@Descubrapernambuco: um estudo sobre o engajamento online do consumidor no Instagram oficial do estado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v10i1.17072

Palavras-chave:

Engajamento Online, Instagram, Descubra Pernambuco.

Resumo

Objetivo: O objetivo do artigo é analisar o engajamento do consumidor online do perfil turístico Descubra Pernambuco no Instagram.

Metodologia: O método utilizado foi uma pesquisa mista de caráter exploratório-descritivo, a partir de um estudo de caso com a utilização da observação online, o aplicativo Follower Analyzer e o índice de engajamento como fontes de coleta de dados.

Relevância: Estudos sobre engajamento online em redes sociais de autarquias públicas ainda estão em seu início, tanto no aspecto teórico, quanto no prático.

Resultados: Os resultados obtidos mostraram que considerando que o engajamento online não depende apenas do quantitativo numérico de seguidores, curtidas e comentários, mas também o horário das postagens, tipo de conteúdo, arte visual, legenda e moderação. Percebeu-se que o grau de engajamento é baixo, fazendo-se necessário uma melhor gestão do perfil de forma a torná-lo uma ferramenta mais eficaz na atração de turistas para Pernambuco.

Contribuições teóricas/metodológicas: Apresenta-se um tema pouco estudado na academia e no setor de turismo, contribuindo para um novo olhar da área para o tema, atestando a importância da relação do turismo com o ambiente virtual para atração de turistas.

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Biografia do Autor

Kathyane Clemente Cabral dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Bacharem em Turismo pela UFPE e Técnica em Comunicação Visual pela Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães - ETEPAM.

Andre Falcao Durão, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor Adjunto 3 com Dedicação Exclusiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Departamento de Hotelaria e Turismo Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2002). Mestre em Administração pela UFPE (2005). Doutor em Administração pela UFPE (2011). Realizou pesquisa Pós-Doutoral na Breda University of Applied Science, Holanda (2018). Líder do grupo de pequisa (CNPq) eCOS (e-Tourism, Consumo e Sociedade).Tem experiência na área de Turismo e Administração, tanto no mercado, como também na área acadêmica (presencial e a distância). Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa:e-tourism, tecnologia da informação e comunicação e seu reflexo no turismo e na sociedade, marketing digital e comportamento do consumidor online. Pai de Nina e Ângelo.

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Publicado

05.04.2021

Como Citar

dos Santos, K. C. C., & Durão, A. F. (2021). @Descubrapernambuco: um estudo sobre o engajamento online do consumidor no Instagram oficial do estado. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 10(1), 187–210. https://doi.org/10.5585/podium.v10i1.17072

Edição

Seção

Artigos