O Marketing Verde na Tecnologia da Informação: Percepções das Atitudes e Comportamentos dos Profissionais de TI e Ações para Incrementar o Marketing Verde nesse Setor

Autores

  • Bruno Roberto Viana Castro Centro Universitário UNA
  • Luiz Rodrigo Cunha Moura Centro Universitário UNA
  • Nina Rosa da Silveira Cunha Universidade Federal de Viçosa - MG
  • Ruth Rebello Pires Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v5i1.170

Palavras-chave:

Marketing Verde. Tecnologia da Informação. Marketing Social. Sustentabilidade. Atitudes.

Resumo

O aumento da consciência ambiental tem afetado profundamente o comportamento do consumidor aumentando a importância do marketing verde para as organizações. O objetivo geral deste trabalho é o de analisar a percepção dos profissionais de TI (Tecnologia da Informação) acerca de ações relacionadas ao marketing verde (considera questões ambientais em todas as etapas de comercialização do produto, desde a sua produção, passando pelo consumo e descarte por parte do consumidor) e propor mudanças socialmente planejadas para que eles possam manter ou incrementar práticas relacionadas à TI verde – ações realizadas pelo profissional de TI com foco na sustentabilidade ambiental. Para tal, mensuraram-se as atitudes em relação à TI verde usando-se o modelo Expectativa-Valor, além do seu nível de conhecimento acerca dos problemas ambientais e do seu engajamento de compra de produtos ambientalmente adequados. A partir dos resultados obtidos, utilizou-se a tipologia de composto de estratégias para a mudança social planejada com o intuito de propor ações para mudar ou reforçar o comportamento em relação ao marketing verde por parte dos profissionais de TI. Foram realizadas pesquisas qualitativas para identificar as crenças e as consequências das crenças (atitudes) e depois pesquisas quantitativas para mensurar as atitudes, engajamento e conhecimento a respeito da TI verde. Os resultados indicam que os profissionais de TI podem ser considerados engajados e com atitudes positivas em relação ao marketing verde. Por isso se sugere uma estratégia de reforço por meio de incentivos econômicos e psicológicos que mantenham e incrementem o seu comportamento em relação à TI verde.

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Biografia do Autor

Bruno Roberto Viana Castro, Centro Universitário UNA

Mestrado em Turismo e Meio Ambiente. Centro Universitário UNA. Especialização em MBA em Governança de T.I. Universidade Federal de Lavras. Especialização em Pós Graduação em Gestão Fiscal.  Centro Universitário Newton Paiva. Graduação em Administração de Sistemas de Informação.  Centro Universitário UNA.

Luiz Rodrigo Cunha Moura, Centro Universitário UNA

Bacharel em Informática pela Universidade Federal de Viçosa - MG Especialista em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial pela PUC - MINAS Mestre em Administração pela UFMG Doutor em Administração pela UFMG Professor Adjunto do Centro Universitário UNA nas áreas de Marketing e Planejamento Estratégico. Professor do Mestrado Profissional de Administração do Centro Universitário UNA.

Nina Rosa da Silveira Cunha, Universidade Federal de Viçosa - MG

Bacharel em Direito pela Faculdade de Itauna - MG. Mestra em Administração pela UFMG. Doutora em Economia Rural pela UFV. Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa - MG. Professora do Mestrado em Administração Pública da Universidade Federal de Viçosa – MG.

Ruth Rebello Pires, Centro Universitário UNA

Doutorado em andamento em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Eficiência Energética pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG. Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Engenharia de Minas Gerais. Especialização em Engenharia Sanitária e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Especialização em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto de Educação tecnológica. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade FUMEC. Professora Assistente do Instituto Politécnico do Centro Universitário UNA.

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Publicado

01.04.2016

Como Citar

Castro, B. R. V., Moura, L. R. C., Cunha, N. R. da S., & Pires, R. R. (2016). O Marketing Verde na Tecnologia da Informação: Percepções das Atitudes e Comportamentos dos Profissionais de TI e Ações para Incrementar o Marketing Verde nesse Setor. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 5(1), 1–17. https://doi.org/10.5585/geas.v5i1.170

Edição

Seção

Artigos