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    v. 4 n. 2 (2016)

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    v. 3 n. 2 (2015)

    Editorial, v.3, n.2 (2015)


    Caros leitores,

    Com esta 4ª edição, a IPTEC completa 2 anos de vida. Fazendo um balanço da revista ao longo deste período, já publicamos 36 relatos técnicos, sendo 28% deles da área de Inovação, 30% de Gestão de Projetos, 11% de temas Tecnológicos e 31% sobre Sustentabilidade. Especificamente nesta 2ª edição de 2015, apresentamos 9 relatos técnicos inéditos nas áreas que são o foco deste periódico: Inovação com 2 trabalhos, 2 relatos de Gestão de Projetos, 1 da área de Tecnologia e 4 de Sustentabilidade.

    Ed de Almeida Carlos e Pablo Padilha da Fundação Instituto de Administração – FIA abrem esta edição com um trabalho da área de Inovação, intitulado “Gestão da Inovação e seus Impactos no Processo de Internacionalização da Marcopolo S/A”. Seu trabalho descreve e analisa os principais passos do processo de planejamento e gestão da inovação na Marcopolo S.A., com ênfase no processo da internacionalização da empresa. Os autores concluem que um dos principais fatores que têm feito com que a empresa alcance resultados expressivos ao longo das últimas décadas é o formato de execução de sua gestão de inovação.

    O segundo trabalho sobre Inovação desta edição, “Comportamento de Consumo de Serviços Educacionais: Fatores Influenciadores na Escolha de Formação Profissional” de Aldo Cézar Bianchi de Souza, Eloísa Helena Rodrigues Guimarães e Ester Eliane Jeunon da Fundação Pedro Leopoldo – FPL, apresenta uma pesquisa inovadora no segmento educacional. O relato analisou os fatores que influenciam estudantes de ensino médio na escolha de sua formação profissional. Com uma amostra de 422 alunos de escolas públicas da cidade de Contagem-MG e uma relação de 30 fatores com base nas principais teorias do comportamento do consumidor, os pesquisadores concluem que os jovens necessitam de abordagens capazes de lhes acrescentar conhecimentos acerca do mundo do trabalho e das profissões que lhes permitam escolher uma formação compatível com a sua identidade.

    Da área de gestão de projetos Eduardo Schorr, Flávio Carlos Barro, Gisele Maria Tonin da Costa e Dânia Barro do Instituto de Desenvolvimento Alto Uruguai – IDEAU apresentam o trabalho “A Implementação do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático Como Ferramenta de Gestão para Aprimoramento do Processo Ensino-Aprendizagem em Cursos de Graduação”. Este relato tem como objetivo apresentar um projeto de ferramenta estratégica, metodológica e inovadora que aprimore o processo ensino-aprendizagem no ensino superior. Os autores ressaltam que a intervenção do docente neste processo contribui para uma ressignificação pedagógica privilegiada que contribui para a construção de novos conhecimentos.

    Em “Desenvolvimento de Projeto de Novos Produtos com Base na TRIZ: Estudo de Caso na Indústria Automobilística”, Stefano Maleski e Riccardo Leonardo Rovai da Universidade Nove de Julho – UNINOVE discutem a busca de maior eficiência no processo de desenvolvimento de produto desde a elaboração do projeto até a prototipagem para entrega ao fornecedor. Os autores apresentam a aplicação da metodologia TRIZ – Teoria para Resolução de Problemas Inventivos, que utiliza conceitos de contradição e princípios inventivos visando à resolução de problemas, em uma empresa do setor automobilístico que busca maior velocidade na prototipagem de seus produtos.

    O planejamento tributário é uma forma lícita de reduzir a carga tributária, exigindo conhecimento técnico e estratégico nas organizações. As empresas tradicionalmente realizam o planejamento para escolha do melhor regime tributário, sendo a opção irretratável para todo o ano-calendário. Anderson Giovane Sontag, Elza Hofer e Ronaldo Bulhões da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE apresentam no trabalho “Planejamento Tributário: um Estudo Aplicado a Uma Empresa Paranaense”, uma pesquisa realizada em uma empresa atacadista em um município no Oeste do Paraná. Os resultados demonstraram que a publicação de um decreto pelo Governo do Estado apresentou significativo aumento na carga tributária, embora o regime do simples nacional continue sendo a melhor opção atualmente.

