de 160 problemas-testes e os resultados evidenciaram que a diferença entre os veículos de carga e descarga alocados no dia consegue melhor explicar a variação dos resultados do que as atribuições de variáveis isoladas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorrany Guilherme Santos, Universidade Federal de Goiás

Pesquisadora da Área de Pesquisa Operacional

Hélio Yochihiro Fuchigami, Universidade Federal de Goiás

Pesquisa Operacional

Referências

Apte, U. M., & Viswanathan, S. (2000). Effective cross docking for improving distribution efficiencies. International Journal of Logistics, 3(3), 291-302.

Arabani, A. B., Ghomi, S. F., & Zandieh, M. (2011). Meta-heuristics implementation for scheduling of trucks in a cross-docking system with temporary storage. Expert systems with Applications, 38(3), 1964-1979.

Bowersox, D. J., Closs, D. J., Cooper, M. B., & Bowersox, J. C. (2013). Gestão logística da cadeia de suprimentos. AMGH Editora.

Boysen, N. (2010). Truck scheduling at zero-inventory cross docking terminals. Computers & Operations Research, 37(1), 32-41.

Boysen, N., Fliedner, M., & Scholl, A. (2010). Scheduling inbound and outbound trucks at cross docking terminals. OR spectrum, 32(1), 135-161.

BRASIL, Lei 13.103/15. Lei do motorista. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13103.htm>. Acesso em 08 fev.2020

Chen, F., & Lee, C. Y. (2009). Minimizing the makespan in a two-machine cross-docking flow shop problem. European Journal of Operational Research, 193(1), 59-72.

Chen, F., & Song, K. (2009). Minimizing makespan in two-stage hybrid cross docking scheduling problem. Computers & Operations Research, 36(6), 2066-2073.

Conceição, S. V., & Quintão, R. T. (2004). Evaluation of the logistic performance of Brazil's soft drink supply chain. Gestão & Produção, 11(3), 441-453.

Dulebenets, M. A. (2018). A comprehensive evaluation of weak and strong mutation mechanisms in evolutionary algorithms for truck scheduling at cross-docking terminals. IEEE Access, 6, 65635–65650.

Felfel, H., Ayadi, O., & Masmoudi, F. (2016). Multi-objective stochastic multi-site supply chain planning under demand uncertainty considering downside risk. Computers & Industrial Engineering, 102, 268–279

Fonseca, G. B.; Nogueira, T. H.; Ravetti, M. G. (2019). A hybrid Lagrangian metaheuristic for the cross-docking flow shop scheduling problem. European Journal of Operational Research, v. 275, n. 1, p. 139-154.

Forouharfard, S., & Zandieh, M. (2010). An imperialist competitive algorithm to schedule of receiving and shipping trucks in cross-docking systems. The International Journal of Advanced Manufacturing Technology, 51(9-12), 1179-1193.

Gaudioso, M., Monaco, M. F., & Sammarra, M. (2021). A Lagrangian heuristics for the truck scheduling problem in multi-door, multi-product Cross-Docking with constant processing time. Omega, 101, 102255.

Larbi, R., Alpan, G., Baptiste, P., & Penz, B. (2011). Scheduling cross docking operations under full, partial and no information on inbound arrivals. Computers & Operations Research, 38(6), 889-900.

Luo, H., Yang, X., & Wang, K. (2019). Synchronized scheduling of make to order plant and cross-docking warehouse. Computers & Industrial Engineering, 138, Article 106108.

Nogueira, T. H., Coutinho, F. P., Ribeiro, R. P., & Ravetti, M. G. (2020). Parallel-machine scheduling methodology for a multi-dock truck sequencing problem in a crossdocking center. Computers & Industrial Engineering, Article 106391.

Shahmardan, A., & Sajadieh, M. S. (2020). Truck scheduling in a multi-door cross-docking center with partial unloading–Reinforcement learning-based simulated annealing approaches. Computers & Industrial Engineering, 139, 106134.

Soltani, R., & Sadjadi, S. J. (2010). Scheduling trucks in cross-docking systems: A robust meta-heuristics approach. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, 46(5), 650-666.

Vahdani, B., & Zandieh, M. (2010). Scheduling trucks in cross-docking systems: Robust meta-heuristics. Computers & Industrial Engineering, 58(1), 12-24.

Yan, W. (2014). Heuristics for Truck Scheduling at Cross Docking Terminals (Doctoral dissertation, Concordia University).

Yu, W., & Egbelu, P. J. (2008) Scheduling of inbound and outbound trucks in cross docking systems with temporary storage. European Journal of Operational Research, 184(1), 377-396.

Zheng, F., Pang, Y., Xu, Y., & Liu, M. (2020). Heuristic algorithms for truck scheduling of cross-docking operations in cold-chain logistics. International Journal of Production Research, 1-22.

Downloads

Publicado

22.09.2023

Como Citar

Santos, L. G., & Fuchigami, H. Y. (2023). Modelos matemáticos para programação do sistema cross docking com múltiplas docas. Exacta, 21(3), 690–710. https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.19561

Edição

Seção

Artigos