A metodologia criativa TRIZ analisada por meio de um estudo em patentes

Autores

  • Alexsandro Cardoso Carvalho Universidade Nove de Julho
  • Jailson Souza de Jesus UNINOVE
  • Luc Quonian UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n4.6583

Palavras-chave:

Criatividade. Inovação. Invenção. Patentes. TRIZ.

Resumo

Este artigo aborda a criatividade como metodologia, especificamente a Teoria da Solução Inventiva de Problemas (TRIZ). Nesta pesquisa exploratória suportada por uma análise de patentes, realizamos análises quantitativas e qualitativas sobre essas patentes objetivando identificar como a TRIZ é utilizada na inovação tecnológica e especificamente a existência de contribuições inovadoras à TRIZ. Analisamos 57 documentos de patentes disponíveis na base Espacenet e, depois de separados, filtrados e normalizados, restaram 27 documentos. Estes foram resumidos e agrupados em categorias e analisados do ponto de vista de país de origem, palavras mais utilizadas, por ano de depósito e applicant. Após análise dos resultados, identificamos a TRIZ como uma importante metodologia de suporte ao processo inventivo e verificamos o esforço de interação da TRIZ com outras metodologias de apoio à criatividade. Também encontramos atualizações na TRIZ referentes ao uso da base de patentes, clusterização de princípios inventivos e soluções de matriz nula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsandro Cardoso Carvalho, Universidade Nove de Julho

Mestrando em administração - PPGA/UNINOVE

Jailson Souza de Jesus, UNINOVE

Mestre em administração pela UNINOVE.

Luc Quonian, UNINOVE

Livre docente em Ciências da Informação e da Comunicação na Université Aix Marseille III, Marseille, França. Professor Visitante no PPGA da UNINOVE.

Downloads

Publicado

21.12.2016

Como Citar

Carvalho, A. C., de Jesus, J. S., & Quonian, L. (2016). A metodologia criativa TRIZ analisada por meio de um estudo em patentes. Exacta, 14(4), 579–592. https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n4.6583

Edição

Seção

Artigos