Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil: Uma Revisão Sistemática da Produção Científica Brasileira de 2003 A 2016

Autores

  • Patricia Loch Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Sandra Mara Stocker Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Geysler Rogis Flor Bertolini Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v8i1.13766

Palavras-chave:

Construção civil. Gerenciamento de resíduos. PGRCC. Plano de gerenciamento de resíduos.

Resumo

Objetivo do estudo: Apresentar uma revisão sistemática sobre o plano de gerenciamento de resíduos da construção civil publicadas entre os anos de 2003 e 2016 na área de avaliação de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da Capes com classificação no sistema Qualis nos estratos A1 à C.

Metodologia/abordagem: Esta pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, e caráter exploratório, foi baseada em uma pesquisa bibliográfica e documental realizada nos meses de outubro e novembro de 2016 e analisou 18 estudos que abordaram de algum modo o PGRSCC.

Originalidade/Relevância: Assunto ainda é relativamente novo nas pesquisas científicas brasileiras.

Principais resultados: Todos os artigos selecionados estavam atrelados à sustentabilidade, com ênfase nos impactos nocivos que a atividade causa ao meio ambiente.

Contribuições teóricas/metodológicas: Disseminação da temática no meio acadêmico, social e empresarial.

Conclusão: Mapeamento dos principais enfoques em torno da temática e comportamento das pesquisas no âmbito brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Loch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Cursando Mestrado Profissional em Administração com área de Concentração em Competitividade e Sustentabilidade e linha de pesquisa: Sustentabilidade no Agronegócio, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Graduada em Administração - Bacharelado, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Sandra Mara Stocker, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997), graduação em Informática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1998). Professora adjunto do curso de graduação em Administração e do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Cascavel. Membro do Grupo de Pesquisa: Sustentabilidade no Agronegócio.

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Docente do Mestrado Profissional em Administração, do Mestrado em Contabilidade, do Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável e do curso de Graduação em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão da Fundação Araucária (2013-2015). Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Graduação e Especialização em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Rolândia (1998). Atualmente é Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UNIOESTE, campus de Cascavel, é Presidente do Conselho Editorial da Revista Ciências Sociais em Perspectiva; Líder do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade no Agronegócio; Parecerista Ad Hoc para projetos da Fundação Araucária; membro do Comitê Gestor Municipal de Cascavel - PR, Avaliador de Cursos (Bacharelados e Cursos Superiores de Tecnologia) do MEC-SINAES/INEP e presta assessoria para empresas. Já foi Editor Científico da ComSus Revista Competitividade e Sustentabilidade;e Pró-Reitor de Administração e Finanças na UNIOESTE. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: operações financeiras, gestão ambiental, percepção e agricultura familiar.

Publicado

30.04.2019

Como Citar

Loch, P., Stocker, S. M., & Bertolini, G. R. F. (2019). Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil: Uma Revisão Sistemática da Produção Científica Brasileira de 2003 A 2016. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 8(1), 100–122. https://doi.org/10.5585/geas.v8i1.13766

Edição

Seção

Artigos