Formação e atuação profissional: egressos do curso de Lazer e Turismo – USP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v9i3.14684

Palavras-chave:

Lazer, Turismo, Formação e Atuação profissional, Egressos, Mercado de Trabalho.

Resumo

Objetivo: Identificar a inserção dos egressos do curso Lazer e Turismo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, no mercado de trabalho, reconhecendo os setores de atuação aos quais estão vinculados e as funções que desenvolvem.

Metodologia: A estratégia escolhida para a coleta de dados combinou as pesquisas bibliográfica, documental (projeto pedagógico do curso e site da instituição) e de campo. A pesquisa de campo foi realizada com 73 egressos, mediante aplicação de questionário online.

Originalidade/relevância: Ter conhecimento da inserção dos egressos no mercado de trabalho, bem como dos setores em que atuam e das funções que desenvolvem é uma forma de compreender a identidade dos profissionais do lazer.

Principais resultados: Foi possível identificar que: 52,1% dos ex alunos não estão atuando na área em que se formaram. Aqueles que estão atuando no campo do lazer (47,9%) trabalham no setor privado (81,6%) e possuem vínculo trabalhista no regime da CLT (54,1%). Os egressos pesquisados atuam em diferentes locais e assumem funções de elaboração, execução e coordenação de vivências de lazer e turismo, além do trabalho com consultoria e gestão de empresas.

Contribuições teóricas metodológicas: Consideramos que as pesquisas com egressos são uma forma de retratar a dinâmica do mercado de trabalho, bem como avaliar os processos formativos ofertados.

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Biografias Autor

Carla Augusta Nogueira Lima e Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora e mestre em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa. Atua como docente no Centro Universitário de Sete Lagoas/UNIFEMM nas disciplinas: Fundamentos do Lazer; Formação e Atuação Profissional em Educação Física; Atividades Aquáticas, Natação; e Práticas Corporais, Saúde e Qualidade de Vida.

Helder Ferreira Isayama, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, Docente do Programa de Mestrado em Lazer da UFMG (área Interdisciplinar - Câmara de Ciências Humanas e Sociais) e Líder do grupo de pesquisa Oricolé - Laboratório de Pesquisas sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG.Membro do Grupo de Pesquisa em Lazer (GPL) da Unimep. Editor da Revista Licere. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase na perspectiva interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, educação física, recreação, políticas públicas e Formação e atuação profissional.

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Publicado

2020-11-17

Como Citar

Santos, C. A. N. L. e, & Isayama, H. F. (2020). Formação e atuação profissional: egressos do curso de Lazer e Turismo – USP. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 9(3), 337–369. https://doi.org/10.5585/podium.v9i3.14684

Edição

Secção

Artigos