Mapeamento de Competências na Pequena Empresa de Software: O Caso da ABC Ltda
DOI:
https://doi.org/10.5585/gep.v1i1.201010Palavras-chave:
Mapeamento de Competências, Gestão por Competências, Micro e Pequena Empresa, Negócio de Software, Referenciais EstratégicosResumo
Este estudo contempla um dos segmentos da economia brasileira mais afetados pela carência no campo da gestão: o das Micro e Pequenas Empresas (MPE). Dentre as principais razões dessa dificuldade aparece com certeza a composição enxuta dessas empresas, fator que as impulsiona a focar suas energias e recursos em atividades-fim, restando pouca disponibilidade destes recursos para a sua própria gestão. Este artigo tem por objetivo aplicar e analisar uma metodologia que tem como finalidade mapear as competências organizacionais, funcionais e individuais em uma pequena empresa do setor de software, a partir de seus referenciais estratégicos, por meio de um estudo de caso exploratório do tipo descritivo-analítico, no qual se analisa uma metodologia de intervenção empresarial baseada na articulação sistemática entre atividades-fim (objetivos estratégicos) e atividades-meio (competências necessárias à organização, às áreas-funções e aos profissionais da organização). Em outras palavras, este estudo apresenta e analisa uma metodologia de intervenção orientada para a construção e o mapeamento da relação sistemática entre os objetivos estratégicos e as dimensões organizacional, funcional e individual da noção de competências, no contexto de uma pequena empresa com atuação no setor de software. A coleta de dados foi feita em quatro momentos pontuais: entrevista com o sócio-diretor, análise dos documentos comerciais, entrevista com a totalidade dos gestores e entrevista com clientes da empresa. No momento da análise dos dados foram identificadas as características das Competências Organizacionais associadas à estratégia e mapeadas as Competências Funcionais e Individuais da empresa. Os resultados apresentam contribuições para a atuação de empresas deste segmento e atividade pela evidenciação de fatores que influenciam este mercado e podem modificar os processos estratégicos dessas empresas; contribuições teórico-conceituais na medida em que integra em um mesmo método de intervenção, diversos conceitos associados a diferentes campos do conhecimento, e contribuições no campo das práticas e metodologias de intervenção organizacional, ao apresentarem e analisarem o mapeamento de competências em uma abordagem distinta das atualmente encontradas na literatura e pouco frequente no debate acadêmico-organizacional, uma vez que compreende os níveis organizacional, funcional e individual das competências.Referências
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