Gestão Estratégica em Redes: Desenvolvimento e Aplicação de um Modelo na Brasil Júnior
DOI:
https://doi.org/10.5585/gep.v3i3.84Palavras-chave:
Empresa Júnior, Redes, Estratégia.Resumo
Novas formas de organização, em especial as redes organizacionais, impulsionadas pela evolução das tecnologias de informação, têm mudado o paradigma social e econômico e elevado os níveis de competitividade. O presente estudo teve como objetivo desenvolver e aplicar um modelo de formulação de estratégia capaz de alinhar as empresas juniores e federações vinculadas a Brasil Júnior em torno de referenciais estratégicos compartilhados. Para isso, foi realizado um estudo exploratório, descritivo do objeto estudado. A estratégia da pesquisa foi um estudo de caso com dados secundários e primários levantados por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevistas e seminários, com participação dos membros da coalizão dominante da organização. Os resultados demonstraram que a organização como rede exige uma gestão estratégica horizontalizada, alicerçada em propósitos compartilhados explícitos e claramente compreendidos.
DOI:10.5585/gep.v3i3.84
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10.1590/1413-82712017220208