O Modelo de Design Thinking como Indutor da Inovação nas Empresas: Um Estudo Empírico

Autores

  • Luiz Alberto Bonini Universidade de São Paulo – FEA/USP, São Paulo
  • Roberto Sbragia Universidade de São Paulo - FEA/USP, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v2i1.36

Palavras-chave:

Design Thinking, Gestão da Inovação, Estratégia.

Resumo

Atualmente a inovação é um dos principais direcionadores estratégicos das organizações, da mesma forma como ocorreu nas décadas de 1970 e 1980 quando as empresas se dedicaram à qualidade total e nos anos 90 à reengenharia. Para criar liderança sustentável no futuro, a organização deve: mudar de forma fundamental as regras de engajamento em um setor antigo, redefinir as fronteiras entre os setores; e criar outros inteiramente novos. Além disso, a capacidade de previsão de mudanças surge quando os executivos seniores de uma empresa conseguem sentir empatia com as necessidades humanas básicas. É nesse contexto que o Design Thinking (DT) surge como um modelo de inovação com alto potencial de gerar resultados diferenciados para as organizações que buscam a liderança, pois contempla métodos de investigação e de desenvolvimento de soluções altamente focados nos usuários. O objetivo desse estudo é explorar o modelo Design Thinking sob a ótica da gestão estratégica da inovação e aprofundar o conhecimento sobre o tema. Para isso, o estudo contempla pesquisas bibliográficas sobre inovação, design e DT, uma survey com profissionais que possuem experiência na aplicação do modelo e, por último, um estudo de caso de uma empresa brasileira fabricante de computadores. Os resultados obtidos nesse estudo demonstram que a implantação de um modelo sistematizado de DT pelas organizações exige diversas mudanças culturais e processuais. Entretanto, o modelo tem capacidade de gerar resultados bastante positivos no desenvolvimento de soluções inovadoras, pois sustenta-se sobre métodos avançados de entendimento do contexto e de geração de ideias focadas no usuário e em suas necessidades.

DOI:10.5585/gep.v2i1.36

Biografia do Autor

Luiz Alberto Bonini, Universidade de São Paulo – FEA/USP, São Paulo

Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA/USP, São Paulo, SP.

Roberto Sbragia, Universidade de São Paulo - FEA/USP, São Paulo

Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo; Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo; Pós-doutorado em Management of R&D pela Northwestern University/Technological Institute/Departament of Industrial Engineering and Management Sciences. Atualmente é professor da Universidade de São Paulo, atuando junto ao Departamento de Administração da FEA, onde coordena o grupo de estudos em Gestão da Inovação e Projetos Tecnológicos .

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Publicado

2011-06-29

Como Citar

Bonini, L. A., & Sbragia, R. (2011). O Modelo de Design Thinking como Indutor da Inovação nas Empresas: Um Estudo Empírico. Revista De Gestão E Projetos, 2(1), 03–25. https://doi.org/10.5585/gep.v2i1.36

Edição

Seção

Artigos