Mapeamento de Competências na Pequena Empresa de Software: O Caso da ABC Ltda

Autores

  • Ariel Behr Professor da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA
  • Kathiane Benedetti Corso Professora da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA
  • Roberto Lima Ruas Doutor em Economia pela Université de Picardie Jules Verne, Amiens, França
  • Henrique Mello Rodrigues Freitas Doutor em Gestão (UPMF/ESA)
  • Cristina Dai Prá Martens Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho – UNINOVE
  • Ismael Eggers Pesquisador do Grupo de Pesquisa da Gestão do Impacto da Adoção de Novas Tecnologias de Informação - GIANTI da EA/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v1i1.201010

Palavras-chave:

Mapeamento de Competências, Gestão por Competências, Micro e Pequena Empresa, Negócio de Software, Referenciais Estratégicos

Resumo

Este estudo contempla um dos segmentos da economia brasileira mais afetados pela carência no campo da gestão: o das Micro e Pequenas Empresas (MPE). Dentre as principais razões dessa dificuldade aparece com certeza a composição enxuta dessas empresas, fator que as impulsiona a focar suas energias e recursos em atividades-fim, restando pouca disponibilidade destes recursos para a sua própria gestão. Este artigo tem por objetivo aplicar e analisar uma metodologia que tem como finalidade mapear as competências organizacionais, funcionais e individuais em uma pequena empresa do setor de software, a partir de seus referenciais estratégicos, por meio de um estudo de caso exploratório do tipo descritivo-analítico, no qual se analisa uma metodologia de intervenção empresarial baseada na articulação sistemática entre atividades-fim (objetivos estratégicos) e atividades-meio (competências necessárias à organização, às áreas-funções e aos profissionais da organização). Em outras palavras, este estudo apresenta e analisa uma metodologia de intervenção orientada para a construção e o mapeamento da relação sistemática entre os objetivos estratégicos e as dimensões organizacional, funcional e individual da noção de competências, no contexto de uma pequena empresa com atuação no setor de software. A coleta de dados foi feita em quatro momentos pontuais: entrevista com o sócio-diretor, análise dos documentos comerciais, entrevista com a totalidade dos gestores e entrevista com clientes da empresa. No momento da análise dos dados foram identificadas as características das Competências Organizacionais associadas à estratégia e mapeadas as Competências Funcionais e Individuais da empresa. Os resultados apresentam contribuições para a atuação de empresas deste segmento e atividade pela evidenciação de fatores que influenciam este mercado e podem modificar os processos estratégicos dessas empresas; contribuições teórico-conceituais na medida em que integra em um mesmo método de intervenção, diversos conceitos associados a diferentes campos do conhecimento, e contribuições no campo das práticas e metodologias de intervenção organizacional, ao apresentarem e analisarem o mapeamento de competências em uma abordagem distinta das atualmente encontradas na literatura e pouco frequente no debate acadêmico-organizacional, uma vez que compreende os níveis organizacional, funcional e individual das competências.

Biografia do Autor

Ariel Behr, Professor da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Doutorando em Administração na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGA/EA/UFRGS

Kathiane Benedetti Corso, Professora da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Doutoranda em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGA/EA/UFRGS

Roberto Lima Ruas, Doutor em Economia pela Université de Picardie Jules Verne, Amiens, França

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGA/EA/UFRGS

Henrique Mello Rodrigues Freitas, Doutor em Gestão (UPMF/ESA)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGA/EA/UFRGS

Cristina Dai Prá Martens, Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Doutora em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGA/EA/UFRGS

Ismael Eggers, Pesquisador do Grupo de Pesquisa da Gestão do Impacto da Adoção de Novas Tecnologias de Informação - GIANTI da EA/UFRGS

Mestrando em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGA/EA/UFRGS

Referências

Barney, J. B. (1991). Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, 17(1), 99-120.

Becker, G. V. e Lacombe, B. M. B. (2005). Gestão, inovação e competências: conciliando idéias no estudo dos empreendedores de incubadora da base tecnológica. In: Ruas, R. L.; Antonello, C. S. e Boff, L. H. (Org.). Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. (pp. 168-186). Porto Alegre: Bookman.

Bitencourt, C. C. (2009, maio). A Gestão por competências: uma análise da mobilização entre competências, capacidades e recursos. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração, 1(1), 126-136.

Dutra, J. S.; Fischer, A. L.; Ruas, R. L. e Nakata, L. E. (2006, setembro). Absorção do conceito de competência em gestão de pessoas: a percepção dos profissionais e as orientações adotadas pelas empresas. Anais do XXX EnANPAD - Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Salvador, BA, Brasil, 23-27.

Dutra, J. S. (2008). Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas.

Fleury, A. C. C. e Fleury, M. T. (2004). Estratégias empresariais e formação de competências. (3a. ed.). São Paulo: Atlas.

Gilgeous, V. and Parveen, K. (2001). Core competency requirements for manufacturing effectiveness. Integrated Manufacturing Systems, 12(3), 217-227.

Godoy, A. S. (1995). Pesquisa qualitativa e sua utilização em administração de empresas. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, 35(4), 65-71.

Hair, J. F., Jr.; Babin, B.; Money, A. H. e Samouel, P. (2005). Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman.

Javidan, M. (1998, February). Core competence: what does it means in practice? Long Range Planning, 31(1), 60-71.

King, A. W.; Fowler, S. W. e Zeithaml, C. P. (2002). Competências organizacionais e vantagem competitiva: o desafio da gerência intermediária. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, 42(1), 36-49.

Moura, L. R. (2003). Qualidade simplesmente total. (p.187). Rio de Janeiro: Qualitymark.

Porter, M. E. (1980). Competitive strategy: techniques for analyzing industries and competitors. NewYork: The Free Press.

Porter, M. E. (1985). Competitive advantage: creating and sustaining superior performance. New York: The Free Press.

Prahalad, C. K. and Hamel, G. (1990). The core competence of the corporation. Harvard Business Review, 68(3), 79-91.

Revista Série Estudos Tecnologia, ano IX, n. 09, outubro 2009. Recuperado em 24 janeiro, 2010, de <http://www.serieestudos.com.br/EstudosMercado/PublicacaoDetalhe.aspx?id=3>.

Rossato, M. A. (2002). Uma proposta de modelo de gestão do conhecimento. Tese de Doutorado, UFRJ/COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro/Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ruas, R. L. (2005). Gestão por competências: uma contribuição à estratégia das organizações. In: Ruas, R. L.; Antonello, C. S. e Boff, L. H. (Org.). Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. (pp. 5, 34-55). Porto Alegre: Bookman.

Ruas, R. L. (2009a, abril). Observações acerca do conceito, natureza e aplicação da noção de competências nas empresas. Parte 1 – Competências Organizacionais. Texto elaborado para uso básico.

Ruas, R. L. (2009b, abril). Observações acerca do conceito, natureza e aplicação da noção de competências nas empresas. Parte 2 – Contribuições de Áreas (CtAs). (p. 5-7). Texto elaborado para uso básico.

Sarate, J. A. R. (2008). A contribuição da gerência intermediária para o desenvolvimento organizacional sob uma abordagem por competências. Dissertação de Mestrado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas. (2007). Fatores condicionantes e taxas de sobrevivência e mortalidade das micro e pequenas empresas no Brasil 2003–2005. Brasília: SEBRAE.

Tachizawa, T.; Ferreira, V. C. P. e Fortuna, A. A. M. (2004). Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. Rio de Janeiro: FGV.

Teece, D. J.; Pisano, G. and Shuen, A. (1997, August). Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, Sussex, UK, 18(7), 509-533.

Wood, T., Jr. e Picarelli, V. F. (1999). Remuneração por habilidades e por competências. São Paulo: Atlas.

Zarifian, P. (2001). Objetivo competência por uma nova lógica. (p.11). São Paulo: Atlas.

Downloads

Publicado

2010-06-26

Como Citar

Behr, A., Corso, K. B., Ruas, R. L., Freitas, H. M. R., Martens, C. D. P., & Eggers, I. (2010). Mapeamento de Competências na Pequena Empresa de Software: O Caso da ABC Ltda. Revista De Gestão E Projetos, 1(1), 141–171. https://doi.org/10.5585/gep.v1i1.201010

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)