Gestão da criatividade e inovação em empresas organizadoras de eventos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v12i2.20279

Palavras-chave:

Gestão, Criatividade, Inovação, Turismo de eventos

Resumo

Objetivo: O presente trabalho objetiva analisar a relação entre a gestão da criatividade e a gestão da inovação no processo de organização de eventos de natureza turística e seu reflexo sobre o turismo de eventos.
Metodologia/Abordagem: Com uma abordagem qualitativa, a investigação aqui exposta se apresenta como um estudo de caso em que foram aplicados os Questionário Keys (Criatividade) e o Assessments da Inovação. Para além, a coleta foi complementada com a inserção da pesquisadora no âmbito organizacional, para a realização de observação não participante da rotina laboral.
Originalidade/Relevância: As crises econômicas que emergem na sociedade de forma recorrente demandam por respostas criativas e úteis. No setor de turismo de eventos, mais do que nunca, torna-se imperativo pesquisar práticas organizacionais que resultem na efetivação de ideias criativas e inovadoras para a formatação de eventos com maior capacidade de readequação à uma nova dinâmica mundial, fortalecendo, assim, o turismo de eventos.
Principais resultados: A presente pesquisa evidencia que a falta de alinhamento entre o processo criativo e a implementação de inovações provocam uma limitação de atuação do evento analisado sobre o turismo de eventos, de modo que todo o potencial apresentado pelo Carnatal poderia ser expandido com a aplicação de estratégias organizacionais que contemplem ações que sobre-excedam o processo criativo, mas que promovam a sua eficiente efetivação.
Contribuições teóricas/metodológicas: O alinhamento das teorias sobre a criatividade e a inovação ao turismo de eventos como viés de desenvolvimento do setor.

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Biografia do Autor

Gildygleide Cruz de Brito Rêgo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Turismo (PPGTUR) – UFRN. Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) - UFRN, atuante na linha Gestão em Turismo. Técnica em Eventos pelo IFRN Cidade Alta (2015). Possui graduação em Design de Interiores pela Universidade Potiguar (2014), com ênfase em layout de eventos e graduação em Turismo - Gestão da Animação Turística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Tem experiência na área de Turismo, eventos, agenciamento e planejamento turístico , atuando principalmente nos seguintes temas: eventos, experiência do usuário (UX Design), criatividade e inovação. 

Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Doutora em Administração (2011) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Administração (2007) e Bacharel em Turismo (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atuou como Secretária Municipal de Turismo de Tibau do Sul. Atualmente, é professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo - PPGTUR/UFRN. Editora da Revista de Turismo Contemporâneo - RTC. Atua como vice-líder do Grupo de Estudos em Gestão do Turismo (GESTUR/UFRN). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Eventos. É pesquisadora nas áreas de Turismo e Gestão de Pessoas.

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Publicado

29.05.2023

Como Citar

Cruz de Brito Rêgo, G., & Trindade da Silva Barreto, L. M. (2023). Gestão da criatividade e inovação em empresas organizadoras de eventos. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 12(2), 165–191. https://doi.org/10.5585/podium.v12i2.20279

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