    Abrindo a seção de trabalhos da área de Sustentabilidade, o relato “Programa de Melhorias das Práticas Ambientais no Setor de Penicilínicos da Fundação para o Remédio Popular (FURP)” de Luis Eugênio Gouvêa Turco, Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo e Ana Cristina de Faria da Universidade Nove de Julho – UNINOVE teve como objetivo identificar oportunidades de melhorias de práticas ambientais no processo de produção de penicilínicos em uma indústria farmacêutica. Com este objetivo os autores conduziram um estudo de caso na unidade de Guarulhos da Fundação para o Remédio Popular (FURP).

    Taísa Scariot Preusler, Tatiane Baseggio Crespi, Daiane Lampugnani Marafon e Valdeci Nardi do Instituto de Desenvolvimento Alto Uruguai – IDEAU no trabalho “Terceirização dos Serviços de Impressão Como Forma de Obtenção da Ecoeficiência em uma Empresa Pública de Pesquisa Agropecuária” identificam as principais vantagens que a terceirização do serviço de impressão trouxe a uma empresa pública de pesquisa agropecuária. Este processo possibilitou benefícios financeiros com a economia de custos e de ecoeficiência, devido à diminuição do consumo de papel e ao descarte correto de resíduos gerados, tais como toners e cartuchos.

    Em um trabalho que teve por objetivo analisar a implantação do processo de aquisição de bens e serviços da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, no período de março de 2010 a março de 2014, José Edson Lara, Ronaldo Lamounier Locatelli, Gislene Brant Moura Generoso, e Tarcísio Afonso da Fundação Pedro Leopoldo o fazem no contexto dos critérios de sustentabilidade ambiental. O relato técnico “Adoção dos Critério de Sustentabilidade Ambiental no Processo de Compras de uma Universidade Federal” indica que a adoção de tais critérios ainda não se encontra plenamente integrada à gestão universitária. Como resultado do trabalho foi proposto um Roadmap com a visão sistêmica da gestão da sustentabilidade.

    Fechando esta edição, João Alexandre Paschoalin Filho, Ana Cristina de Faria e Sueli Aparecida Frasson da Universidade Nove de Julho – UNINOVE apresentam o trabalho “Instalação de um Britador de Mandíbulas para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil no Município de Osasco/SP: Foco nos Aspectos Econômicos” onde discutem ferramentas de gestão e técnicas para mitigar os impactos ambientais causados no segmento da construção civil. Dentro deste contexto, este relato técnico apresenta um estudo de caso de uma construtora que implantou, em sua unidade de negócios em Osasco/SP, um britador de mandíbulas para promover a reciclagem dos resíduos gerados pelas suas obras. Os autores concluem o trabalho ressaltando que o projeto trouxe vantagens técnicas, ambientais e econômicas para a construtora.

     

    Desejamos uma excelente leitura a todos!

     

    Editor Científico

    Prof. Dr. Leandro Alves Patah

     

    Editora Adjunta

    Profa. Dra. Cristina Dai Prá Martens


  • Janeiro - Junho
    v. 3 n. 1 (2015)

    Editorial, v.3, n.1 (2015)

    Caros leitores,

     

    Com o objetivo de oferecer um maior espaço aos pesquisadores e profissionais para a publicação de seus relatos técnicos nas áreas ligadas à inovação, projetos, tecnologia e sustentabilidade, a IPTEC, a partir desta edição de junho de 2015, passa a ser publicada semestralmente. Serão publicadas sempre 2 edições por ano, uma em junho e outra em dezembro.

    Sempre com o objetivo de abranger suas quatro áreas foco de pesquisa, nesta 3ª edição a revista publica 9 trabalhos, sendo 3 da área de Inovação, 2 sobre Gerenciamento de Projetos, 1 de Desenvolvimento Tecnológico e 3 da área de Sustentabilidade.

