Análise Bibliométrica de Estudos Comparativos entre a Construção Convencional e a Pré-fabricada por meio da ACV
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v8i1.13765Palavras-chave:
Comparativo. Construção convencional. Pré-fabricada. Avaliação do Ciclo de Vida. Impacto ambiental.Resumo
Objetivo: O artigo tem como objetivo identificar e caracterizar estudos comparativos de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) entre sistemas construtivos convencionais e pré-fabricados.
Metodologia: Foi realizada uma análise bibliométrica com as etapas de formulação da pergunta, definição de estratégia, seleção de estudos, coleta e análise de dados, resultados e conclusões.
Relevância: A indústria da construção civil é responsável por consideráveis impactos ambientais desde a extração das matérias-primas até a demolição. Com o uso da ACV, é possível identificar os principais causadores e mitigar suas consequências ambientais.
Resultados: Os estudos concentram-se na Europa e na Ásia, predominando avaliações de aquecimento global (emissões de CO2) e de consumo energético pré-operacionais da construção. Quanto aos maiores usos no desenvolvimento da ACV se destacaram: o software SimaPro, a base de dados Ecoinvent e os métodos IPCC, IMPACT 2002+ e TRACI. Verificou-se a vantagem da pré-fabricação, no entanto, não é possível generalizar devido à grande variabilidade entre os valores encontrados.
Contribuições: Este artigo permitiu identificar lacunas de estudo a serem exploradas, o panorama atual de pesquisa na área e as principais definições relacionadas a estudos de ACV para construção civil (ex. software, base de dados, método).
Conclusão: O termo “construção convencional” possui um significado diferente para cada país, portanto, cabe descrever detalhadamente a composição dos processos construtivos. Ainda, ressalta-se a importância de um escopo estruturado para estudos comparativos de ACV, com a declaração dos critérios adotados, a descrição do cenário em que está inserido e o uso de parâmetros consistentes para resultados confiáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – GeAS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.