Capacidade de absorção em pequenas e médias empresas: uma investigação no setor hoteleiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v12i3.22668

Palavras-chave:

Hotéis, Serviços, Pequenas e Médias Empresas, Capacidade Absortiva, Inovação, Desempenho Organizacional.

Resumo

Objetivo do estudo: Avaliar qual a relação entre a ca pacidade absortiva e a inovação dos hotéis (PMEs) da região oeste catarinense, assim como seu desempenho organizacional.
Metodologia/abordagem: Aplicou-se uma Survey em uma amostra de 120 gestores de hotéis e a análise ocorreu aplicando-se a modelagem de equações estruturais (MEE).
Originalidade/Relevância: Este estudo tem a intenção de ajudar a preencher a lacuna da ausência de pesquisas sobre os aspectos que potencializam a inovação no setor hoteleiro, considerando a alta concorrência do setor e das práticas consolidadas.
Principais resultados: A inovação nos hotéis da região é dependente da capacidade absortiva e, consequentemente, ela é capaz de influenciar o desempenho organizacional do setor. Evidenciamos as dificuldades de transformação e aplicação dos conhecimentos adquiridos externamente às rotinas dos hotéis. Além disso, as características estruturais dos hotéis influenciam a CA. Os hotéis possuem dificuldade de transformar os conhecimentos e informações adquiridos do ambiente externo.
Contribuições teóricas/metodológicas: Contribuímos para a literatura estudando hotéis (PMEs) fora de grandes centros. Nossos resultados apontaram que a RACAP é o elemento menos evidenciado da CA no setor investigado. Isso corrobora com a tese de uma nova configuração do modelo de CA para o setor de serviços.
Contribuições sociais/para a gestão: Estudos sobre capacidade de absorção e inovação podem auxiliar os gerentes em países com intensas mudanças ambientais e econômica, em que essas mudanças são rapidamente refletidas no setor do turismo. Alertamos os gestores que devem identificar as informações externas necessárias para o negócio e integrá-las ao conhecimento existente.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina - SANTUR. (2020). Intenção de viagens a Santa Catarina: um relatório no contexto da pandeima da covid-19 (p. 43). http://www.santur.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5388&Itemid=421.

Al-Shami, S., Al-Hammadi, A. H., Al Hammadi, A., Rashid, N., Al-Lamy, H., & Eissa, D. (2021). Online social networking websites in innovation capability and hotels’ performance in Malaysia. Journal of Hospitality and Tourism Technology, 12(1), 72–84. https://doi.org/10.1108/JHTT-10-2018-0107.

Associação Brasileira Da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH). Taxa de Ocupação. (2022). Disponível em: https://www.abih-sc.com.br/taxa-de-ocupacao/.

Bessant, J., Tidd, J. (2009). Inovação e empreendedorismo. Bookman Editora.

Bezerra, E. D., Silva, G., da Silva, D. E. P. (2016). Capacidade absortiva em agências de viagens: um estudo no Estado de Sergipe, Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 10(1), 89-107. https://doi.org/10.7784/rbtur.v10i1.1054.

Binder, P. (2018). Impacts of network relationships on absorptive capacity in the context of innovation. The Service Industries Journal, 1-29. https://doi.org/10.1080/02642069.2018.1533955.

Brasil (2017). Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Rio de Janeiro: IBGE. Retirado de: http://www.rais.gov.br/sitio/index.jsf.

Cassol, A., Gonçalo, C. R., Santos, A., Ruas, R. L. (2016). A administração estratégica do capital intelectual: um modelo baseado na capacidade absortiva para potencializar inovação. Revista Ibero Americana de Estratégia, 15(1), 27-43. https://doi.org/10.5585/riae.v15i1.2161.

Cassol, A., Marietto, M. L., Ribeiro, I., Baldi, B. (2018). Relação entre a orientação empreendedora e a capacidade de inovar de micro e pequenas empresas. Revista de Tecnologia Aplicada, 7(3). https://doi.org/

Cassol, A., Zanesco, D., Martins, C. B., Marietto, M. L. (2019). Capacidade absortiva como moderadora da relação entre inovatividade organizacional e desempenho inovador de pequenas e médias empresas brasileiras. Interciencia, 44(1), 15-22.

Chin, W. W. (1998). The partial least squares approach to structural equation modeling. Modern methods for business research, 295(2), 295-336. https://doi.org/10.4236/me.2017.81007.