    O primeiro artigo desta edição, da área de Inovação, é o trabalho “Identificando Falhas no Agendamento de Cirurgias Eletivas: A Experiência de um Hospital Público” de Chang Chung Sing Waldman, Maria Aparecida Dos Santos Traverzin e Márcia Cristina Novaretti da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. As autoras, ao analisarem e proporem ações corretivas para incidentes relacionados a cirurgias eletivas solicitadas e não agendadas em um hospital público do município de São Paulo/SP, recomendam o uso da metodologia de análise de causa raiz para a minimização dos riscos à segurança de pacientes.

    Márcio de La Cruz Lui, também da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, em seu trabalho “A Influência Positiva da Orientação ao Mercado na Capacidade de Inovação das Empresas”, avalia como a adoção de uma filosofia de orientação ao mercado pode influenciar de forma positiva a capacidade de inovação das empresas. Para isso o autor analisou uma empresa de telecomunicações atuante no Estado de São Paulo. Os resultados obtidos demonstram que há uma grande dificuldade na coordenação das atividades entre as próprias áreas da empresa para que as inovações sejam difundidas por toda a organização.

    Ainda sobre Inovação, os autores: Antonio Carlos Estender, Galbert Gabriel Freitas Mendes e Daniela Luiza de Macedo da Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, Universidade Guarulhos – UnG e UNINOVE, apresentam o trabalho “A Importância do Marketing de Relacionamento nas Empresas” que também trata de inovação em serviços, como os trabalhos anteriores, porém, aqui o foco são serviços bancários. O estudo de caso apresentado é o do Banco Bradesco, onde o marketing de relacionamento ainda é tratado nos níveis mais estratégicos e altos da organização. Como contribuição teórica, o artigo constata a necessidade de estudos relacionados à compreensão da importância do marketing de relacionamento dentro das organizações.

    Da área de Projetos, o primeiro artigo que publicamos nesta edição é o “Avaliação de Grau de Maturidade em Gerenciamento de Projetos em Empresa Fabricante de Cabos Submarinos para Poços de Exploração de Petróleo” dos autores Raphael Venda Sgura, Fernando Oliveira de Araújo e Raphael de Oliveira Albergarias Lopes da Universidade Federal Fluminense – UFF e Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Em seu artigo, os autores fazem um diagnóstico da gestão de projetos em uma empresa fabricante de cabos submarinos para poços de petróleo, analisando a relevância da adoção de modelos de maturidade em gerenciamento de projetos para melhorar o desempenho dos empreendimentos organizacionais. Para isso é utilizado o modelo Prado-MMGP. Como resultado, os autores identificaram o nível de maturidade em gerenciamento de projetos da organização e propuseram planos de ações.

    Na sequência, o trabalho “Enfraquecendo as Resistências em uma Implantação de Metodologia de Gerenciamento de Projetos em uma Instituição Financeira de Grande Porte” de João Luiz de Mello Tavares Feola e Rosária de Fátima Segger Macri Russo da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, trata da implantação de uma metodologia de gerenciamento de projetos em uma organização financeira de grande porte. Como resultado do caso analisado, os autores destacam as seguintes ações realizadas pela empresa e que auxiliaram neste processo: metodologia inicial com procedimentos já adotados anteriormente, treinamentos diferenciados por nível hierárquico e nível de conhecimento, criação de oficinas de projeto, escalonamento da implantação e acompanhamento das ações pelo escritório de projetos da organização.

    O trabalho da área de Tecnologia, denominado “Proposta de Implantação do BSC para uma Indústria de Construção Industrializada de Concreto” está direcionado à melhoria de processos na indústria. Giovany Luiz Frantz e Geysler Rogis Flor Bertolini da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, propõem a implantação do Balanced Scorecard (BSC) para uma indústria do segmento da construção civil. Como parte do trabalho, foram definidas as diretrizes organizacionais da empresa e elencados seus objetivos estratégicos nas quatro perspectivas do BSC: aprendizado e conhecimento, processos internos, clientes e financeira. Na sequência, os autores relatam a formulação do mapa estratégico da organização, ressaltando a interligação entre os objetivos estratégicos e a definição de metas e indicadores para cada objetivo.

