Reflexões sobre simetria em dois contextos: matemática e física

Autores

  • Suzete Geraldi Montenegro Perrotta Faculdade de Engenharia São Paulo e UNINOVE
  • Ana Paula Jahn PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v1i0.526

Palavras-chave:

simetria, reflexão, transferência de conhecimentos.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar as estratégias e procedimentos adotados por professores de Matemática e/ou Física do Ensino Médio, quando da resolução de questões sobre simetria axial e reflexão em espelhos planos. Para tal, foram aplicados questionários que exploravam situações de simetria em contextos matemáticos e físicos. Os resultados mostraram que as estratégias adotadas pelos grupos podem variar de acordo com o contexto (matemático ou físico), ainda que as situações propostas sejam análogas, do ponto de vista dos conhecimentos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzete Geraldi Montenegro Perrotta, Faculdade de Engenharia São Paulo e UNINOVE

Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP; Professora de Física na Faculdade de Engenharia São Paulo e de Matemática na UNINOVE

Ana Paula Jahn, PUC/SP

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Joseph Fourier (Grenoble, França); Professora do curso de pós-graduação em Educação Matemática na PUC-SP

Downloads

Publicado

22.12.2003

Como Citar

Perrotta, S. G. M., & Jahn, A. P. (2003). Reflexões sobre simetria em dois contextos: matemática e física. Exacta, 1, 129–138. https://doi.org/10.5585/exacta.v1i0.526

Edição

Seção

Artigos