Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato .DOC (Microsoft Word).
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está fonte Times New Roman tamanho 12 em espaço 1,5, emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Manual - Submissão em 4 passos

Política de submissão

O Conselho Editorial tem suas decisões e ações balizadas pelos princípios éticos que suportam as revistas científicas, e os editores devem acompanhar os mais recentes avanços editoriais científicos no mundo ibero-americano. Operacionalmente, a partir das etapas fornecidas pela plataforma Open Journal System (OJS), os trabalhos submetidos são avaliados pelo Conselho Editorial no que se refere a seu mérito científico e adequação aos requisitos da American Psychological Association APA e demais preceitos editoriais da revista.

Veja o exemplo (Referências)

Bitencourt, L., & Garcez, M. (2013). A Influência da Gestão de Projetos na Qualidade de Serviços Prestados no Caixa: Um Projeto Desenvolvido em uma Empresa Varejista..Revista De GestãO E Projetos -  EISSN: 2236-0972, 4(1), 224-241. doi:10.5585/gep.v4i1.136

Juliani, D., Juliani, J., Alves Bello, J., & de Souza, J. (2012). Modelo para Construção de Base de Conhecimentos sobre Projetos Suportado por Ferramentas Colaborativas.Revista De GestãO E Projetos -  EISSN: 2236-0972, 3(3), 277-290. doi:10.5585/gep.v3i3.128

Pinto, Jeffrey K. (2002) Project management 2002. Research Technology Management, no. 2, p. 22–37.

PMI. (2008) The Standard for Portfolio Management, second edition. Newton Square: Project Management Institute.

Rad, Parviz F. e Raghavan, Asok (2000) Establishing an Organizational Project Office. In: AACE International Transactions.

Shenhar, A.; Dvir, D. (1996) Toward a typological theory of project management. Research Policy, no. 25, p. 607–632.

Taylor, J. E.; Levitt, R. E. (2004) A New Model for Systemic Innovation Diffusion in Project-based Industries. Project Management Institute, International Research Conference, Londres, Julho. 