    Da área de Sustentabilidade as autoras Camille de la Cruz Lui e Simone Aquino da Universidade Nove de Julho – UNINOVE apresentam o trabalho “Logística Reversa: Como Reaproveitar Placas de Petri no Fluxo de Trabalho de um Laboratório de Microbiologia”. Este relato descreve como foi possível realizar o reaproveitamento de sobras de placas de Petri, provenientes de embalagens abertas, através do emprego do tratamento por radiação ionizante, em parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN. Além de proporcionar uma redução de custos, o trabalho gerou uma contribuição para a sustentabilidade de uma instituição de ensino superior, ao aplicar os conceitos de logística reversa.

    Em um relato que trata do cultivo de organismos em meio marinho e estuarino, Fernando Augusto Pereira Tuna e Alícia Bertoloto Tagliolatto da Universidade Federal Fluminense – UFF, revisam as principais modalidades da maricultura, analisam seus impactos positivos e negativos e discutem as propostas de redução do impacto ambiental gerado pela produção de alimentos e geração de renda. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, os autores concluem que é possível que a atividade seja benéfica desde que sejam respeitadas as questões ambientais. Este trabalho tem o título de “Um Breve Panorama Abordando Aspectos Positivos e Negativos da Maricultura”.

    O terceiro trabalho sobre Sustentabilidade também aborda o tema da logística reversa, porém em atividades de transporte. “Logística Direta e Logística Reversa na Produção do Aço: Estudo de Caso em uma Empresa Siderúrgica” é o trabalho apresentado por Jorge Sala Minoves, Eloísa Helena Rodrigues Guimarães, Tarcísio Afonso e Ester Eliane Jeunon da Fundação Pedro Leopoldo – FPL. Em um estudo de caso em uma unidade de uma empresa siderúrgica localizada na cidade de João Monlevade/MG, os autores comparam a logística reversa e a direta no processo de fabricação do aço em uma empresa de grande porte. Em sua pesquisa os autores analisaram as vantagens e desvantagens dos processos de aquisição, transporte e estocagem de sucata metálica e de minério de ferro, matérias-primas utilizadas na produção do aço. Adicionalmente também avaliaram os impactos da utilização das duas matérias-primas no meio ambiente.

     

    Desejamos uma excelente leitura a todos!

     

    Prof. Dr. Leandro Alves Patah
    Editor Cientifico


    Profa. Dra. Cristina Dai Prá Martens
    Editora Adjunta



  • Janeiro - Dezembro
    v. 2 n. 1 (2014)

    Editorial, v.2, n.1 (2014)

     

    Caros leitores,

    Com esta segunda edição, a Revista IPTEC completa seu 1º ano de vida. Criada com o objetivo de publicar relatos técnicos e casos aplicados às áreas de Inovação, Gerenciamento de Projetos, Desenvolvimento Tecnológico e Sustentabilidade, a revista tem buscado difundir experiências práticas, sejam elas geradas por instituições ou empresas, públicas ou privadas.

    Nesta edição a revista apresenta 9 trabalhos, sendo 3 relacionados à Inovação, 4 ao Gerenciamento de Projetos, 1 da área de Tecnologia e 1 da área de Sustentabilidade. Um trabalho de projetos também aborda a Sustentabilidade, honrando seu compromisso de dar vazão aos trabalhos aplicados destas quatro grandes áreas de pesquisa.

    Da área de Inovação, o primeiro relato técnico que publicamos nesta edição é o trabalho “Inovação do Arranjo Físico na Operação de Transporte Rodoviário: Um Estudo de Caso em Porto Velho (Brasil)” de Alex Oliveira Ferreira, Gil Edgar Fernandes Vargas, Flávio de São Pedro Filho e Iluska Lobo Braga da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Este trabalho teve o objetivo de levantar a situação atual do arranjo físico de uma empresa de grande porte do segmento de transportes rodoviários, fazer uma análise crítica do mesmo e propor ajustes para melhorar a eficiência na operação da organização.

