Perfil Socioeconômico dos Consumidores de Restaurantes em Relação À Valorização de Produtos Orgânicos: Uma Análise Comparativa

Autores

  • Belquis Oliveira Meireles Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Solange Maria Debastiani Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Geysler Rogis Flor Bertolini Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jerry Adriani Johann Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v5i1.341

Palavras-chave:

Orgânico. Restaurante. Perfil do Consumidor. Análise Comparativa.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar comparativamente o perfil socioeconômico dos consumidores que valorizam e o dos que não valorizam produtos orgânicos em restaurantes. Para atingir esse propósito, foram entrevistados 392 clientes de dois restaurantes de uma rede de supermercados de grande porte por meio de um questionário estruturado. No que tange à análise cruzada entre o perfil dos consumidores e a valorização dos produtos orgânicos, a pesquisa verificou que: (a) as mulheres valorizam mais os produtos orgânicos do que os homens; (b) quanto maior a escolaridade dos indivíduos analisados, maior a valorização demonstrada por eles a respeito da temática; (c) os consumidores com renda superior a três salários mínimos valorizam mais os produtos orgânicos do que os de renda inferior a esse montante; no entanto, a partir de três salários mínimos, o percentual dessa valorização se mantém; e (d) os consumidores com mais de 40 anos de idade valorizam mais os produtos orgânicos do que os consumidores com menos idade. Ressalta-se que as conclusões apresentadas neste artigo contribuem para a formação do corpo do conhecimento científico acerca dos consumidores de alimentos orgânicos, o que não exclui, contudo, a necessidade de serem consideradas com cautela, uma vez que não permitem inferências que extrapolem a amostra investigada. Como contribuição empírica, esta pesquisa colabora com os restaurantes investigados, pois entender de maneira mais abrangente esse consumidor para melhor servi-lo torna-se um dos aspectos importantes para que os estabelecimentos tenham sucesso.

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Biografia do Autor

Belquis Oliveira Meireles, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Administração na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Gestão das Organizações pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. É Diretora de Planejamento e Administração no Instituto Federal do Paraná - Câmpus Cascavel. Contato: belquis.meireles@ifpr.edu.br

Solange Maria Debastiani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Administração, MBA em Gestão Estratégica e Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. É  Administradora de Negócios na Cia Beal de Alimentos. Contato: sdebastiani@hotmail.com

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Graduação e Especialização em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Rolândia (1998). Atualmente é Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UNIOESTE, campus de Cascavel, é Presidente do Conselho Editorial da Revista Ciências Sociais em Perspectiva, membro do Comitê Gestor Municipal de Cascavel - PR, Avaliador de Cursos (Bacharelados e Cursos Superiores de Tecnologia) do MEC-SINAES/INEP. Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão da Fundação Araucária.

Jerry Adriani Johann, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Engenharia Agrícola pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997); Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (1998); Mestre em Engenharia Agrícola (Sistemas Agroindustriais - Agricultura de precisão e Geoestatística) pela UNIOESTE (2001) e Doutor em Engenharia Agrícola (Planejamento e Desenvolvimento rural sustentável - Sensoriamento remoto) pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2011). Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária na área de Engenharia agrícola com ênfase em Geotecnologias para previsão de safras agrícolas. Docente Adjunto da UNIOESTE dos cursos de pós-graduação em Engenharia Agrícola (PGEAGRI - orientador de mestrado e doutorado), mestrado Profissional em Administração (PPGA - orientador) e mestrado em Ciências Contábeis(PPGC - orientador).

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Publicado

01.04.2016

Como Citar

Meireles, B. O., Debastiani, S. M., Bertolini, G. R. F., & Johann, J. A. (2016). Perfil Socioeconômico dos Consumidores de Restaurantes em Relação À Valorização de Produtos Orgânicos: Uma Análise Comparativa. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 5(1), 33–44. https://doi.org/10.5585/geas.v5i1.341

Edição

Seção

Artigos