Diretrizes Gerais de Redação

  • 1. Os autores devem submeter o texto à revisão ortográfica, gramatical e normativa antes de apresentá-lo à Revista.
  • 2. Todos os artigos submetidos a revista passam pela verificação de plágio. Política Anti-plágio
  • 3. O relato submetido à IPTEC será avaliado quanto a seu mérito científico e aplicação prática;
  • 4. Para redação e apresentação do texto é requerida a sua adequação às normas da American Psychological Association (APA). Veja o exemplo de como utilizar as normas da APA
  • 5. O relato deve ser escrito em fonte Times New Roman tamanho 12 em espaço 1,5. O layout da página deve ser papel A4 (29,7 x 21 cm), com margens: superior (3 cm), esquerda (3 cm), inferior (2 cm) e direita (2 cm);
  • 6. O relato deve possuir no mínimo 10 e no máximo 15 páginas, incluindo: Título, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, introdução, metodologia, aplicação prática, análise e discussão dos resultados, conclusões e as referências;
  • 7. Quadros, tabelas, gráficos e ilustrações (preto e branco ou coloridas) deverão ser incluídos no documento principal, na sequência em que aparecem no texto e escritas em tamanho 10, com Títulos e Fontes;
  • 8. O resumo e as palavras-chave do artigo, na língua original do trabalho e em inglês, não devem ultrapassar 250 palavras;
  • 9. É permitido o máximo de quatro autores para cada artigo;
  • 10. O relato deve ser inédito no Brasil ou em outro país, não sendo considerada quebra de ineditismo a inclusão de parte ou de versão preliminar do mesmo em anais de eventos científicos de qualquer natureza;
  • 11. O relato não pode ser submetido à avaliação simultânea em outro periódico;
  • 12. O Editor pode aceitar ou não o relato submetido para publicação, de acordo com a política editorial;
  • 13. O Editor pode ou não aceitar um relato após o mesmo ter sido avaliado pelo sistema duplo-cego (Double Blind Review), o qual garante anonimato e sigilo tanto do autor (ou autores) como dos pareceristas;
  • 14. O Editor pode sugerir alterações do relato tanto no que se refere ao conteúdo da matéria como em relação à adequação do texto às normas de redação e apresentação (APA);
  • 15. O relato deve ser escrito de forma correta em termos gramaticais. Os pareceristas não farão correções;
  • 16. Em caso de aceite, será publicado de acordo com o fluxo e cronograma editorial da revista. O manuscrito aprovado para publicação será submetido à edição de texto, e devolvido aos autores para ajustes formais, sem interferir no seu conteúdo científico.
  • 17. No sistema OJS, adotado pela IPTEC, o autor(es) terá a submissão do relato automaticamente recusada pelo sistema se não aceitar as cláusulas de exclusividade, originalidade e de direitos autorais;
  • 18. Todos os campos do perfil devem ser preenchidos por completo de todos os autores: nome autores com apenas as iniciais em maiúsculo, não usar caixa alta (sem abreviação), campo Instituição/Afiliação: instituição de vínculo (sem sigla) com a cidade e estado; resumo da biografia (titulação, instituição, área de atuação, departamento);
  • 19. O Sistema OJS anota a data de entrada e os passos do processo de avaliação e editoração do relato, sendo que o autor(es) pode acompanhar o status de seu relato, automaticamente pelo sistema;
  • 20. O editor e/ou qualquer indivíduo ou instituição vinculada aos seus órgãos colegiados não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu autor (ou autores);
  • 21. As avaliações são feitas em formulários de avaliação padronizado, havendo espaço para comentários personalizados, os quais são encaminhados ao autor(es) em caso de aceite condicional ou recusa;
  • 22. O relato deve ser submetido somente online pelo site www.revistaiptec.org;
  • 23. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Informações > Verificar se há problemas > Inspecionar documento > Inspecionar > Propriedades do Documento e Informações Pessoais > Remover tudo. Após removido, fechar a janela pop-up e salvar.
  • 24. Incluir nas referências de artigos eletrônicos o DOI no formato acessível, ou seja com o prefixo https://doi.org/.
  • 25. As informações dos autores devem ser preenchidas no momento da submissão, uma vez que não poderão ser alterados e/ou incluidos autores, após a submissão do artigo.

Política de Privacidade

Termo de Privacidade e Consentimento Livre e Esclarecido

Em observância à Lei nº. 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), artigos 5º inciso XII, art. 2, inciso IV, art. 4, inciso II, alínea b, a Revista Inovação, Projetos e Tecnologias - IPTEC de forma transparente estabelece sua Política de Privacidade com o TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, de forma a respeitar e informar o uso dos dados pessoais, no fluxo de publicação dos artigos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados de forma intencional para outras finalidades ou a terceiros, com exceção das indexações em bases de dados e diretórios, de acordo com a Declaração de Direito Autoral.

Do Consentimento - Tratamento

Autorizo a Revista Inovação, Projetos e Tecnologias - IPTECna condição de agente de tratamento, tratar meus dados pessoais, no sentido de: coletar, utilizar, acessar, transmitir, anonimizar, processar, arquivar, armazenar, eliminar, avaliar.

Dados coletados pela Revista Inovação, Projetos e Tecnologias - IPTEC

Pronome de tratamento

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Resumo da Biografia

*Obrigatórios para finalizar o cadastro.

Definição de cada tipo de Tratamento

Coletar: no momento do cadastro o autor fornece dados os quais são coletados, arquivados e armazenados no banco de dados da revista. Não coletamos dados sensíveis. O cadastro é feito de maneira espontânea e a senha pessoal e intransferível.

Utilizar: utilizamos alguns dos dados coletados, para inserir nos artigos diagramados que serão publicados, são eles: nome completo, Instituição, e-mail (se autorizado pelos autores), titulação. Tais dados são critérios de avaliação das revistas, por parte da CAPES/Qualis e indexadores. Os indexadores atuais podem ser consultados aqui.

Utilização do e-mail: são enviados e-mails acerca do fluxo editorial, declarações de revisões, números e artigos publicados, chamadas especiais, alterações de Diretrizes e editores. O uso do e-mail no artigo publicado é realizado mediante autorização do autor.