Cruz-Ros, S., Guerrero-Sánchez, D. L., & Miquel-Romero, M.-J. (2021). Absorptive capacity and its impact on innovation and performance: findings from SEM and fsQCA. Review of Managerial Science, 15(2), 235–249. https://doi.org/10.1007/s11846-018-0319-7.

Dávila, G. A., Durst, S., Varvakis, G. (2018). Knowledge absorptive capacity, innovation, and firm’s performance: insights from the South of Brazil. International Journal of Innovation Management, 22(2). https://doi.org/10.1142/9781800610316_0017.

De Jorge, J., & Suárez, C. (2014). Productivity, efficiency and its determinant factors in hotels. The Service Industries Journal, 34(4), 354–372. https://doi.org/10.1080/02642069.2013.778977.

De Massis, A., Audretsch, D., Uhlaner, L., Kammerlander, N. (2018). Innovation with Limited Resources: Management Lessons from the German Mittelstand. Journal of Product Innovation Management, 35(1), 125-146. https://doi.org/10.1111/jpim.12373.

Devellis, R. F. 2017. Scale development: theory and application. Fourth edition. Los Angeles, CA: Sage Publications.

Engelman, R., Fracasso, E. M., Schmidt, S., Muller, H. F. (2016). Capacidade absortiva: adaptação e validação de uma escala em empresas sul-brasileiras. Revista Base (Administração e Contabilidade) da UNISINOS, 13(3), 235-247. https://doi.org/10.4013/base.2016.133.04

Fecomércio. (2022). Pesquisa mensal do serviço. https://www.fecomercio-sc.com.br/wp-content/uploads/2022/06/04_Abril_2022_Relatorio-PMS.pdf. Acessado em 02/07/2022.

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina, Associação Brasileira de Hotéis de Santa Catarina (2018). Perfil do Setor Hoteleiro SC. Florianópolis: Fecomércio; ABIH.

Fernandes, C., & Pires, R. (2021). Exploring the Conceptual Structure of the Research on Innovation in Hotels through Co-Word Analysis. Administrative Sciences, 11(3), 78. https://doi.org/10.3390/admsci11030078.

Flatten, T. C., Engelen, A., Zahra, S. A., Brettel, M. (2011). A measure of absorptive capacity: Scale development and validation. European Management Journal, 29(2), 98-116. https://doi.org/10.1016/j.emj.2010.11.002.

Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Structural Equation Models with Unobservable Variables and Measurement Error: Algebra and Statistics. Journal of Marketing Research, 18(3), 382–388. https://doi.org/10.2307/3150980.

García-Sánchez, E., García-Morales, V. J., Martín-Rojas, R. (2018). Analysis of the influence of the environment, stakeholder integration capability, absorptive capacity, and technological skills on organizational performance through corporate entrepreneurship. International Entrepreneurship and Management Journal, 14(2), 345-377. https://doi.org/10.1007/s11365-017-0436-9.

García-Villaverde, P. M., Ruiz-Ortega, M. J., Hurtado-Palomino, A., De La Gala-Velásquez, B., & Zirena-Bejarano, P. P. (2021). Social capital and innovativeness in firms in cultural tourism destinations: Divergent contingent factors. Journal of Destination Marketing & Management, 19, 100529. https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2020.100529.

Hair J. F. Jr., Hult, G. T. M., Ringle, C., Sarstedt, M. (2016). A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). Sage publications.

Hair J. F. Jr., Sarstedt, M., Hopkins, L., G. Kuppelwieser, V. (2014). Partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM) An emerging tool in business research. European Business Review, 26(2), 106-121. https://doi.org/10.1108/EBR-10-2013-0128.

Hair Jr, J. F., Gabriel, M. L., & Patel, V. K. (2014). Modelagem de Equações Estruturais Baseada em Covariância (CB-SEM) com o AMOS: Orientações sobre a sua aplicação como uma Ferramenta de Pesquisa de Marketing. Revista Brasileira de Marketing, 13(2), 44-55. https://doi.org/10.5585/remark.v13i2.2718.

Hameed, W. U., Nisar, Q. A., & Wu, H.-C. (2021). Relationships between external knowledge, internal innovation, firms’ open innovation performance, service innovation and business performance in the Pakistani hotel industry. International Journal of Hospitality Management, 92(April 2020), 102745. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2020.102745.

Hassani, A., & Mosconi, E. (2021). Competitive intelligence and absorptive capacity for enhancing innovation performance of SMEs. Journal of Intelligence Studies in Business, 11(1), 19–32. https://doi.org/10.37380/jisib.v1i1.

