Análise dos fatores associados à receita líquida e ao público pagante dos jogos nos estádios de futebol do campeonato Alagoano, 2009-2019
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v11i3.21451Palavras-chave:
Economia do futebol, Econometria aplicada, Campeonato Alagoano.Resumo
Objetivo do estudo: Buscou-se através deste estudo encontrar os principais fatores associados ao público pagante e à receita de jogos nos estádios do Campeonato Alagoano, no período 2009-2019.
Metodologia: Com base nos dados da Federação Alagoana de Futebol, estatísticas descritivas, modelos econométricos por Mínimos Quadrados Ordinários, Modelos Lineares Generalizados, e Efeitos Fixos e Efeitos Aleatórios foram explorados, a fim de apresentar para a sociedade local a importância e a potencialidade do torneio a partir dos dados.
Principais resultados: Os principais resultados mostram que preço, capacidade do estádio, fase do campeonato e clássicos impactam positivamente na receita real líquida e no público pagante, enquanto a renda possui uma relação negativa.
Contribuições teóricas/metodológicas: A literatura existente sobre determinantes de público no estádio foca em competições nacionais, assim, uma das principais contribuições deste trabalho é o foco em um campeonato estadual que apesar de um estado fora do “centro futebolístico”, possui dois times da série B do campeonato nacional, entender os fatores associados à receita desses jogos é de fundamental importância.
Contribuições sociais/para a gestão: Entender os fatores associados à receita líquida é de fundamental importância para uma melhor gestão dos campeonatos de futebol, tanto em sua importância social como na econômica.
Downloads
Referências
Allan, G., & Roy, G. (2008). Does television crowd out spectators? New evi-dence from the Scottish premier league. Journal of Sports Economics, 9(6), 592–605. http://doi.org/10.1177/1527002508321458
Benevides, B. Í. L., Santos, S. M., Cabral, A. C. de A., Ribeiro, R. A., & Holt, N. L. de S. (2015). Demanda por futebol no Brasil e na Inglaterra. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 9(2), 96-112. https://doi.org/10.12712/rpca.v9i2.454
Bortoluzzo, A. B., Bortoluzzo, M. M., Machado, S. J., Melhado, T. T., Trindade, P. I., & Pereira B. S. (2017). Ticket consumption forecast for Brazilian championship games. Strategy & Business – Revista de Administração, 10(6), 639-650. https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.09.007
Cameron, A. C., & Trivedi P. K. (2005). Microeconometrics: Methods and Applications. Nova Iorque, Estados Unidos: Cambridge University Press.
Campos, F. R. G. (2020). Geografia do futebol das cidades médias brasileiras: relações entre sucesso esportivo e características urbanas. Terr@Plural, 14, 1-21, e2013294. https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.14.2013294.020.
García, J., & Rodríguez, P. (2002). The determinants of football match attendance revisited: Empirical evidence from the Spanish football league. Journal of Sports Economics, 3(1), 18–38. https://doi.org/10.1177/152700250200300103
Gasparetto, T.; Barajas, A.; Rodriguez-Guerrero, P. (2019). Socio-economic factors that affect the demand for tickets in all Brazilian League tiers. Sports in Society. 23(2), 222-233. https://doi.org/10.1080/17430437.2019.1619698
Greene, W. (2012). Econometric Analysis. Nova Iorque, Estados Unidos: Pearson.
Itaú BBA. (2021). Análise Econômico-Financeira dos Clubes de Futebol Brasileiros | 2021. Recuperado de: https://drive.google.com/file/d/1EJT8JskEbNVImtikbJ5SdRm9H07V2wQM/view.
