Análise de Viabilidade Econômica para Sistemas de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos no Município de Marechal Cândido Rondon – PR

Autores

  • Anderson Giovane Sontag Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Igor Kenji Hilahata Cruz Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Fernanda Paola Butarelli Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Geysler Rogis Flor Bertolini Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.229

Palavras-chave:

Aterro Sanitário, Gestão Pública, Tratamento Térmico.

Resumo

A disposição de resíduos sólidos tem sido um fator crítico na gestão urbana. Os sistemas de tratamento por aterros sanitários predominam, mas novas alternativas têm sido desenvolvidas, respaldadas pela alta tecnologia, porém o investimento financeiro exerce uma forte restrição nessa decisão. Desse modo, é economicamente viável a implantação de um equipamento Alfa em substituição aos aterros sanitários? O objetivo foi levantar os custos com o aterro sanitário e mensurar os custos para implantação de um sistema de tratamento térmico. A metodologia foi uma pesquisa aplicada, exploratória, caracterizada como um estudo de caso na cidade de Marechal Cândido Rondon – Paraná. Os resultados demonstram que a substituição não é economicamente viável, optando-se pela permanência do aterro sanitário. A nova tecnologia possui um grande potencial ambiental e social, essencialmente nas cidades onde o espaço físico é bastante restrito ou de alto custo.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Giovane Sontag, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Mestrando em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Especialização em Direito Empresarial e Contabilidade, Perícia e Auditoria. Graduação em Ciências Contábeis. Contador e sócio quotista do Escritório Contábil Rondon Ltda.

Igor Kenji Hilahata Cruz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Mestrando em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

Fernanda Paola Butarelli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Mestranda em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Especialização em MBA em Gestão de Projetos. Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão da Fundação Araucária. Docente do Mestrado Profissional em Administração, do Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável e do curso de Graduação em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Graduação e Especialização em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Rolândia (1998). Atualmente é Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UNIOESTE, campus de Cascavel, é Presidente do Conselho Editorial da Revista Ciências Sociais em Perspectiva, membro do Comitê Gestor Municipal de Cascavel - PR, Avaliador de Cursos (Bacharelados e Cursos Superiores de Tecnologia) do MEC-SINAES/INEP e presta assessoria para empresas. Já foi Pró-Reitor de Administração e Finanças na UNIOESTE. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: operações financeiras, gestão ambiental, percepção e agricultura familiar.

Downloads

Publicado

01.12.2015

Como Citar

Sontag, A. G., Cruz, I. K. H., Butarelli, F. P., & Bertolini, G. R. F. (2015). Análise de Viabilidade Econômica para Sistemas de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos no Município de Marechal Cândido Rondon – PR. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 4(3), 1–13. https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.229