Acessar: acessamos os dados no momento da edição/atualização dos metadados antes da publicação para não termos conflito no deposito do DOI, Orcid id, Currículo Lattes.

Transmitir: como meio de garantir a preservação digital, a revista transmite de forma automática os números publicados para o Sistema LOCKSS e Rede Cariniana. É transmitido, da mesma forma, mas para indexação em repositórios, pelo Open Archives Initiative – OAI.

Anonimizar: para garantir a avaliação às cegas, todos artigos que vão para avaliação, é verificado se consta nomes pessoais em propriedades. Na ocasião de ter nomes, é usada a ferramenta do Word para inspecionar o documento, e retirar as propriedades. O mesmo procedimento é adotado quando o parecerista faz anotações no artigo, e é necessário enviarmos para os autores.

Processar: dados da submissão, são processamos em arquivo XML, ou enviados pelo sistema para a Crossref, com objetivo de gerar o número DOI, e assim viabilizar para o artigo um link persistente, bem como sua individualização.

Arquivar: os dados de cadastro e submissão, tanto as que foram publicadas, como as rejeitadas e arquivadas, ficam no banco de dados da revista, sendo que no primeiro caso são transmitidos para o LOCKSS e Rede Cariniana como Política de Preservação.

Armazenar: os dados de cadastro e submissão, tanto as que foram publicadas, como as rejeitadas e arquivadas, e os cadastros que foram solicitadas exclusão ficam armazenados no banco de dados da revista.

Eliminar: dados de cadastro não são eliminados de forma definitiva, ficam sem papel definido, ou ainda pode ter acesso bloqueado, no caso de autor que cometeu plagio e/ou autoplágio, como definido na Política de Plágio. Dados de submissão não são eliminados para fins de manutenção do histórico do artigo, e emissão de declarações pelos autores e pareceristas, de acordo com o Art. 16 da Lei nº. 13.709/18. Dados das propriedades dos artigos doc. são eliminados em propriedades para manter a integridade da Avaliação por pares cega. A qualquer tempo o usuário é livre para solicitar a exclusão do banco de dados da Revista, e assim não receber mais comunicações da mesma.

Avaliar: os dados de submissão são avaliados quanto ao preenchimento correto para não ter conflito com o DOI, Orcid id, Currículo Lattes e indexação. Todo usuário pode solicitar a atualização de informações, bem como realizá-las em editar perfil.

Toda e qualquer solicitação dos titulares de dados pode ser feita através do e-mail: iptec@uninove.br

  • Algumas solicitações que podem ocorrer: alteração de e-mail, correção de nome quanto à grafia errada, titulação, Instituição, cidade, pais, dentre outras.

Cadastro na Revista

O cadastro na Revista é livre, pessoal e intransferível. A Equipe Editorial não está autorizada a cadastrar usuários, com exceção dos Avaliadores após aceite do convite enviado. Em ambos os casos as senhas são pessoais.

Dados sensíveis e coleta de dados

Afirmamos que a coleta dos dados são todos baseados nas boas práticas e boa fé, e nos princípios da LGPD, e não coletamos dados sensíveis.

Uso de imagens nos artigos

De modo a garantir direitos autorais de imagens com pessoas, fotografias, tabelas e figuras, a revista avalia toda imagem e fonte informada pelos autores, e na falta de autorização adequada não é publicado no artigo.

Consentimento dos usuários – leitores, autores, avaliadores

Diante de todo exposto, e cientes das etapas e consequências de tratamento dos dados pessoais, os autores concordam com o uso de seus dados pessoais para finalidades explicitas nesse TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, de forma livre, informada e transparente.

Cumpre esclarecer ainda que esse TERMO pode sofrer alterações, de acordo com alterações da LGPD, ou formas de tratamento do controlador da Revista, e que caso ocorra será amplamente divulgado.

Equipe Editorial Revista Inovação, Projetos e Tecnologias - IPTEC

Referências

SOUZA, Rosilene Paiva Marinho et alLei de Proteção de Dados Pessoais e o Open Journal Systems: política de gestão de dados pessoais em revistas. Brasília: Ibict, 2021. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Cartilha_01-Lei_de_Protecao_de_Dados_Pessoais_e_o_Open_Journal_System.pdf

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm