Desenvolvimento de um negócio para controle de abastecimento de combustível para pequenas e médias frotas de transporte e máquinas agrícolas
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.27684Palavras-chave:
automação industrial, controle de combustível em frotas, viabilidade de projetos inovadores, expansão de mercadoResumo
Esse relato técnico visa descrever o processo de análise, decisão e implementação de um sistema de automação para controle de abastecimento de combustível destinado a empresas de pequeno e médio porte com frotas de veículos, caminhões, ônibus e máquinas (agrícolas, construção civil e infraestrutura de estradas). Esta solução poderá proporcionar ampliação do mercado para a empresa ExcelBr que já atende empresas de grande porte do mesmo segmento, garantindo sustentação do seu crescimento. Este artigo utiliza a metodologia de solução de problemas proposta por Marcondes et al. (2017) que parte da identificação da oportunidade, diagnóstico, proposta de solução, validação da proposta junto a potenciais clientes e implementação inicial do projeto. O processo apresentado tem o potencial de aplicação em outras empresas compradoras de combustível fóssil ou ecológico (etanol) nos ramos de mineração, logística de contêineres, sistema ferroviário, geradores de energias consumidoras de diesel e pequenas frotas rodoviárias e urbanas, que vislumbram a implementação de novos projetos de base tecnológica e atuação em novos mercados com risco controlado.
Referências
Abastek. (2024). Home page Abastek. Recuperado em 05 de maio de 2024 de https://abastek.com
Aken, J. V, Berends, H., & Bij, H. V. D. (2012). Problem-solving in organizations. Ed. New York. Cambridge University Press.
Blank, S., & Dorf, B. (2012). The Startup Owner’s Manual: The Step-By-Step Guide for Building a Great Company. K&S Ranch.
Buijs, Jan. (2003). Modelling Product Innovation Processes, from Linear Logic to Circular Chaos. Creativity and Innovation Management. 12 (2), 76-93 https://doi.org/10.1111/1467-8691.00271
Caloba, G., & Klaes, M. (2016). Gerenciamento de Projetos com PDCA. 1ª ed. São Paulo. Editora Alta Books.
Christensen, C. M. (2013). The Innovator's Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail. Harvard Business Review Press.
CTA. (2023). CTA Home Page. Recuperado em 20 de fevereiro de 2024 de https://site.ctasmart.com.br/
Excel Produtos Eletrônicos. (2023). Home page EXCEL. Recuperado em 15 de fevereiro de 2024 de https://www.excelft.com/linha-gtfrota-gestao-frota
Gaglio, 0. M., & Katz, J. A. (2001). The psychological basis of opportunity identification: Entrepreneurial alertness. Small Business Economics, 16, 95-111. 16(2):95-111 https://doi.org/10.1023/A:1011132102464
GVBUS. Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória. (2019). Recuperado em 12 de abril de 2024 de https://www.gvbus.org.br/mao-de-obra-e-diesel-principais-despesas-do-transporte-coletivo
Filser, Matthias, Tiberius, Victor, Kraus, Sascha, Zeitlhofer, Tanita, Kailer, Norbert and Müller, Adrian. "Opportunity Recognition: Conversational Foundations and Pathways Ahead" Entrepreneurship Research Journal, 13 (1), 1-30.
https://doi.org/10.1515/erj-2020-0124
Haguette, Teresa Maria Frota (1997). Metodologias qualitativas na Sociologia. 5ª edição. Petrópolis. Ed. Vozes.
Hills, G. E. (1995). Opportunity recognition by successful entrepreneurs: A pilot study. Frontiers of Entrepreneurship Research. Wellesley, MA. Babson College
Jesemann, I., Beichter, T., Constantinescu, C., Herburger, K., & Rüger, M. (2021). Investigation of the “lean startup” approach in large manufacturing companies towards customer driven product innovation in SMEs. 14th CIRP Conference on Intelligent Computation in Manufacturing Engineering, 99, 711-716.
Johnson, M. W. (2010). Seizing the White Space: Business Model Innovation for Growth and Renewal. Harvard Business Press.
Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Marketing Management (14ª ed.). Pearson.
Marcondes, R.C; Miguel, L.A. P.; Franklin, M.A., & Perez, G. (2017). Metodologia para elaboração de trabalhos práticos e aplicados: administração e contabilidade. Editora Mackenzie.
Moore, G. A. (2014). Crossing the Chasm: Marketing and Selling High-Tech Products to Mainstream Customers. HarperBusiness.
Orwa, B. O. (2004). An examination of factors influencing entrepreneurial opportunity identification process. University of Illinois at Urbana-Champaign. Tese de Doutoramento. University of Illinois at Urbana-Champaign. ProQuest Dissertations & Theses, https://www.ideals.illinois.edu/items/81070
Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers. Wiley.
Ries, E. (2011). The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses. Crown Business.
Shane, S. (2000). Prior knowledge and the discovery of entrepreneurial opportunities. Organization Science, 11 (4), 448-469.
Tian, H., Akhtar, S., Qureshi, N. A., & Iqbal, S. (2022). Predictors of entrepreneurial intentions: The role of prior business experience, opportunity recognition, and entrepreneurial education. Frontiers in psychology, 13, 882159. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.882159
Tidd, J., & Bessant, J. (2015). Gestão da inovação: integrando tecnologia, mercado e mudança organizacional. 5. ed. Porto Alegre, Bookman.
Yasuda, A., Oliveira, D.M.T. D. (2016). Pesquisa de Marketing: Guia para a prática de pesquisa de mercado. Cengage Learning Brasil.
Yani, A., Suparwata, D. O., & Hamka. (2023). Product and Service Innovation Strategies to Expand MSME Markets. Journal of Contemporary Administration and Management (ADMAN), 1(3), 163–169.
https://doi.org/10.61100/adman.v1i3.67
Yilmaz, K. (2013). Comparison of quantitative and qualitative research traditions: Epistemological, theoretical, and methodological differences. European Journal of Education, 48(2), 311-325. https://doi.org/10.1111/ejed.12014
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alexandre Nabil Ghobril, Ivair Reis Neves Abreu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 86
- pdf 53