Henseler, J. G. H., Ray. P. A. (2016). Using PLS path modeling in new technology research: Updated guidelines. Industrial Management & Data Systems, 116, 2-20. https://doi.org/10.1108/IMDS-09-2015-0382.

Hossain, M. S., Kannan, S. N., & Raman Nair, S. K. K. (2021). Factors Influencing Sustainable Competitive Advantage in the Hospitality Industry. Journal of Quality Assurance in Hospitality & Tourism, 22(6), 679–710. https://doi.org/10.1080/1528008X.2020.1837049.

Hotho, J. J., Becker-Ritterspach, F., Saka-Helmhout, A. (2012). Enriching Absorptive Capacity through Social Interaction. British Journal of Management, 23(3), 383-401. https://doi.org/10.1111/j.1467-8551.2011.00749.x.

Hurtado-Palomino, A., De la Gala-Velásquez, B., & Ccorisapra-Quintana, J. (2022). The interactive effect of innovation capability and potential absorptive capacity on innovation performance. Journal of Innovation & Knowledge, 7(4), 100259. https://doi.org/10.1016/j.jik.2022.100259.

Hussain, K., Konar, R., Ali, F. (2016). Measuring Service Innovation Performance through Team Culture and Knowledge Sharing Behavior in Hotels Services: A PLS Approach. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 224, 35-43. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2016.05.397.

Jeong, J., Kim, J., Son, H., & Nam, D. (2020). The Role of Venture Capital Investment in Startups’ Sustainable Growth and Performance: Focusing on Absorptive Capacity and Venture Capitalists’ Reputation. Sustainability, 12(8), 3447. https://doi.org/10.3390/su12083447.

Jiménez, S. O., García, A. R. G., Osuna, B. A. L., & del Río, S. V. (2021). Entrepreneurial Behavior of SMEs and Characteristics of the Managers of Northwest Mexico. Social Sciences, 10(1), 8. https://doi.org/10.3390/socsci10010008.

Kale, E., Aknar, A., Başar, Ö. (2019). Absorptive capacity and firm performance: The mediating role of strategic agility. International Journal of Hospitality Management, 78, 276-283. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2018.09.010.

Kallmuenzer, A., & Peters, M. (2018). Innovativeness and control mechanisms in tourism and hospitality family firms: A comparative study. International Journal of Hospitality Management, 70, 66-74. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2017.10.022.

Krumpal, I. (2013). Determinants of social desirability bias in sensitive surveys: a literature review. Quality & Quantity, 47(4), 2025-2047. https://doi.org/10.1007/s11135-011-9640-9.

Lane, P. J., Koka, B. R., Pathak, S. (2006). The reification of absorptive capacity: A critical review and rejuvenation of the construct. Academy of management review, 31(4), 833-863. https://doi.org/10.5465/amr.2006.22527456.

Leggett, C. G., Kleckner, N. S., Boyle, K. J., Dufield, J. W., Mitchell, R. C. (2003). Social desirability bias in contingent valuation surveys administered through in-person interviews. Land Economics, 79(4), 561-575. https://doi.org/10.2307/3147300.

Li, X., Liu, Z., Ren, A., & Gong, B. (2022). What fuzzy requests bring to frontline employees: An absorptive capacity theory perspective. Journal of Retailing and Consumer Services, 67(March), 102986. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2022.102986.

Ma, F., Khan, F., Khan, K. U., & XiangYun, S. (2021). Investigating the Impact of Information Technology, Absorptive Capacity, and Dynamic Capabilities on Firm Performance: An Empirical Study. SAGE Open, 11(4), 215824402110613. https://doi.org/10.1177/21582440211061388.

Maciel, V. (2021). Setor hoteleiro tem em julho seu melhor mês desde o início da pandemia, aponta levantamento. Ministério Do Turismo. https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/setor-hoteleiro-tem-em-julho-seu-melhor-mes-desde-o-inicio-da-pandemia-aponta-levantamento. Recuperado dia 28/06/2022.

Martin-Rios, C., Ciobanu, T. (2018). Hospitality Innovation strategies: An analysis of success factors and challenges. Tourism Management, 70, 218-229. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2018.08.018.

Mitrega, M., Forkmann, S., Zaefarian, G., Henneberg, S. C. (2017). Networking capability in supplier relationships and its impact on product innovation and firm performance. International Journal of Operations & Production Management, 37(5), 577-606. https://doi.org/10.1108/IJOPM-11-2014-0517.