    O segundo relato técnico trata da inovação em processos. Patrícia Alves Parreiras, Eloísa Helena Rodrigues Guimarães, Jorge Tadeu Ramos Neves e Ester Eliane Jeunon da Fundação Pedro Leopoldo – FPL elaboraram o trabalho “Inovação em Processos e Gestão da Qualidade: Análise da Implantação da Metodologia de WCM na Case New Holland”. Os autores tratam, neste trabalho, da implementação da ferramenta da qualidade Quality Gate, com o objetivo de identificar, controlar e reduzir o índice de falhas encontradas na linha de montagem de escavadeiras hidráulicas da empresa. Para isso foram aplicados conceitos e técnicas de World Class Manufacturing (WCM) em conjunto com um fluxo de tratativa para defeitos.

    Ainda sobre inovação em processos, Daniel Teotônio do Nascimento, Adriana de Sousa Lima e Silvana Anita Walter da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, apresentam o trabalho “Aliança Estratégica na Gestão Pública: Um Estudo de Caso de Cooperação Técnica entre uma Instituição de Ensino Pública e Privada” cujo objetivo é apresentar o processo de formalização de uma aliança estratégica e seus impactos, entre uma instituição de ensino superior pública e uma privada à luz da teoria de aliança estratégica. Por meio de técnicas de análise documental, bibliográfica, entrevista e observação-participante, os autores mostram que a combinação de recursos, competências e comprometimento possibilita a implementação conjunta de ações de ensino, pesquisa e extensão entre ambas às instituições.

    O primeiro relato técnico apresentado da área de Projetos, trata de escritórios de gerenciamento de projetos. Com o título de “Contribuições de um Escritório de Projetos para o Alinhamento Estratégico no Setor das Telecomunicações”, Angélica Frederico e Franciane Freitas Silveira da Universidade Nove de Julho – UNINOVE apresentam um estudo de caso único de uma empresa do setor de telecomunicações brasileiro que decidiu implementar um escritório de projetos para atuar de forma alinhada à estratégia empresarial.

    Na sequência, o trabalho “Remediação de Áreas Contaminadas por Cromo Hexavalente: Relato Sobre Gerenciamento de Projeto” de Rizia Miranda Aguiar e Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel, também da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, trata da implementação de metodologias de gerenciamento de projetos e sustentabilidade. Os autores apresentam os resultados de um projeto de remediação de área contaminada por cromo hexavalente na cidade de São Paulo levando a um entendimento mais amplo sobre os limites e restrições impostos a processos e produtos e sobre a consequente necessidade de mitigar danos passados para garantir um presente adequado que não comprometa as gerações futuras.

    Em um relato que descreve o processo de idealização e negociação de um projeto de campanha promocional por meio de aliança estratégica formada por três empresas, Solange Maria Debastiani, Belquis Oliveira Meireles e Claudio Antonio Rojo, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE detalham as motivações, os critérios para a escolha dos parceiros, o tipo da aliança estratégica adotada, que foi o contrato não tradicional, e a estruturação da própria campanha. Este trabalho tem o título de “Projeto de Campanha Promocional por Meio de Aliança Estratégica”.

    O quarto trabalho sobre gerenciamento de projetos trata do tema governança. “Auditoria de Projetos no Banco Itaú” é o trabalho apresentado por Marco Alexandre Terlizzi e César Augusto Biancolino da Universidade Nove de Julho – UNINOVE e Diogo Ronza Bento da Faculdade de Engenharia Industrial – FEI. Em uma pesquisa exploratória que utiliza a pesquisa bibliográfica como estratégia, a pesquisa documental e entrevistas como métodos de coleta de dados, e um dos maiores bancos brasileiros como unidade de análise, os autores analisaram a evolução da atuação da área de auditoria interna nos projetos do Banco Itaú.

