Perfil Socio-Económico de los Consumidores de Restaurantes en Relación a la Valoración de Productos Orgánicos: Un Análisis Comparativo

Autores/as

  • Belquis Oliveira Meireles Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Solange Maria Debastiani Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Geysler Rogis Flor Bertolini Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jerry Adriani Johann Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v5i1.341

Palabras clave:

Orgánico, Restaurante, Perfil del Consumidor, Análisis Comparativo.

Resumen

El presente artículo tiene como objetivo analizar comparativamente el perfil socio-económico de los consumidores que valoran y el de los que no valoran productos orgánicos en restaurantes. Para alcanzar este propósito, fueron entrevistados 392 clientes de dos restaurantes de una red de supermercados de gran superficie por medio de un cuestionario estructurado. En lo que respecta al análisis cruzado entre el perfil de los consumidores y la valoración de los productos orgánicos, la encuesta comprobó que: (a) las mujeres valoran más los productos orgánicos que los hombres; (b) cuanto mayor es la escolaridad de los individuos analizados, mayor es la valoración mostrada por ellos con respecto a la temática; (c) los consumidores con renta superior a tres salarios mínimos valoran más los productos orgánicos que los de renta inferior a ese montante; a pesar de que, a partir de tres salarios mínimos, el porcentaje se mantiene; y (d) los consumidores de más de 40 años de edad valoran más los productos orgánicos que los consumidores con menos edad. Se destaca que las conclusiones presentadas en el presente artículo contribuyen para la formación del cuerpo del conocimiento científico sobre los consumidores de alimentos orgánicos, lo que no excluye la necesidad de ser consideradas con precaución, dado que no admiten inferencias más allá de la muestra investigada. Como contribución empírica, este estudio colabora con los restaurantes investigados puesto que, para el éxito de los mismos, es un aspecto fundamental entender de manera más amplia a sus consumidores para así poder servirlos mejor.

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Biografía del autor/a

Belquis Oliveira Meireles, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Administração na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Gestão das Organizações pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. É Diretora de Planejamento e Administração no Instituto Federal do Paraná - Câmpus Cascavel. Contato: belquis.meireles@ifpr.edu.br

Solange Maria Debastiani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Administração, MBA em Gestão Estratégica e Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. É  Administradora de Negócios na Cia Beal de Alimentos. Contato: sdebastiani@hotmail.com

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Graduação e Especialização em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Rolândia (1998). Atualmente é Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UNIOESTE, campus de Cascavel, é Presidente do Conselho Editorial da Revista Ciências Sociais em Perspectiva, membro do Comitê Gestor Municipal de Cascavel - PR, Avaliador de Cursos (Bacharelados e Cursos Superiores de Tecnologia) do MEC-SINAES/INEP. Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão da Fundação Araucária.

Jerry Adriani Johann, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Engenharia Agrícola pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997); Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (1998); Mestre em Engenharia Agrícola (Sistemas Agroindustriais - Agricultura de precisão e Geoestatística) pela UNIOESTE (2001) e Doutor em Engenharia Agrícola (Planejamento e Desenvolvimento rural sustentável - Sensoriamento remoto) pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2011). Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária na área de Engenharia agrícola com ênfase em Geotecnologias para previsão de safras agrícolas. Docente Adjunto da UNIOESTE dos cursos de pós-graduação em Engenharia Agrícola (PGEAGRI - orientador de mestrado e doutorado), mestrado Profissional em Administração (PPGA - orientador) e mestrado em Ciências Contábeis(PPGC - orientador).

Publicado

2016-04-01

Cómo citar

Meireles, B. O., Debastiani, S. M., Bertolini, G. R. F., & Johann, J. A. (2016). Perfil Socio-Económico de los Consumidores de Restaurantes en Relación a la Valoración de Productos Orgánicos: Un Análisis Comparativo. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 5(1), 33–44. https://doi.org/10.5585/geas.v5i1.341