Pikkemaat, B., Peters, M., & Bichler, B. F. (2019). Innovation research in tourism: Research streams and actions for the future. Journal of Hospitality and Tourism Management, 41, 184-196. https://doi.org/10.1016/j.jhtm.2019.10.007.

Ponce-Espinosa, G., Peiro-Signes, A., & Segarra-Oña, M. (2022). Absorptive capacity and in-company routines: Modelling knowledge creation in the tourism industry. Knowledge Management Research & Practice, 20(5), 732-742. https://doi.org/10.1080/14778238.2020.1796544.

Porter, M. E. (2001). Strategy and the Internet. Harvard Business Review.

Qing, L., Chun, D., Dagestani, A. A., & Li, P. (2022). Does Proactive Green Technology Innovation Improve Financial Performance? Evidence from Listed Companies with Semiconductor Concepts Stock in China. Sustainability, 14(8), 4600. https://doi.org/10.3390/su14084600.

Ringle, C. M., Da Silva, D., Bido, D. D. S. (2014). Modelagem de equações estruturais com utilização do SmartPLS. Revista Brasileira de Marketing, 13(2), 56-73. https://doi.org/10.5585/remark.v13i2.2717.

Sacramento, P. M., Teixeira, R. M. (2019). Inovação e Aprendizagem de Empreendedores no Setor de Turismo: Análise Comparativa de Casos de Empresas de Pequeno e Médio Porte na cidade de Aracaju-Sergipe. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 13(3): 130-148. https://doi.org/10.7784/rbtur.v13i3.1586.

Santos, J. A., Roldan, L. B., & Loon Loo, M. K. (2021). Clarifying relationships between networking, absorptive capacity and financial performance among South Brazilian farmers. Journal of Rural Studies, 84(January), 90–99. https://doi.org/10.1016/j.jrurstud.2021.02.011.

SEBRAE (Org.) Anuário do trabalho na micro e pequena empresa: 2010-2011. 4. ed. / Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Org.); Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos [responsável pela elaboração da pesquisa, dos textos, tabelas e gráficos]. – Brasília, DF; DIEESE, 2011. Disponível em https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Anuario%20do%20Trabalho%20Na%20Micro%20e%20Pequena%20Empresa_2013.pdf.

Tejada, P., Moreno, P., Rodríguez, M. J. (2013). Contribución de las pymes turísticas al desarrollo. Revista de Economía Mundial, 35, 103-119. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=86629567005.

Thomas, R., Wood, E. (2014). Innovation in tourism: Re-conceptualising and measuring the absorptive capacity of the hotel sector. Tourism Management, 45, 39-48. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2014.03.012.

Thomas, R., Wood, E. (2015). The absorptive capacity of tourism organisations. Annals of Tourism Research, 54, 84-99. https://doi.org/10.1016/j.annals.2015.06.004.

Tsai, H. Y. (2022). Individual-level absorptive capacity and multidimensional work behavior in tourism. Journal of Organizational Change Management, 35(2), 280-292. https://doi.org/10.1108/JOCM-01-2021-0014.

Tzokas, N., Kim, Y. A., Akbar, H., Al-Dajani, H. (2015). Absorptive capacity and performance: The role of customer relationship and technological capabilities in high-tech SMEs. Industrial Marketing Management, 47, 134-142. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2015.02.033.

Wales, W. J., Parida, V., Patel, P. C. (2013). Too much of a good thing? Absorptive capacity, firm performance, and the moderating role of entrepreneurial orientation. Strategic Management Journal, 34(5), 622-633. https://doi.org/10.1002/smj.2026.

World Travel & Tourism Council. (2022). Brazil. 2022 Annual Research: Key Highlights. https://wttc.org/Research/Economic-Impact. Acessado dia 02/07/2022.

Zahra, S. A., George, G. (2002). Absorptive capacity: A review, reconceptualization, and extension. Academy of management review, 27(2), 185-203. https://doi.org/10.5465/amr.2002.6587995.

Zou, T., Ertug, G., George, G. (2018). The capacity to innovate: A meta-analysis of absorptive capacity. Innovation, 20(2), 87-121. https://doi.org/10.1080/14479338.2018.1428105.

Downloads

Publicado

07.12.2023

Como Citar

Cassol, A., Marietto, M. L., & Trevizan, V. M. M. (2023). Capacidade de absorção em pequenas e médias empresas: uma investigação no setor hoteleiro. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 12(3), 439–464. https://doi.org/10.5585/podium.v12i3.22668

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)