    O trabalho da área de Tecnologia, denominado “Prospecção de Patentes para a Solução Sustentável de Problema da Indústria da Construção: O Espaçador de Concreto”, está direcionado à tecnologia do produto. Alexsandro Cardoso Carvalho, João Henrique Storopoli e Luc Marie Quoniam da Universidade Nove de Julho – UNINOVE destacam a importância da busca de patentes para solucionar problemas empresarias e tecnológicos. Por meio de uma pesquisa realizada em bases de dados com mais de 80 milhões de patentes, os autores encontraram uma patente aplicável como alternativa para o uso de espaçadores de aço para estruturas de concreto armado, possibilitando a reutilização de matérias primas e evitando custos de construção adicionais

    Da área de Sustentabilidade os autores Fernando Augusto Pereira Tuna da Universidade Federal Fluminense – UFF e Laura Pires de Souza Petroni, Carlos Eduardo Pauzeiro Vieira Barcelos e Alfonso Stefanini da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ apresentam o trabalho “Análise da Implantação do Novo Sistema Estadual do Ambiente no Rio de Janeiro Incluindo o Histórico do Processo do Sistema de Licenciamento Ambiental e a Manipulação do Licenciamento”. Este relato traça um panorama histórico dos órgãos governamentais existentes antes do lançamento da Política Nacional de Meio Ambiente, juntamente com uma análise dos órgãos governamentais, destacando o papel do licenciamento municipal no contexto ambiental.

    A partir de 2015 a Revista IPTEC passa a ser publicada semestralmente, atendendo à necessidade de oferecer um espaço exclusivo para publicação de relatos técnicos produzidos por pesquisadores e profissionais nas áreas ligadas à inovação, projetos, tecnologia e sustentabilidade.

     

     

    Desejamos uma excelente leitura a todos!

     

    Prof. Dr. Leandro Alves Patah
    Editor Cientifico


    Profa. Dra. Cristina Dai Prá Martens
    Editora Adjunta

  • Janeiro - Dezembro
    v. 1 n. 1 (2013)

    Editorial, v.1, n.1 (2013)

     

    Caros leitores,

    É com grande satisfação que levamos aos pesquisadores e profissionais das áreas de Inovação, Gerenciamento de Projetos, Desenvolvimento Tecnológico e Sustentabilidade, este primeiro número da Revista IPTEC – Inovação Projetos e Tecnologia da Universidade Nove de Julho.

     A revista tem como foco a publicação de relatos técnicos e tecnológicos com adequado rigor acadêmico relacionados às suas áreas de escopo. Com atuação interdisciplinar nas áreas de Administração, Ciências Ambientais e Engenharia, a IPTEC busca suprir a lacuna existente de espaço para difusão de casos práticos e de troca de experiências por parte de pesquisadores e profissionais.

     Nesta edição a revista apresenta 9 trabalhos, sendo 3 relacionados ao gerenciamento de projetos, 3 à área de Sustentabilidade, 2 à Inovação e 1 da área de Tecnologia, cumprindo seu objetivo de atender o público de suas quatro áreas de pesquisa.

     O primeiro artigo que publicamos na revista é o trabalho “Modelos de Maturidade em Projetos de Engenharia: Um Estudo de Caso” de Yuri Mendes Martins da empresa InterMoor do Brasil e da Marcos Lopez Rego, professor da EBAPE da Fundação Getúlio Vargas – FGV. Este trabalho teve o objetivo de avaliar o nível de maturidade da gestão de projetos dentro de uma empresa do segmento de óleo e gás e sugerir um plano de melhorias contendo uma proposta de estruturação de um escritório de projetos na organização.

     O segundo artigo também trata de gestão de projetos. Em seu trabalho denominado “Um Plano de Comunicação para o Projeto Busca Ativa”, Claudia Dias Nogueira, Cláudia Terezinha Kniess e José de Assunção Moutinho da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, buscaram trabalhar a disseminação das técnicas de gestão de projetos no setor público. Isso através da proposição de um plano de comunicação para o projeto Busca Ativa que consiste na localização de famílias residentes no Estado de São Paulo em condição de extrema pobreza para o cadastramento e inclusão em programas sociais.

     Na área de tecnologia, Newton Rocha da Silva do Banco Bradesco S.A. e Flávio Hourneaux Júnior da Universidade Nove de Julho – UNINOVE apresentam o trabalho “TI Verde: Sustentabilidade por Meio da Virtualização de Servidores” no qual abordam a virtualização. Segundo os autores, esta é a tecnologia de maior impacto na infraestrutura de TI das empresas atualmente, estando presente em estratégias corporativas para cortar custos e oferecer soluções menos complexas e mais gerenciáveis.

