Aliança Estratégica na Gestão Pública: Um Estudo de Caso de Cooperação Técnica entre uma Instituição de Ensino Pública e Privada

Autores

  • Daniel Teotonio do Nascimento Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Adriana De Sousa Lima UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
  • Silvana Anita Walter Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v2i1.20

Palavras-chave:

Aliança estratégica, cooperação, instituições públicas, instituições privadas.

Resumo

 

O objetivo desse relato técnico é apresentar o processo de formalização de uma aliança estratégica e seus impactos, entre uma Instituição de Ensino Superior Pública e uma Privada a luz da Teoria de Aliança Estratégica. A aliança estratégica foi formalizada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, que teve como objetivo o intercâmbio de recursos e competências, dado que as instituições careciam de capacidades internas suficientes para implementação de um projeto complexo, custoso e emergencial. O estudo adotou as técnicas de análise documental, bibliográfica, entrevista e observação-participante de um dos autores. Até o momento da apresentação desse relato técnico foi possível observar os principais resultados, demonstrados na Aliança entre as instituições, quais sejam, maior possibilidade de soluções infraestruturais para os parceiros desenvolverem suas atividades; melhoria da qualidade da educação ofertada aos discentes; maior reconhecimento público dos trabalhos realizados; um melhor ambiente de trabalho para os servidores; troca de experiências e conhecimento entre os parceiros e o aumento de novos equipamentos. Como ponto fraco da parceira, destaca-se o baixo envolvimento das unidades acadêmicas das instituições. Porém, nota-se que a combinação de recursos, competências e comprometimento possibilita a implementação conjunta de ações de ensino, pesquisa e extensão de ambas às instituições.

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Biografia do Autor

Daniel Teotonio do Nascimento, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Servidor Público Federal, Cargo Administrador na Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Especialista em Gestão Pública pela UFMS; Mestrando do Programa de Mestrado Profissional de Administração - UNIOESTE. Atuamente é responsável pelas parcerias nacionais da UNILA.

Adriana De Sousa Lima, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007). Atualmente é servidora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Foz do Iguaçu, atua como agente universitário, exercendo a função de Gerente de Recursos Humanos.

Silvana Anita Walter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Administração pela PUCPR Curitiba. Mestra em Administração: Gestão Moderna de Negócios, pela FURB Blumenau (SC). Especialista e Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua na linha de pesquisa de Estratégia e Sustentabilidade (UNIOESTE), no Programa de Pós-graduação em Administração.

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Publicado

2014-12-01

Como Citar

Nascimento, D. T. do, Lima, A. D. S., & Walter, S. A. (2014). Aliança Estratégica na Gestão Pública: Um Estudo de Caso de Cooperação Técnica entre uma Instituição de Ensino Pública e Privada. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 2(1), 28–44. https://doi.org/10.5585/iptec.v2i1.20

Edição

Seção

Relatos técnicos