Governança colaborativa nas redes do programa nacional de alimentação escolar
DOI:
https://doi.org/10.5585/2023.23135Palavras-chave:
Alimentação Escolar, Redes, Governança Colaborativa, Estrutura, Programa Nacional de Alimentação EscolarResumo
O trabalho investiga como ocorre a moderação da governança colaborativa (G.C.) para a organização das redes (O.R.) do Programa Nacional de Alimentação Escolar nos municípios de Cubatão-SP e Itanhaém-SP. O PNAE é uma rede complexa, com tarefas de especialidades entre vários atores, com importância social e econômica para os municípios. Para investigar o tema foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva, explicativa e comparativa. Coletaram-se dados de fontes secundárias e entrevistas com roteiro estruturado, construído a partir dos indicadores de G.C. e O.R. Os dados permitem afirmar o benefício do avanço no conhecimento sobre a moderação da G.C. na O.R., já que surgiram exemplos de ajustes de regras e normas na rede. O benefício metodológico é a oferta de uma matriz de indicadores que se mostrou operacional e confiável.
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