Análise dos Resultados da Implantação da Estratégia Low Cost Low Fare no Mercado Fitness na Percepção dos Clientes e Professores: A Experiência da Academia Smart Fit

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v8i3.10449

Palavras-chave:

Estratégia de Empresas, Mercado Fitness, Smart Fit, Low Cost Low Fare

Resumo

Objetivo: Analisar os resultados da implantação da estratégia Low Cost Low Fare no Mercado Fitness através da percepção dos clientes e professores das academias Smart Fit.

Metodologia: Pesquisa qualitativa de natureza descritivo-exploratória através de entrevistas com 40 clientes e 31 professores das academias Smart Fit em 12 filiais do Rio de Janeiro e os dados coletados foram classificados em categorias definidas com base na revisão da literatura e analisados através da análise de conteúdo.

Originalidade/Relevância: A lacuna teórica apresentada reside na identificação de poucos estudos na revisão da literatura sobre a utilização do modelo Low Cost Low Fare no setor de fitness, justificando a relevância da pesquisa que visa aprofundar o conhecimento deste fenômeno contemporâneo.

Principais resultados: Os resultados mostram que, para os professores, remuneração, benefícios e plano de carreira são percebidos positivamente, enquanto reconhecimento, carga de trabalho, responsabilidade e treinamento a Smart Fit precisa melhorar. Para os clientes, a experiência, atendimento, equipamentos, preço, forma de pagamento e comodidade foram os itens positivos, já a falta de diversificação e o baixo suporte dos professores são pontos fracos do modelo Low Cost da Smart Fit, reforçando tendência de um trade off do cliente com relação à escolha do custo-benefício mais adequado no consumo de serviços.

Contribuições teóricas: Melhor entender o comportamento do consumidor, dos funcionários e analisando as implicações da adoção da estratégia Low Cost pela empresa.

Contribuições gerenciais: Apresentação de pontos de atenção pela visão dos professores e dos clientes, consolidando um conjunto de recomendações para gestores de academias.

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Biografia do Autor

Fernando Filardi, Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC

Pós-Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEAC/USP, São Pailo, (Brasil).

Rafael Fernandes Ferreira, UNISAUDE Educacional

Mestre em Administração pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - Ibmec, Rio de Janeiro, (Brasil). 

Helio Arthur Irigaray, Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas - FGV/EBAPE

Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado em Administração da FGV/EBAPE

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Publicado

01.09.2019

Como Citar

Filardi, F., Ferreira, R. F., & Irigaray, H. A. (2019). Análise dos Resultados da Implantação da Estratégia Low Cost Low Fare no Mercado Fitness na Percepção dos Clientes e Professores: A Experiência da Academia Smart Fit. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 8(3), 326–343. https://doi.org/10.5585/podium.v8i3.10449