Influência da aplicação de métodos ágeis e da gestão do conhecimento na qualidade de software: uma análise multivariada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v10i3.14022

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Métodos Ágeis, Qualidade de Software.

Resumo

Atualmente, as empresas de tecnologia da informação têm buscado intensamente a produtividade e a melhoria do posicionamento competitivo, mas elas têm consciência de que não podem abrir mão da qualidade do software gerado ou da preservação dos conhecimentos obtidos nesse processo. Nesse contexto, as metodologias ágeis encaixam-se bem e espera-se que conceitos aplicados de gestão do conhecimento tenham importante papel. O presente trabalho apresenta uma modelagem de equações estruturais da influência e da contribuição dos métodos ágeis e da gestão do conhecimento na qualidade de software, com base na percepção obtida por meio da aplicação de um questionário respondido por profissionais de tecnologia da informação (TI). A pesquisa indicou que os métodos ágeis e a gestão do conhecimento, no âmbito do desenvolvimento de software, se influenciam mutuamente, de forma positiva. A pesquisa mostrou, ainda, que tanto os métodos ágeis, quanto a gestão do conhecimento influenciam de forma positiva a qualidade de software, sendo que a influência da gestão do conhecimento foi maior, sugerindo que os gestores deveriam considerar com mais intensidade os fatores associados a colaboração e compartilhamento, criatividade, conteúdos entregues e disseminação de lições aprendidas.

Biografia do Autor

Alan Reis Scatolino, Universidade FUMEC – FACE FUMEC

Mestre, Universidade FUMEC – FACE FUMEC 

Belo Horizonte, Minas Gerais – Brasil.

Ronaldo Darwich Camilo, Universidade FUMEC – FACE FUMEC

Doutor, Universidade FUMEC – FACE FUMEC. Belo Horizonte, Minas Gerais – Brasil.

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

Scatolino, A. R., & Camilo, R. D. (2019). Influência da aplicação de métodos ágeis e da gestão do conhecimento na qualidade de software: uma análise multivariada. Revista De Gestão E Projetos, 10(3), 65–80. https://doi.org/10.5585/gep.v10i3.14022

Edição

Seção

Artigos