Análise dos fatores associados à receita líquida e ao público pagante dos jogos nos estádios de futebol do campeonato Alagoano, 2009-2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v11i3.21451

Palavras-chave:

Economia do futebol, Econometria aplicada, Campeonato Alagoano.

Resumo

Objetivo do estudo: Buscou-se através deste estudo encontrar os principais fatores associados ao público pagante e à receita de jogos nos estádios do Campeonato Alagoano, no período 2009-2019.
Metodologia: Com base nos dados da Federação Alagoana de Futebol, estatísticas descritivas, modelos econométricos por Mínimos Quadrados Ordinários, Modelos Lineares Generalizados, e Efeitos Fixos e Efeitos Aleatórios foram explorados, a fim de apresentar para a sociedade local a importância e a potencialidade do torneio a partir dos dados.
Principais resultados: Os principais resultados mostram que preço, capacidade do estádio, fase do campeonato e clássicos impactam positivamente na receita real líquida e no público pagante, enquanto a renda possui uma relação negativa.
Contribuições teóricas/metodológicas: A literatura existente sobre determinantes de público no estádio foca em competições nacionais, assim, uma das principais contribuições deste trabalho é o foco em um campeonato estadual que apesar de um estado fora do “centro futebolístico”, possui dois times da série B do campeonato nacional, entender os fatores associados à receita desses jogos é de fundamental importância.
Contribuições sociais/para a gestão: Entender os fatores associados à receita líquida é de fundamental importância para uma melhor gestão dos campeonatos de futebol, tanto em sua importância social como na econômica.

 

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Biografia do Autor

Anderson Moreira Aristides dos Santos, Universidade de Federal de Alagoas – UFAL.

Possui graduação em Ciências Econômicas, mestrado em Economia Aplicada, ambos pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e doutorado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor no curso de Ciências Econômicas, no Mestrado em Economia Aplicada e no PROFIAP da UFAL.

Brendo Henrique de Lima

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas. Mestrado em andamento em Informática na Universidade Federal de Alagoas.

Anderson David Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Professor da Unidade Santana do Ipanema/Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Vice-coordenador do Grupo de Trabalho de Economia Política das Comunicações da Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação (ALAIC). Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Autor do livro "Os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol" (Editora Appris, 2019). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação (Cepcom/UFAL/CNPq) e da Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme).

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Publicado

16.09.2022

Como Citar

Moreira Aristides dos Santos, A., de Lima, B. H., & Gomes dos Santos, A. D. (2022). Análise dos fatores associados à receita líquida e ao público pagante dos jogos nos estádios de futebol do campeonato Alagoano, 2009-2019. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 11(3), 605–636. https://doi.org/10.5585/podium.v11i3.21451

Edição

Seção

Artigos