A influência do valor percebido no constructo "boca a boca" em academias esportivas

Stefani Tainá Natus, Marcelo Curth, Luis Eurico Kerber, Manuela Albornoz Gonçalves

Resumo


Objetivo: O objetivo deste estudo foi coletar dados sobre a relação de valor percebido no construto boca a boca em uma academia esportiva.

Metodologia/Abordagem: Foi realizada uma pesquisa com 123 respondentes. A técnica estatística utilizada foi Modelagem de Equações Estruturais (MEE) por meio da qual foi testado o modelo conceitual foi testado.

Originalidade/Relevância: Em um ambiente de mercado competitivo, é importante que os clientes estejam satisfeitos com os serviços prestados, pois, além de serem leais a eles, um comportamento boca-a-boca pode ajudar a conquistar novos clientes. Assim, compreender e medir as dimensões do valor percebido é fundamental para desenvolver melhores estratégias de mercado e relacionamento com o cliente.

Resultados: Os resultados mostram que as variáveis do valor percebido (emoção, preço, serviço e imagem) influenciam positivamente a intenção de recomendação, destacando a dimensão imagem/reputação da academia.

Contribuições teóricas/metodológicas: A análise do construto "boca a boca" mostrou-se de grande valor para a academia, pois pode avaliar a percepção de seus clientes e a intenção de recomendação em relação aos serviços prestados, melhorando assim a qualidade de suas estratégias. Ao longo da pesquisa, surgiram situações que levam a estudos futuros e mostram o quanto o valor percebido pelo cliente influencia o constructo "boca a boca".


Palavras-chave


Boca a boca; Valor percebido; Academias esportivas

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DOI: https://doi.org/10.5585/podium.v10i2.17190

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