É mais importante Comunicar do que Fazer: Como é Feita e Percebida a Comunicação nos Projetos segundo o Gerente de Projetos Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5585/gep.v6i2.225Palavras-chave:
Comunicação em projetos, gerente de projetos, projetos brasileirosResumo
A nova configuração competitiva do mercado corporativo obriga as empresas a buscarem soluções inovadoras para sua própria sobrevivência. Nesse contexto ganha importância dentro das organizações o gerenciamento de projetos, uma vez que qualquer mudança substancial ou incremental em uma organização seja lançamento de produtos, reestruturações, fusões ou aquisições se dá por meio de projetos. Contudo, para o sucesso de um projeto, é importante que haja uma comunicação eficaz. Entenda-se por comunicação qualquer tipo de transmissão de informações. Neste sentido, torna-se fundamental compreender como funcionam as comunicações nos projetos brasileiros e como essas comunicações são percebidas pelo gerente de projetos brasileiro. O presente trabalho buscou compreender como o é feita a comunicação nos projetos brasileiros e como o gerente de projetos percebe essa área do conhecimento. Os resultados foram apontam a visão estratégica, a visão processual, os objetivos do gerente com a comunicação, a aderência aos guias de boas práticas, as barreiras e o que ainda não é feito no gerenciamento das comunicações.
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