Lei n. 10.671, de 15 de maio de 2003 (2003). Dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor e dá outras providências. Brasília, 2003. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.671.htm
Lima, B. H.; SANTOS, A. M. A. dos; SANTOS, A. D. G. dos. (2021). Uma análise dos fatores associados à receita dos jogos de futebol do Campeonato Alagoano nos anos de 2009 a 2019. Anais do XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos – XIX Enaber. s/l (online), 19. Recuperado de https://brsa.org.br/wp-content/uploads/wpcf7-submissions/4424/futebol_Enaber_com_nome.pdf
Marçal, R. R.; Rengel, R.; Monteiro, J. J. (2021). Influência da estrutura de capital na venda de direitos econômicos de atletas e na receita de bilheteria em clubes de futebol do Brasil. Enfoque - Reflexão contábil, 40(2), 99-113. https://doi.org/10.4025/enfoque.v40i2.50116
Machado Filho, J. T. B. (2015). Determinantes de público no campeonato brasileiro de futebol da série A entre 2012 e 2014. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.
Madalozzo, R., & Villar, R. (2009). Brazilian football: What brings fans to the game? Journal of Sports Economics, 10(6), 639-650. https://doi.org/10.1177/1527002509335572
Mascarenhas, G. (2014). Entradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol. Rio de Janeiro: Eduerj.
Nilon, J. (2010). An inelastic phenomenon: Analyzing the elasticity of demand for soccer in England per geographical region. Journal of Creative Distractions, (14), 41-57. Recuperado de: https://www.uqes.com.au/?wpdmdl=418
Pindick, R. S. (2013). Microeconomia. São Paulo, Brasil: Pearson Education do Brasil.
Profeta, G. A., Thomas, I. N., Bastos, P. M. A., & Santos, V. F. (2021). Determinantes dos preços de ingressos de futebol do Campeonato brasileiro, 2012 a 2018. Economía, Sociedad y Territorio, 21(65), 639-650. https://doi.org/10.22136/est20211655
Ribeiro, R. (2021, Agosto/Setembro) Desenvolvimento De Uma Ferramenta De Precificação Para Jogos De Futebol. Marketing & Tourism Review, 6(2), 1-22. https://doi.org/10.29149/mtr.v6i2.6322
Santana, S. K., & Silva, A. S. (2009). The determinants of demand in football matches during the 2007 Brazilian Championship. Anais do IASE/NAASE Working Paper Series, Stellenbosch, África do Sul, 1.
Santos, A. D. G. (2021). A identidade torcedora alagoana no século XXI: CSA, CRB e ASA na tela, no campo e nas pesquisas. In R. Helal, L. Costa, & C. Fontenelle (Eds.). Esporte, mídia, identidades locais e globais: uma produção do Seminário Copa América (pp. 238-251). Rio de Janeiro, Brasil: Autorale; Faperj.
Simmons, R. (1996). The demand for English league football: A club-level analysis. Applied Economics, 28(2), 139-155. https://doi.org/10.1080/000368496328777
Souza, F. A. P. (2004). Um Estudo sobre a Demanda por Jogos de Futebol nos Estádios Brasileiros. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
STJD. (2014, Janeiro 14). CRB, CSA e Federação Alagoana punidos. Recuperado de https://www.stjd.org.br/resultados-julgamento/noticias/csa-crb-e-federacao-alagoana-punidos.
Szymanski, S. (2001). Income inequality, competitive balance and the attractiveness of team sports: Some evidence and a natural experiment from English soccer. Economic Journal, 111(469), 69-84. https://doi.org/10.1111/1468-0297.00599
Varian, H. R. (2015). Microeconomia: uma abordagem moderna. Rio de Janeiro, Brasil: Elsevier.
Yamashita, G. H.; Fogliatto, F. S.; Anzanello, M. J.; Tortorella, G. L. (2022). Customized prediction of attendance to soccer matches based on symbolic regression and genetic programming. Expert Systems With Applications, 187. https://doi.org/10.1016/j.eswa.2021.115912.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anderson Moreira Aristides dos Santos, Brendo Henrique de Lima, Anderson David Gomes dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
10.5585/podium.v11i3.21451
- Resumo 692
- PDF 377