Projeto de desenvolvimento sustentável regional e local: um caso de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v12i2.19879

Palavras-chave:

Projeto de desenvolvimento sustentável, Caso de ensino, Problem based learning, Região integrada de desenvolvimento, Desenvolvimento sustentável regional e local.

Resumo

O presente caso de ensino tem por objetivo aplicar um método didático-pedagógico que permita elaborar um projeto de desenvolvimento sustentável regional e local como solução para os problemas enfrentados por uma Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) brasileira. Neste caso de ensino, foi utilizado o método de ensino denominado PBL (Problem Based Learning), considerado inovador, e uma relevante alternativa ao modelo de ensino tradicional. O caso de ensino é uma situação hipotética que representa a realidade de várias regiões do Brasil. O caso de ensino foi aplicado em uma disciplina do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sustentabilidade de uma universidade da Região Sudeste do Brasil. Utilizando o método PBL, buscou-se nessa disciplina, analisar o problema e propor soluções para o projeto de desenvolvimento sustentável regional e local da RIDE-Plus Ultra. O estudo aponta a necessidade de se estabelecer consórcios municipais, a integração da sociedade local, a formação e capacitação tecnopolítica dos atores sociais e públicos para fundamentar a implementação das ações e obras voltadas ao desenvolvimento sustentável do território. Conclui-se que um pacto social e político, com participação da população em projetos de curto, médio e longo prazo, é fundamental para se alcançar um imprescindível desenvolvimento sustentável regional e local.

 

 

Biografia do Autor

Samuel Carvalho de Benedicto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Professor, Pesquisador e Coordenador do Mestrado em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro do Grupo de Pesquisa “Gestão Estratégica e Sustentabilidade”

Josias Jacintho Bittencourt, Universidade de Coimbra – UC

Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra, com patrocínio CAPES-MEC. É Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Cândido Ferreira da Silva Filho, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professor e Pesquisador do Mestrado em Sustentabilidade do Centro de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas. Membro do Grupo de Pesquisa “Organizações, Sustentabilidade e Sociedade”.

Cibele Roberta Sugahara, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo – USP. Professora e Pesquisadora da Faculdade de Administração e do Programa de Mestrado em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas / SP -Brasil.

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Publicado

2021-06-15

Como Citar

de Benedicto, S. C., Bittencourt, J. J., da Silva Filho, C. F., & Sugahara, C. R. (2021). Projeto de desenvolvimento sustentável regional e local: um caso de ensino. Revista De Gestão E Projetos, 12(2), 163–191. https://doi.org/10.5585/gep.v12i2.19879

Edição

Seção

Caso de Ensino