Sustentabilidade em organizações públicas: estudo de uma instituição federal de ensino brasileira

Autores/as

  • Dalva Maria Righi Dotto Universidade Federal de Santa Maria
  • Thiago Schirmer Feltrin Feltrin Universidade Federal de Santa Maria
  • Adriele Carine Menezes Denardin Universidade Federal de Santa Maria
  • Lúcio de Medeiros Ruiz de Medeiros Ruiz Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v8i2.1090

Palabras clave:

Sustentabilidade. Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), organizações públicas. Instituição Federal de Ensino.

Resumen

Objetivo do estudo: verificar a efetividade das ações do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da Universidade Federal de Santa Maria na comunidade acadêmica, através da percepção de seus colaboradores e alunos.  

Metodologia/abordagem: pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa.

Originalidade/relevância: a importância deste estudo concentra-se na perspectiva de contribuir com informações para subsidiar a adequação do PLS da Universidade e, também, para a ampliação da prática de ações sustentáveis.

Principais resultados: os resultados apontaram como principal ponto negativo o desconhecimento de um percentual elevado de pesquisados sobre o PLS existente na Instituição e, também, da webpage em que são divulgadas as ações já realizadas e as ações previstas na temática ambiental. Porém, a grande maioria afirma ser importante praticar ações sustentáveis e considera relevante o tema, o que possibilita a exploração dessa tendência positiva de aceitação e participação da comunidade acadêmica para ampliar ações ambientalmente corretas nesta Instituição.

Contribuições teóricas/metodológicas: considerando a importância de incluir práticas sustentáveis nas organizações, destacadamente as de caráter público, os resultados do estudo podem ser utilizados por outras organizações públicas, no intuito de que as práticas e os projetos desenvolvidos estejam alinhados com a sustentabilidade.

Conclusão: a sustentabilidade nas organizações públicas tem sido praticada de forma mais abrangente com ações que englobam a racionalização do uso de materiais e serviços e, além disso, observa-se um avanço na legislação brasileira com regramento referente a sustentabilidade para uma atuação proativa, com o objetivo de otimizar a utilização dos recursos e proporcionar benefícios para a sociedade.

Palavras chave: Sustentabilidade. Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), organizações públicas. Instituição Federal de Ensino.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dalva Maria Righi Dotto, Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Ciências Sociais e Humanas

Thiago Schirmer Feltrin Feltrin, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em AdministraçãoCentro de Ciências Sociais e Humanas

Adriele Carine Menezes Denardin, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em AdministraçãoCentro de Ciências Sociais e Humanas

Lúcio de Medeiros Ruiz de Medeiros Ruiz, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em AdministraçãoCentro de Ciências Sociais e Humanas

Publicado

2019-08-23

Cómo citar

Dotto, D. M. R., Feltrin, T. S. F., Denardin, A. C. M., & Ruiz, L. de M. R. de M. (2019). Sustentabilidade em organizações públicas: estudo de uma instituição federal de ensino brasileira. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 8(2), 235–259. https://doi.org/10.5585/geas.v8i2.1090

Número

Sección

Artigos