     No primeiro artigo apresentado na área de sustentabilidade, as autoras Denise Lana Molina da empresa Schneider Electric e Ivete Rodrigues, professora da Fundação Instituto de Administração – FIA tratam, em seu trabalho “Como Integrar as Questões Socioambientais à Estratégia Corporativa: Um Estudo de Caso”, dos impactos que podem afetar as empresas que se estruturam para a sustentabilidade. Partindo da premissa de que a sustentabilidade corporativa concentra iniciativas que podem ser desdobradas em projetos, as autoras investigaram a melhor forma de gestão da sustentabilidade que lhe permita ser parte integrante da estratégia corporativa.

     Na área de inovação em processos, Ana Carolina Mecabô Müller, Guilherme Cavalli Waldow, Pang Lien Hsu e Claudio Antonio Rojo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, apresentam o trabalho “Projeto de Planejamento Estratégico a Partir da Simulação de Cenários: O Caso de um Supermercado do Paraná”. Este estudo trata de um projeto para elaboração de um plano de estratégias de crescimento para a empresa V. Müller e Cia. Ltda. utilizando o modelo de simulação de cenários. O objetivo dos autores é propor melhorias para o processo de tomada de decisões na organização.

     Também na área de inovação, Daniel Tomoki Hayashi da empresa Ciao Mao e Heidy Rodriguez Ramos da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, relatam o uso do design thinking como principal ferramenta de geração de inovação na empresa de calçados Ciao Mao. Esta é um exemplo de empresa de pequeno porte que compete juntamente com grandes corporações que, muitas vezes, dispõem de muito mais recursos financeiros. Em situações como esta o design passa a ser uma das soluções para que empresas com recursos escassos se diferenciem e ganhem competitividade perante grandes players do mercado. Este relato é apresentado no trabalho “Inovação Através do Design: Um Estudo de Caso da Empresa CIAO MAO”.

     De forma provocativa Flávia Martins Guimarães Fung das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista – UNIFAE, apresenta o trabalho “Insustentabilidade da Ação Assistencial em Tragédias Socioambientais: Reparar? Por Que Não Prevenir?”. Seu relato técnico faz uma análise do conteúdo sócio-político do manual de defesa civil com foco principal no trabalho da assistência social junto às vítimas de desastres ou tragédias socioambientais. A autora tem como objetivo averiguar as adequações e inadequações do documento para o efetivo atendimento de vítimas e minimização de tragédias, tendo como referência os eventos ocorridos no Estado do Rio de Janeiro no ano de 2010.

     Na sequência, o trabalho “Alinhamento Estratégico de Projetos de Tecnologia da Informação em Empresas Globais de Varejo – Gestão de Demandas de TI” de Heverton Roberto Oliveira Cesar de Moraes e Marcos Paixão Garcez da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, trata da aplicação de conceitos de gestão de projetos no segmento do varejo. O objetivo dos autores é identificar as contribuições dos processos de gestão de portfólio de projetos de tecnologia de informação implementados a partir da criação da área de Gestão de Demandas de TI em uma empresa de varejo multinacional.

     Em um relato que buscou verificar a existência de práticas inovadoras relacionadas à gestão de pessoas com foco em responsabilidade social na área de construção civil, Carla Adriana Soares Vieira e Ester Eliane Jeunon da Fundação Pedro Leopoldo – PFL realizaram uma pesquisa descritiva e de cunho qualitativo na Construtora Terraço Ltda. As autoras levantaram como principais práticas: a relação empregador/empregado, a confiança, o clima organizacional e o engajamento das empresas parceiras. Este trabalho tem o título de “Responsabilidade Social em Uma Empresa de Construção Civil: Uma Prática de Gestão de Pessoas” e fecha esta nossa 1ª edição.

     O agradecimento especial deste início de trabalho da IPTEC vai para a Universidade Nove de Julho na pessoa da pró-reitora acadêmica Profa Maria Cristina Storópoli pelo apoio e incentivo dado à criação desta publicação. Estamos empenhados em fazer por merecer a confiança depositada.

     

    Desejamos uma excelente leitura a todos!

     Editor Cientifico

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