Utilização do método AHP em projeto para seleção de uma agência de marketing em uma empresa B2B

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v14i2.23854

Palavras-chave:

AHP, Analytic Hierarchy Process, Marketing digital, B2B, Projeto

Resumo

A pesquisa operacional tem como essência auxiliar os tomadores de decisão na solução de problemas. Esse trabalho tem como objetivo aplicar o método Analytic Hierarchy Process (AHP) para auxiliar uma empresa com foco em negócios para empresas (business to business, B2B) na seleção de uma entre quatro agências de marketing para contratação. A intenção dessa empresa com essa contratação é ampliar seus canais digitais e fortalecer sua comunicação externa com postagens periódicas em suas redes sociais (principalmente o LinkedIn) focadas em inbound marketing (também chamado de marketing de atração) e reestruturar seu site, que se encontra desatualizado, de modo a atrair novos clientes e funcionários. Os critérios que foram levados em conta foram custo, portfólio de cada agência, domínio técnico e relacionamento com os colaboradores. As quatro agências tiveram seus nomes ocultados, e a agência que obteve maior peso em relação ao objetivo foi a Agência 1. Os resultados foram satisfatórios, o método AHP se mostrou eficiente, de fácil aplicação, de rápida execução e flexível.

Biografia do Autor

Lucas Circeli Barbieri Santin, Universidade de Araraquara - UNIARA

GRADUANDO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.

Marcelo Seido Nagano, Universidade de São Paulo - USP

Engenheiro Mecânico-mecatrônica, Mestre e Doutor em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, Pós-doutor em Matemática e Computação Aplicada pelo Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atualmente é Pesquisador e Bolsista de Produtividade e Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2023-08-01

Como Citar

Circeli Barbieri Santin, L., Scarduelli Pacheco, B. C., & Seido Nagano, M. (2023). Utilização do método AHP em projeto para seleção de uma agência de marketing em uma empresa B2B. Revista De Gestão E Projetos, 14(2), 174–195. https://doi.org/10.5585/gep.v14i2.23854

Edição

Seção

Relatos Técnicos